Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Lol... sem dúvida que sim! Uma ilha como São Miguel com essa área e dimensão e que faz dela ao mesmo tempo a maior ilha portuguesa, tem todos os ingredientes necessários para uma eventual ocorrência de neve.

Se é e foi possível cair neve a 600 e poucos metros( zona ocidental de S.Miguel Dezembro passado sem ninguém estar à espera) imaginem na zona Leste que é tb a zona dos Açores que tem as maiores altitudes do arquipélago.

Meus amigos venham ao Nordeste :D

Eu pessoalmente costumo chamar ao Nordeste , o "Trás-os-Montes" de S. Miguel! :D
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Eu pessoalmente costumo chamar ao Nordeste , o "Trás-os-Montes" de S. Miguel! :D

O Nordeste é considerado a décima ilha dos Açores e o maior e mais belo segredo guardado de São Miguel.

Felizmente que a globalização de Ponta Delgada aqui não tem qualquer efeito. :lol: Mas sou suspeito heheheh :D
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
O Nordeste é considerado a décima ilha dos Açores e o maior e mais belo segredo guardado de São Miguel.

Felizmente que a globalização de Ponta Delgada aqui não tem qualquer efeito. :lol: Mas sou suspeito heheheh :D

Graças a Deus! A Globalização e o crescimento urbano que fique pela cidade. Temos que manter esse paraíso.

Aqui o céu continua com abertas, mas já caíu um aguaceiro fraco, há alguma sensação de frio na Ribeira Chã
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olha por exemplo em Dezembro de 2009... Ninguém previa neve para São Miguel quando apanhei uma invulgar granizada a caminho da Vista do Rei e a 600 e poucos metros de altitude, e que no dia a seguir tinha sido capa de notícia nos jornais dos Açores, donde até expus as fotos aqui, sendo que essa mesma precipitação nas zonas mais baixas foi em forma de chuva, portanto sei bem que nas zonas mais altas a chuva que que cai geralmente é sob a forma sólida, portanto a questão de neve para a Terceira não me parece ser muito fiável, até porque em Dezembro de 2009 a Terceira chegou a ter uma mínima até mais baixa do que São Miguel e no entanto nem nevou lá mas apenas na zona Ocidental de São Miguel.

Isso não quer dizer nada amigo. Fala aqui um açoriano e micaelense de gema que já tem experiência de largos anos em como o tempo aqui nos Açores é sempre imprevisível e muda muito quando menos se espera ;)

Lol... sem dúvida que sim! Uma ilha como São Miguel com essa área e dimensão e que faz dela ao mesmo tempo a maior ilha portuguesa, tem todos os ingredientes necessários para uma eventual ocorrência de neve.

Se é e foi possível cair neve a 600 e poucos metros( zona ocidental de S.Miguel Dezembro passado sem ninguém estar à espera) imaginem na zona Leste que é tb a zona dos Açores que tem as maiores altitudes do arquipélago.


Foi neve ou granizo?
É que são fenómenos totalmente distintos.

Mas falando de São Miguel (porque até então não o tinha feito), com -1,1ºC aos 850hPa, nevar aos 1103m vai ser uma razia.

Já agora vejam os meteogramas de quando nevou nas Flores.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Foi neve ou granizo?
É que são fenómenos totalmente distintos.

Mas falando de São Miguel (porque até então não o tinha feito), com -1,1ºC aos 850hPa, nevar aos 1103m vai ser uma razia.

Já agora vejam os meteogramas de quando nevou nas Flores.

O Pico da Vara é a única zona em São Miguel onde é possível visualizar a queda de neve. Toda a gente aqui sabe isso, sendo que isso até vem descrito em qualquer manual turístico sobre a ilha de São Miguel.
Não estou a falar de granizo. Estou a falar de neve mesmo. Não conheço mais nenhum manual das ilhas dos Açores, à excepção da ilha do Pico que refira o mesmo, sendo que nas Flores tb aconteça o mesmo fenómeno, mas o caso das Flores em relação às restantes ilhas é particular e especial.

As fotos expostas no tópico referente ao acompanhamento dos arquipélagos dos Açores e da Madeira do mês de Dezembro de 2009 falam por si.
Como disse, neste antigo tópico, o que visualizei ao início foi granizo, sendo que à medida que caminhava mais em direcção a cotas mais baixas a mesma já caía sob forma líquida, mas sei por parte de testemunhos que ao transitarem na mesma via à mesma hora que eu e em direcção à Serra da Vista do Rei a mesma precipitação já caía mais condensada. Seria granizo ainda? Não me parece! Sendo que até os próprios meteorologistas no dia a seguir explicaram a situação que foi capa de notícia nos jornais de São Miguel, como neve mesmo!

