Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa tarde,
Como já foi referido atrás, houve vento muito forte, em São Jorge a rajada máxima regista foi de 160 km/h e danificou o anemómetro, a partir daí ficou sem dados. Há registo de várias casas com telha levantada e árvores de grande porte que tombaram.
P1310030.jpg

P1300991.jpg

P1310041.jpg

P1300985.jpg

P1300998.jpg


http://www.navegadormensal.com/noticias/fev10/vento-forte/
 


alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Citação do DN da Madeira.


"Pior já passou

Chuva regressa no sábado

Data: 18-02-2010

O pior já passou, em termos de precipitação, a garantia é do delegado do Instituto de Meteorologia na Madeira. Em declarações à TSF, Vítor Prior adiantou que para o final do dia está prevista uma melhoria significativa do estado do tempo.

Para sexta-feira não está prevista chuva para a Madeira.

Nas últimas horas foram registados valores de precipitação na ordem dos 62 milímetros.

O vento vai continuar forte. No Caniçal e também em São Jorge há registo de uma rajada que atingiu os 150 km/h.

Quanto à queda de neve, Vítor Prior não confirma a informação do Serviço Regional de Protecção Civil que dava conta de uma camada de 20 centímetros".





Parece que ainda não confirmaram queda de neve com tal dimensão.

Mas confirmou que caiu neve, mas não chego aos 20cms como alguns relatam!!! Um amigo dize que existe neve, mas não é assim para além. Dize que a sua magnitude foi como é de costume. "Alguma neve" atenção é o relato de um terceiro!!!:confused:
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
[url disse:
http://www.navegadormensal.com/noticias/fev10/vento-forte/[/url]

Um reparo, essa estação que referes com "63 mm" de precipitação entre as 0 e as 12 h de hoje, não fica no Estreito de Câmara de Lobos, mas sim no Estreito da Calheta, logo após a saída que dá Jardim do Mar, perto da ponte que passa sobre a dita via expresso.

De facto as imagens são impressionantes :surprise:
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Não são meus dados da minha estação meterologica, meu caro jonhfx, os 62 mm que referi é uma citação do DN da Madeira e não sei qual é estação, as acredito que seja na calheta, porque o maior pico de precipitação aconteceu pelos teus lados, eu só ultrapasso pouco mais de 35,3mm na minha estação.

A ok já percebi é uma citação do link do rog


estou ficar loiro!!!! lolol
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Não são meus dados da minha estação meterologica, meu caro jonhfx, os 62 mm que referi é uma citação do DN da Madeira e não sei qual é estação, as acredito que seja na calheta, porque o maior pico de precipitação aconteceu pelos teus lados, eu só ultrapasso pouco mais de 35,3mm na minha estação.

Alex...estava só a corrigir a informação do site do Rog, nada a ver com a tua estação.
As chuvas foram mais intensas na zona Oeste desta vez, as do inicio do mês foram mais intensas pelo Leste.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boa noite!


Segundo o boletim meteorológico de há 3 minutos da RTP-Açores prevê-se para amanhã e durante a noite de amanhã chuva forte e acompanhada de Trovoada para os Grupos Central e Oriental dos Açores devido à passagem de dois sistemas frontais seguidos e associados a uma depressão em fase de cavamento na zona dos Açores.

Para Domingo prevê-se a continuação de aguaceiros acompanhados por Trovoadas e o vento vai aumentar de intensidade devido a vários núcleos complexos que irão permanecer pelos Açores.


Por aqui agora na zona Leste da ilha céu muito nublado e uma máxima de 10.3 graus
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Parabéns pelas espectaculares fotos Vince :thumbsup:

De facto os dias têm estado bastante frios aqui pelos Açores.

Vamos lá ver se cai mais alguma granizada aqui pelo Nordeste como caiu abundantemente anteontem e assim consigo tirar umas fotos porreiras do Pico da Vara para postar aqui também :D

Registo aqui uma máxima de 9.8 em Santo António do Nordestinho
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,714
Local
AGH,terceira,açores
bom dia,

o dia aqui pela ilha terceira amanheceu com uma chuva torrencial durante aproximadamente 2 horas das 6 às 8 da manhã, isto apenas na zona oeste e norte da ilha. digo isto porque apenas as ribeiras destas zonas estavam a correr fortemente, enquanto que as outras mais abaixo estavam praticamente secas.

segundo o climaat, na terra cha desde as 4h da manhã até às 9h30 cairam aproximadamente 40 mm de chuva.

