Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
3,449
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas tardes a todos! Aqui pela zona do Topo, em São Jorge, o vento sopra de oeste/noroeste, MUITO FORTE. De manhã foram registados casos de telhados no chão, árvores caídas, paredes derrubadas. Por volta das 12h deu uma acalmia, não se sentia bafuja de vento, mas depois voltou em força. Vi agora uma entrevista de um faroleiro das Flores, em que dizia que no parque eólico foi registado ás 15h uma rajada de 231 Km/h. A coisa ta feia. Pena a minha estação meteorológica ter as pás partidas, ia de certo registar belos valores.


Pois o meu já não dá nada... :/
 

Gerofil

Super Célula
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
9,755
Local
Estremoz (401 metros)
13.02.2014_17h00.JPG



"CopyRight Eumetsat 2014"

Estaremos agora no período mais crítico, com o centro da depressão a passar a norte do arquipélago, em deslocamento para leste/nordeste (seria interessante dados de pressão atmosférica).
Nas imagens do eumetsat interpreta-se a chegada de uma massa de ar frio ao grupo ocidental, pelo que espera-se uma acentuada descida de temperatura nas próximas horas, rotação do vento para oeste/noroeste e ocorrência de aguaceiros, que serão acompanhados por queda de granizo e/ou neve.
Para amanhã teremos uma situação de muito frio, com temperatura na ordem dos 30 ºC a 35 ºC negativos aos 500 hPa, em todo o arquipélago, pelo que a queda de granizo ou neve deverá fazer-se em praticamente todas as ilhas montanhosas.
Esta massa de ar frio vai também atingir o Arquipélago da Madeira ao longo de Sexta-feira, especialmente a partir do meio dia em diante, provocando também uma acentuada descida da temperatura na Ilha da Madeira, nomeadamente a partir das altitudes médias, com ocorrência de aguaceiros de neve ou granizo.
 
  • Gosto
Reactions: marco_antonio

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
O vento aqui não está para brincadeiras e cada vez sopra com maior intensidade.

Já há muita folhagem pelos caminhos. As minhas janelas de casa e os telhados até estremeçem com a força. Espero que não haja estragos de maior. O mar também já se vê encapelado e ensurdecedor.

Alguns serviços públicos também já estão fechados