Razia ou não o facto é que ela vai cair e que com certeza será mais favorecida pelas maiores altitudes de São Miguel em relação à ilha Terceira! Pena que não existam estações meteorológicas lá em cima. Só mesmo vindo cá ao Nordeste para as pessoas verem o topo coberto de branco como até há alguns anos atrás aqui acontecia.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde, depois de uma manha e inicio de tarde com algumas abertas, actualmente o céu encontra-se muito nublado, e consegue-se visualizar chuva no mar no SW. O vento é moderado de momento mas por vezes esta relativamente calmo. Notou que as pessoas estão mas tranquilas com a depressão a chegar, ontem notei maior apreensão das pessoas, acho estranho que hoje, estão mas calmas, mas penso que será só passageiro, ao reparem no agravamento do tempo, o alarme das pessoas vai voltar a disparar. Isto é um vai e vem de emoções. Vamos lá ver, ainda é cedo!:confused: Os primeiros pingos de chuvas estão quase por chegar a costa!!! em uma questão de minutos.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

acabei de ver o boletim metereológico na rtp-açores e para sábado estão a prever neve para os pontos mais altos dos grupos ocidental e central....

continuo a duvidar destas previsões devido à temperatura aos 850 hpa...

mas quem sou eu para contariar os meterologistas....
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Boas!

Acaba de cair o primeiro aguaceiro de granizo aqui pelo Concelho do Nordeste e que foi acompanhado por algum vento.

Nesta altura céu nublado temporariamente encoberto e registo uma máxima de 11º

Hazores se estão a prever queda de neve associada a uma temperatura não muito favorável aos 850HP, então diga-se de passagem que essas previsões acerca de queda de neve para os Açores são sempre um fracasso. Explica-me como é possível ilhas como a Graciosa, ou São Jorge que são ilhas pequenas e estreitas e com pouca capacidade de retenção de frio virem a ter queda de neve nos seus pontos mais altos?

Olha há pouco acabou de cair um aguaceiro de granizo aqui e ninguém estava a prever :D
Posso imaginar para altitudes mais elevadas.

Felizmente não é preciso ser-se meteorologista para saber que a altitude é um factor determinante para a queda de neve, e não a latitude geográfica das ilhas porque se formos por aí veremos claramente que as ilhas Ocidentais são mais afastadas do Grupo Central do que as do Grupo Central para o Grupo Oriental, logo não é por aí ;) Tem a ver com a área de retenção de frio da ilha e seu consequente relevo :D

Não me fio nunca em previsões de queda de neve para os Açores.. Aliás são o único tipo de previsões que eu geralmente nunca me fio. Ao contrário costumo ir sempre pela experiência local e saberes do povo, e que sem ofensa, geralmente costumam ser muito mais acertados. O povo é sábio nesses andanços.

É esperar para ver. Venha ela

Aqui frio : 11º :cold:
 

Éire

Cirrus
Registo
13 Mar 2008
Mensagens
61
Local
Kildare, Irlanda
Ola a todos os madeirenses que perderem sua ilha linda no sabado pasado.

Eu sou irlandés e passei uma semana meravilhosa com minha familia a Funchal há dois anos. O lugar e a gente são os melhores tesouros neste mundo, e mi vieram as lágrimas de ver as imagens horrivéis da distrucção deste fim de semana.

Espero que tudo fique melhor em breve, que todos sejam fortes.

Até a próxima visita a vostra linda ilha,
Éire ;)
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Ola a todos os madeirenses que perderem sua ilha linda no sabado pasado.

Eu sou irlandés e passei uma semana meravilhosa com minha familia a Funchal há dois anos. O lugar e a gente são os melhores tesouros neste mundo, e mi vieram as lágrimas de ver as imagens horrivéis da distrucção deste fim de semana.

Espero que tudo fique melhor em breve, que todos sejam fortes.

Até a próxima visita a vostra linda ilha,
Éire ;)


Obrigado Éire pelas suas palavras amigas. A ilha não está perdida, antes reencontrou-se...na força das suas gentes para fazer frente à adversidade. Esperemos vê-lo e à sua família, a desfrutar do melhor que a nossa terra tem, num futuro breve.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite!

Aqui pela Lagoa o dia foi de Sol com céu apresentar-se com boas abertas, no entanto na zona leste do concelho (Ribeira Chã) caíram alguns aguaceiros fracos de chuva.
Aqui por Santa Cruz, registei uma minima de 10,2ºC e uma máxima de 16,7ºC

Neste momento estou com 12,7ºC , 68% Hr e uma pressão de 1008 hpa
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Se no Próximo sábado com estes valores do GFS que aqui coloco:

+45 Sáb 27/02 15H Temp. a 850 hpa -1.1 Temp. a 500 hpa -32.0 Pressão 1002.0 Percentagem de nuvens 99% cota de neve 740

não nevar no Pico da Vara então não dei quando neva!!!!!

Pois é Miguel. Daí que as previsões de queda de neve para os Açores e ainda por cima para os pontos mais altos das ilhas do Grupo Central serem (e passo a expressão) uma treta! Por isso que essas previsões acerca da ocorrência de neve para os Açores serem um desastre de todos os tamanhos. Se eles até dão neve para os pontos mais altos da Graciosa, S.Jorge, e Faial quem virá a seguir? Santa Maria? Corvo? Ou quem sabe o ilhéu das Cabras, de Vila Franca ou então das Formigas?

Next... :D