Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2010

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Boa noite,
Por aqui o dia foi bem mais calmo, alguns aguaceiros pela manhã 3,2mm
A tarde foi de céu pouco nublado, o que ajudou nos trabalhos de limpeza das estradas, que se prê demorem vários dias.
O túnel entre o Arco de São Jorge e Boaventura ainda está encerrado, caiu uma derrocada na entrada e saída e acumulou mais de um metro de lama no interior.
Segue mais algumas fotos do estado das estradas que foram parcialmente limpas:

P1300422.jpg

P1300428.jpg

P1300511.jpg

P1300520.jpg

P1300529.jpg

P1300522.jpg

P1300578.jpg

mais fotos
 


MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite!

Dia de céu com periodos de muita neblusidade, tornando-se encoberto ao fim da tarde. Nas ultimas horas tem chovido, por vezes de forma moderada e o vento também se intensificou.

Tmin - 12,5ºC
Tmax -18,3ºC

Dados Actuais:

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
quarta-feira, 3 de Fevereiro de 2010 22:32:06

Temperature (°C):
Current 15,0
Trend (per hour) -0,5
Average today 15,4
Wind chill 15,0
Humidex 17,9
Dew Point 13,2
Rel Humidity 89%

Wind (km/h):
Current Gust 7,2 SE
Average Speed 7,2 SE

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 4,8
Total today 8,1
Total yesterday 2,7
Total this month 10,8
Total this year 66,0

Pressure (hPa):
Current 1004,6
Trend (per hour) +0,2
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Boa Tarde
Depois de uma noite algo fresca, sigo com céu pouco nublado e com uma temperatura bastante agradável!:D
Segundo as previsões, apontam para a ocorrência de chuva fraca mais para meio da tarde. Provavelmente mais para W/SW da Madeira.:)

Condições Actuais :

Temperatura - 23.4ºC
Humidade Relativa - 52%
Pressão Atmosférica - 1019 hpa
Vento - fraco S/SE
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa Tarde, sunderlandz já chove aqui no lado oeste da ilha "Camara de Lobos" chuva fraca deu-se inicio as 10h:50 actualmente esta chuviscos, acumulado 1,2mm, a noite aqui foi agradavel, a minima 16,6ºC.

Tempo actual 12h:10

temperatura: 19ºC
HR:90%
Precipitação: 1,2mm
Vento fraco de WSW

Precipitação acumulada do que vai do ano 2010: Janeiro: 133,6mm e Fevereiro: 113,4 mm total: 247,0 mm. No que diz respeito desde Setembro 2009 ate hojé acumulado: 652,6mm e ainda falta a maior parte de fevereiro, março, abril e maio. Portanto não haverá falta de agua no Verão os aquiferos devem estar garantidos, para os meses secos!!!
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
Boa Tarde, sunderlandz já chove aqui no lado oeste da ilha "Camara de Lobos" chuva fraca deu-se inicio as 10h:50 actualmente esta chuviscos, acumulado 1,2mm, a noite aqui foi agradavel, a minima 16,6ºC.

Alex por aqui o cenário é bem diferente! :D
Apesar de já começar a aparecer algumas nuvens, sigo com 24.1ºC.:hehe:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sigo com céu muito nublado, alguma chuva fraca dispersa e uma temperatura bem mais amena.

Condições Actuais :

Temperatura - 21.1ºC
Humidade Relativa - 62%
Pressão Atmosférica - 1018 hpa
Vento - fraco Este

o teu sensor esta bem protegido da luz e bem arejado?
parecem-me valores um pouco inflaccionados...talvez 1-2º.....:unsure:
claro que não substimo a capacidade da ilha da madeira, nas vertentes soalheiras, atingir esses valores mesmo em fevereiro ( mes mais frio por ai em media), mas vale sempre a pena perguntar para ter a certeza;)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Parece verão aí, com essas temperaturas!:)

LOL :D

Minha irmã teve lá há bem pouco tempo e diz que a Madeira chega a ser mais quente que os Açores. Nada a ver! São duas realidades diferentes. A Madeira é mais amena. E se caminharmos logo ali ao lado e ainda mais a sul da Madeira (Canárias) a temperatura chega a ser ainda mais quente, e se ainda formos mais abaixo( Cabo Verde) maior será a temperatura também.

