Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
35,1mm das 8h às 9h, no Areeiro!

maswi.png



O mar em volta da ilha, está totalmente castanho...

calheta.jpg
 


jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Madeira ficou às escuras
Trovoada na origem do 'apagão'
Data: 18-02-2010

Uma trovoada esteve na origem do 'apagão' que deixou a Madeira às escura esta amnhã durante quase uma hora.

Rui Rebelo, o presidente do conselho de administração da Empresa de Electricidade da Madeira explicou à TSF que o mau tempo que se faz sentir, sobretudo na costa norte da ilha, provocou "uma descarga atmosférica que incidiu sobre as linhas de 60 Kwats" provocando o desligamento automático dos sistemas eléctricos por razões de segurança.

O presidente da EEM diz que nestas circunstâncias a reactivação da rede eléctrica demora algum tempo uma vez que é necessário repor a energia de forma faseada.

Rui Rebelo adianta ainda que esta é uma situação que pode voltar a ocorrer no caso de se verificarem novas descargas eléctricas provocadas pela trovoada.



« Voltar

Não senti nem ouvi nenhuma trovoada :rolleyes:
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Sigo com chuva fraca de momento, parece que o pior já passou, porque consigo visualizar que a uns 10km no mar na costa do sul da Ilha no SWS, esta abrir abertas, por isso confirmou sunderlandz, parece que as nuvens estão aos poucos a dispersar!!!

Foi agora ao Funchal, passei pela baixa de Câmara de Lobos e junto ao futuro centro de saúde da freguesia, existe uma derrocada de alguma dimensão que apanho o passeio e alguns estacionamentos de riscas azuis, tinha uma extensão de 10 mts de comprimentos e tinhas rochas do tamanho de um carro!!!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mau tempo afecta movimento no aeroporto e ligações marítimas na Madeira

O mau tempo está hoje a afectar o movimento no Aeroporto Internacional da Madeira e já impediu que dois aviões aterrassem no Funchal, tendo de alterar a rota para Porto Santo.


Dois aviões da SATA com destino a Jersey e a ilha de Porto Santo estão com as partidas atrasadas, disse à Lusa fonte aeroportuária.

Um voo proveniente de Frankfurt e outro da SATA oriundo de Lisboa rumaram para Porto Santo, onde aguardam uma melhoria nas condições atmosféricas.

O arquipélago da Madeira está sob aviso amarelo por causa da forte precipitação, vento e ondulação marítima, que obrigou ao cancelamento da única travessia marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo.

As más condições atmosféricas terão estado na origem de um corte de energia eléctrica geral, cerca das 08h00, que durou cerca de 40 minutos. O fornecimento de energia foi entretanto restabelecido no concelho do Funchal.
Público
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
:sad:

Por favor, este é um tópico de acompanhamento da situação meteorológica e não uma caixinha para deixar recados para entidades terceiras. Por acaso já fizeram chegar as vossas lamúrias directamente às entidades visadas? Eu espero que sim...

Boa tarde para ti também Gerofil!:)

Com o devido respeito acho que ninguém está com lamúrias!
Apenas estamos a comentar sobre o sucedido. :huh:
cumps
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
boa tarde, aqui o sol quere espreitar, já deixou de chover a 30 minutos atras, a melhoria veio para se instalar!!! ainda bem que é assim. Mas a temperatura contínua baixa!!! Tenho um amigo do meu primo que dize que caiu granizada e alguns flocos de neve no pico arriero!!! ele trabalha no "Poiso" a uns 1400 mts de alt. ele dize que lá que foi um temporal, caiu granizo durante uns 15 minutos
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Eles colocaram o alerta amarelo de chuva para a Madeira entre as 04h e as 09h da manhã de hoje, e até agora não houve mais actualização! Só colocam o alerta depois de passar a tempestade!:rolleyes::lmao:

É típico! Como de costume!
Já estamos habituados. Eles têm sempre a tendência para colocar os "raios" dos alertas só depois de passar a tempestade... Por isso que eu nunca me fiei em alertas...

Por aqui noite muito fria. A geada foi uma constante pelas várias ruas e canadas agrícolas do concelho do Nordeste. Alguns aguaceiros caíram tb durante a noite.

Os moinhos de água localizados à beira das várias ribeiras do concelho estão parcialmente inundados e parados pela subida repentina das águas das ribeiras. Só os moinhos da Lomba da Fazenda e os da Achada escaparam ao aumento do caudal das ribeiras visto situarem-se em zonas adjacentes às ribeiras de forma mais elevada.

Por agora céu a alternar com abertas mas está muito fresquinho. Registo uma máxima de 13 graus por aqui.

Essa pequena pausa de bom tempo pelos vistos é por pouco tempo porque já consigo ver cirros e cirro-cúmulos que antecedem os temporais, lá para a zona centro e Oeste da ilha.

Mau tempo nos Açores já a partir de amanhã com chuva forte e trovoada. Pelos modelos a semana vai ser toda ela instável aqui pelos Açores com chuva e trovoada.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acredito que tenha sido talvez o vento e não a trovoada o responsável pelo blackout, era suposto que esta manhã durante um curto espaço de tempo os ventos nas terras altas da Madeira fossem muito fortes com o cavamento momentâneo da depressão.


Vento 850hPa 9:00z (cerca de 1350/1400 metros a essa hora)

gfspiv850003.png


Temos um membro aqui da Madeira que trabalha no sector eólico da Ilha, talvez ele nos possa trazer mais dados sobre o assunto.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Acabei de me informar agora por meio de familiares que Santa Maria está-se a ver relativamente muito próxima de São Miguel na costa sul lá ao longe. É um fenómeno raro e não muito comum e que só é possível se as condições atmosféricas permitirem: Descida da humidade relativa, descida da temperatura, ausência ou não de vento e menor condensação de nuvens no topo das ilhas.

OFF-TOPIC: Dai que Gonçalo Velho no século XV, não tivesse visto São Miguel de Santa Maria e por isso que S.Miguel ficou 5 anos por ser descoberta porque as nuvens e os nevoeiros que a cobriam tornavam-na desconhecida, uma vez que ela só foi descoberta (ou redescoberta) por um escravo negro de Santa Maria que fugindo do seu dono refugiou-se no Pico Alto ( maior altitude de Santa Maria e visualizou uma terra maior a norte) :D:D

Ainda mais raro mas não menos comum, e devido uma vez mais às condições atmosféricas, é ver-se por vezes da Bretanha ( zona mais ocidental de São Miguel) a Terceira lá ao longe... Os antigos até dizem que da Bretanha micaelense é possível ver-se o "rabo da Terceira". Quem quiser ver fotos impressionantes de São Miguel vista da terceira e de Santa Maria vista de São Miguel consulte aqui o tópico: ;)

http://www.meteopt.com/forum/natureza-viagens/paisagens-dos-acores-4146-5.html

Sempre que Santa Maria surge lá ao longe e como dizem os antigos "Santa Maria à vista, água na crista".

É um ditado antigo mas nunca falha e o que é certo é que eles dão temporal já para amanhã.

Continuo com céu com abertas. Muito nublado só para as serras e a temperatura continua nos seus 13 graus.