Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2014

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
b2la.jpg


mbad.jpg


9k6z.jpg


Reparei agora que o PE do Pico ontem apanhou com uma rajada de:

221,04 km/h :eek::shocking::surprise:
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
b2la.jpg




mbad.jpg




9k6z.jpg




Reparei agora que o PE do Pico ontem apanhou com uma rajada de:



221,04 km/h :eek::shocking::surprise:


Boas, estive a ver as velocidades previstas para ocidental e central para quinta e está previsto ventos superiores a 80knt ás cotas médias altas.
 
  • Gosto
Reactions: LMCG

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas, estive a ver as velocidades previstas para ocidental e central para quinta e está previsto ventos superiores a 80knt ás cotas médias altas.

Isso quer dizer que na cabeça das torres (a 50 metros do solo) o vento vai ser superior a 100knt (+30%)... :surprise: ...acho que vamos ter mais estragos :unsure:

PS: Na quarta-feira passada o vento derrubou a nossa torre meteorológica na ilha do Corvo... a estrutura "deu um nó" sobre si própria... ficou completamente destruída!
 
  • Gosto
Reactions: mcpa e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Isso quer dizer que na cabeça das torres (a 50 metros do solo) o vento vai ser superior a 100knt (+30%)... :surprise: ...acho que vamos ter mais estragos :unsure:

PS: Na quarta-feira passada o vento derrubou a nossa torre meteorológica na ilha do Corvo... a estrutura "deu um nó" sobre si própria... ficou completamente destruída!


Será que consegue publicar os dados relativos ao PE do Faial referentes ao ultimo temporal?
 
  • Gosto
Reactions: LMCG

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Será que consegue publicar os dados relativos ao PE do Faial referentes ao ultimo temporal?

O PE do Faial não é ENERCON mas sim VESTAS e eu não tenho o necessário (software + dongle) para aceder directamente a partir e São Miguel... mas amanhã peço ao colega do Faial... na boa ;) reparei agora que és do Faial :)
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Essa graçola devia vir acompanhada de um "NERD ALERT"

Não era preciso reagir mal, tu disseste algo do género "Com carros assim, quem precisa de automóveis".
Alguém corrigiu-te, devias agradecer, em vez de ...nerd alerts... seja lá isso o que for.


Registos impressionantes. Apesar de serem medidos no topo das torres (para estimar na superfície, tem que se fazer uma redução). Isso foi tudo nos dias 5/6 ?
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Registos impressionantes. Apesar de serem medidos no topo das torres (para estimar na superficie, tem que se fazer uma redução). Isso foi tudo no dia 5/6 ?

Os 221 km/h medidos no PE da ilha do Pico foram medidos ontem dia 10, os gráficos que coloquei são relativos ao período 5-11 de Fevereiro. No dia 5 a máxima no Pico foi de 217 km/h.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Os 221 km/h medidos no PE da ilha do Pico foram medidos ontem dia 10, os gráficos que coloquei são relativos ao período 5-11 de Fevereiro. No dia 5 a máxima no Pico foi de 217 km/h.

Ontem, não será algum erro ?
No dia 5 fazem todo sentido, grandes registos.

M0liMRL.jpg
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Ontem, não será algum erro ?
No dia 5 fazem todo sentido, grandes registos.

Também achei estranho... mas os registos nesta torre (n.º 8) são consistentes, se reparares nos dados do dia 10 o vento máximo (10 minutos) andou sempre acima dos 55m/s durante cerca de 2h (entre as 13h e as 15h).

Quanto ao erro metrológico deste anemômetro... não sei! Uma coisa temos notado, é que a torre 8 é sempre a que apresenta registros de vento mais extremos neste parque... mas temos atribuído esta diferença à localização da torre :unsure:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Também achei estranho... mas os registos nesta torre (n.º 8) são consistentes, se reparares nos dados do dia 10 o vento máximo (10 minutos) andou sempre acima dos 55m/s durante cerca de 2h (entre as 13h e as 15h).

Quanto ao erro metrológico deste anemômetro... não sei! Uma coisa temos notado, é que a torre 8 é sempre a que apresenta registros de vento mais extremos neste parque... mas temos atribuído esta diferença à localização da torre :unsure:

Deve estar errada, ontem acho que nada justifica esse dado. Mas vou ver melhor amanhã de manhã. Qual é altitude dessa torre ?
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Deve estar errada, ontem acho que nada justifica esse dado. Mas vou ver melhor amanhã de manhã. Qual é altitude dessa torre ?

Altitude cerca de 850m e a torre tem cerca de 50m de altura.

Vento médio no período 0h00-24h00 (média das 24h) do dia 10 no PE terras do Canto no Pico:

Torre 1 - 23 m/s
Torre 2 - 27 m/s
Torre 3 - 28 m/s
Torre 4 - 28 m/s
Torre 5 - 27 m/s
Torre 6 - 29 m/s
Torre 7 - 32 m/s
Torre 8 - 32 m/s


Verifiquei que no dia 10 as torres 7 e 8 tem valores de rajada máxima semelhantes na casa dos 60 m/s.

Reparei também que o vento no dia 10 estava alinhado com a montanha do Pico... não sei se tal é relevante pois o PE encontra-se a 10 km da montanha.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Antes demais, acompanho com alguma preocupação as previsões para quinta-feira e esperemos que nada demais aconteça, contudo, é altura de proteger interesses.
E ainda bem que o Estádio da Luz não foi construído nos Açores...:D

Não era preciso reagir mal, tu disseste algo do género "Com carros assim, quem precisa de automóveis".
Alguém corrigiu-te, devias agradecer, em vez de ...nerd alerts... seja lá isso o que for.

Desculpe?:confused:
Creio que deve haver aqui algum mal-entendido. Peço encarecidamente ao caro Vince que volte a ler o que escrevi, pense e, posteriormente, escreva algo.
Ficarei a aguardar o pedido de desculpas que você irá redigir.:D
Fico, desde já, grato pela sua atenção.:thumbsup:
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
o GFS 6z 'cava' mais a depressão! mais vento para os Açores, para a Madeira mais neve!