Quanto mais se caminha para latitudes mais a sul e mais próximas das regiões tropicais maior será a temperatura e quanto mais se caminha para latitudes temperadas mais a norte, (Açores) menor é a temperatura. Os climas Temperados Oceânicos (Açores) são sempre mais frios que os climas Subtropicais Oceânicos (Madeira). Isso é matemático ;)


Depois de uma madrugada chuvosa e ventosa,
registo neste momento céu com períodos de muito nublado a alternar com abertas

Vento Fresco de Oeste (30-40km/h) por vezes muito fresco (40-50km/h) com rajadas até os 60km/h

Humidade: 63%

Temperatura: 13º
 

Sunderlandz

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2009
Mensagens
508
Local
Machico (ilha da Madeira) 35 m
o teu sensor esta bem protegido da luz e bem arejado?
parecem-me valores um pouco inflaccionados...talvez 1-2º.....:unsure:
claro que não substimo a capacidade da ilha da madeira, nas vertentes soalheiras, atingir esses valores mesmo em fevereiro ( mes mais frio por ai em media), mas vale sempre a pena perguntar para ter a certeza;)

Olá Stormy
O meu sensor está por cima do terraço da casa de um familiar, cerca de 1,20metros de altura e tem uma espécie "prato" em plástico a protejer o sensor do sol. E tenho outro sensor mais amador, e nesse preciso momento ele estava totalmente á sombra, e registava 24.2ºC. :)
Vou deixar uma imagem feita por mim! :D
2ut6xax.jpg


Neste momento sigo com céu muito nublado e sem chuva por estes lados.

Condições Actuais :

Temperatura - 18.8ºC
Humidade Relativa - 66%
Pressão Atmosférica - 1020 hpa
Vento - fraco Sul
Precipitação - 00 mm
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Olá Stormy
O meu sensor está por cima do terraço da casa de um familiar, cerca de 1,20metros de altura e tem uma espécie "prato" em plástico a protejer o sensor do sol. E tenho outro sensor mais amador, e nesse preciso momento ele estava totalmente á sombra, e registava 24.2ºC. :)
Vou deixar uma imagem feita por mim! :D
2ut6xax.jpg


Neste momento sigo com céu muito nublado e sem chuva por estes lados.

Condições Actuais :

Temperatura - 18.8ºC
Humidade Relativa - 66%
Pressão Atmosférica - 1020 hpa
Vento - fraco Sul
Precipitação - 00 mm

Eu acredito nesses valores.
Uma das zonas mais quentes da Madeira, no inverno, fica exactamente na zona do Aeroporto.
E há mais algumas... Lembro-me de uma que fica perto de Ponta do Sol.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
LOL :D

Minha irmã teve lá há bem pouco tempo e diz que a Madeira chega a ser mais quente que os Açores. Nada a ver! São duas realidades diferentes. A Madeira é mais amena. E se caminharmos logo ali ao lado e ainda mais a sul da Madeira (Canárias) a temperatura chega a ser ainda mais quente, e se ainda formos mais abaixo( Cabo Verde) maior será a temperatura também.

Quanto mais se caminha para latitudes mais a sul e mais próximas das regiões tropicais maior será a temperatura e quanto mais se caminha para latitudes temperadas mais a norte, (Açores) menor é a temperatura.

Não desmentindo o que dizes, só queria acrescentar a importância das correntes marítimas, que podem enganar as contas da latitude, como é o caso clássico da Corrente do Golfo. Por isso, no mar dos Açores, há zonas muito mais quentes do que a maior parte das pessoas pensa ( também por ser uma zona mais ampla do que ao início se supôe). Os valores apresentados pelo IM, referem-se a certas zonas, ficando grande parte da ZEE, por explorar.
No ano passado coloquei registos verificados em várias épocas do ano diferentes e certas zonas não registavam temperaturas abaixo dos 20ºc ( isto para a temperatura da água do mar, segundo o AEMET).
Este ano tenho verificado a mesma tendência.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,714
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

aviso de mau tempo

O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, e devido à aproximação de uma depressão muito cavada com um sistema frontal associado, em deslocamento lento para Nordeste, se prevê para as próximas horas, um aumento gradual da ondulação, nos grupos Ocidental e Central, e, para a manhã de amanhã, um aumento significativo da intensidade do vento e ocorrência de precipitação por vezes forte, em todo o arquipélago.



A previsão é a seguinte:



Para o grupo Ocidental, (até às 23 horas de amanhã):



Ondas de Oeste de seis metros, vento forte com rajadas até 75 kms/h e precipitação por vezes forte (entre as 02 e as 18 horas de amanhã).



Para o grupo Central, (até às 23 horas de amanhã):



Ondas de Oeste passando a Sudoeste de cinco a seis metros, vento forte de Sul, com rajadas até 75 kms/h e precipitação por vezes forte (entre as 14 e as 23 horas de amanha).



Para o grupo Oriental, (entre as 11 e as 23 horas de amanhã):



Ondas de Oeste de seis a sete metros e vento forte de Sul, com rajadas até 65 kms/h.



O Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas as precauções habituais para situações desta natureza.