11precipitacao1.png
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Citação JN da Madeira

"Na ordem dos 159,1 km/h
Rajada mais forte foi sentida em São Jorge e Areeiro teve mais chuva



Entre as 9 horas do dia 17 e as 17 horas do dia de ontem, o Observatório Meteorológico do Funchal registou uma rajada da ordem dos 159,1 km/h, em São Jorge. Também no Caniçal, registo para uma outra de 155,1 Km/h, sendo que no Areeiro os aparelhos marcaram 139,6 Km/h. No Porto Santo, o vento chegou aos 100,8 km/h. Valores bem demonstrativos da força do vento durante o período em apreço.
No que toca à chuva, as estações do Areeiro e Calheta/Ponta do Pargo registaram a quantidade máxima de precipitação acumulada em 10 minutos. No primeiro, às 8:50 horas de ontem os aparelhos marcavam 6,2 mm, sendo que no segundo, às 20:30 horas de quarta, eram contabilizados 6,1 mm.
Quanto à precipitação acumulada, a estação do Areeiro atingiu os 128,2 mm, enquanto que a da Calheta/Ponta do Pargo ficou-se pelos 73,9 mm. O Porto Santo registou 65,8 mm.
Uma referência ainda para as temperaturas, sendo que a mínima foi de 1,5 graus Celsius no Areeiro (às 9:40) e a máxima de 18,7 no Funchal (15:30 horas).
Para os próximos dias, e tal como o JM já lhe deu conta na edição de ontem, não são esperadas grandes melhorias. Hoje, o céu apresentar-se-á com períodos de muito nublado, sendo o vento fraco. Depois, no sábado, voltam os aguaceiros, com o vento a soprar forte. Situação esta que se repete na segunda e na quinta da próxima semana. Melhorias só mesmo a partir do dia 27".



Houve muitas derrocadas de terras, lodo e arvores em todos os concelhos da Região Autónoma da Madeira. Existem 5 estradas ainda fechadas em toda a região.


O vento concentrou-se na parte Norte e Leste da Ilha, mas também as zonas montanhosas apanharam o misto de vento/chuva extremas

Enquanto a precipitação foi na zona Oeste e as zonas montanhosas do Paul da Serra e Maciço Central que registaram entre os 50mm e 130mm.

A temperatura mínima baixou muito na ilha toda. Na minha estação registei os 11,8 ºC.

O pico Areeiro chego mesmo aos 0ºC a queda de neve foi uma evidencia, cota mais baixa que chego foi de 1450 - 1500 mts.

O mar não dá tréguas ao litoral. O litoral esta ser engolida literalmente pelas fortes vagas, muitos prejuízos avultados e esta em causa a campanha de verão para os complexos balneares. Não há dinheiro para tanto prejuízo, devido a grande corte no orçamento regional.

Foto da neve no acesso ao pico areeiro, precisamente chão da lagoa.

semttuloxrh.jpg




1º pag de DN madeira.


20100219g.jpg
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Acabei de me informar agora por meio de familiares que Santa Maria está-se a ver relativamente muito próxima de São Miguel na costa sul lá ao longe. É um fenómeno raro e não muito comum e que só é possível se as condições atmosféricas permitirem: Descida da humidade relativa, descida da temperatura, ausência ou não de vento e menor condensação de nuvens no topo das ilhas.

Vivi alguns anos em Santa Maria e consegui ver, dos Anjos, de vez em quando São Miguel. Claro que as condições meteorológicas tinham de ser muito favoráveis, o que não é nada fácil.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Vivi alguns anos em Santa Maria e consegui ver, dos Anjos, de vez em quando São Miguel. Claro que as condições meteorológicas tinham de ser muito favoráveis, o que não é nada fácil.

Viveste em Santa Maria? Muito bem :D Também cheguei a viver lá uns meses e no Pico também. Conheço as ilhas todas :lol::lol:

Adoro Santa Maria. É a ilha do sol e com as casinhas algarvias alegres e coloridas espalhadas pelos montes e vales :D

São Miguel vê-se bem a partir dos Anjos e da localidade do Norte e Lagoinhas também. Mas não é assim tão fácil ver-se até porque Santa Maria é a ilha mais meridional dos Açores.

Se quiseres dar uma espreitadela no Tópico Paisagens dos Açores tem lá lindas fotos sobre Santa Maria também ;)

http://www.meteopt.com/forum/natureza-viagens/paisagens-dos-acores-4146-5.html

Sigo com Chuva Forte aqui pela zona Leste. Algumas ribeiras hoje pela 1h da tarde voltaram a correr de forma torrencial aqui por Santo António do Nordestinho.

Aliás fácil é para qualquer pessoa que de desloca de Ponta Delgada ou de outro qualquer concelho da ilha em direcção ao Nordeste e vêr as inúmeras cascatas que se precipitam a partir da freguesia da Salga em diante, pelos caminhos.

O vento também começa a soprar forte aqui.

Pressão atmosférica aqui pelos 1001 HP e registo uma máxima de 12º