Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2015

Estará a nevar na Montanha do Pico?

Tendo já chovido no aeródromo e se efectivamente estiverem as temperaturas indicadas nesse quadro, estará a nevar no Pico :)
Mas como se vê o horário previsto já não se verifica, não choveu até à meia-noite e é agora que o céu está encoberto e que chove e vai continuar até de manhã.

• Gosto
Reactions: Afgdr
Bom aqui apenas começou a chuviscar fraco tal como na Terceira... ainda tive esperança que caísse mais forte mas é para esquecer...

o que se ouve e sente mais é o vento que sopra com algumas rajadas mais intensas....

Mas o pior é que parece que o AA vai se estender outra vez em crista sobre as ilhas.

@StormRic se em São Miguel foi a desgraça que foi, bem podes imaginar em Santa Maria.....

Tá bonito.... não sei como vamos nos livrar de uma vez por todas deste maldito Anticiclone :facepalm:

Última edição:
se em São Miguel foi a desgraça que foi, bem podes imaginar em Santa Maria.....

Ao ver aquela longa faixa nebulosa a passar sobre Santa Maria eu ainda estava com esperança que tivesse caído lá alguma chuva, pois a estação do IPMA do aeroporto tem o pluviómetro sem funcionar.
Mas fui investigar estações do WU e a única que lá existe em funcionamento http://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IAZORESS2
marcava 0mm ontem e hoje. :(

Últimas duas horas:
5uVBWow.jpg

3v36YIW.jpg

Apesar de tudo o Faial ainda teve sorte, já é uma boa noite de chuva, dá para regar as culturas.

vXXzsco.jpg
trJNMYq.jpg

Para as duas ilhas Faial e Pico terá terminado a chuva por esta noite e talvez por hoje. Flores e Corvo vão ter mais e talvez o restante grupo central tenha sorte. Parece incrível que Santa Maria esteja a seco.

Última edição:
Parece incrível que Santa Maria esteja a seco.

As coisas tendem a ficar mesmo feias, e pior ainda nas ilhas mais pequenas e com poucos cursos de água como Corvo, Graciosa e Santa Maria.... mas o cenário nas restantes também não anda nada famoso.... e não será apenas por estes valores de precipitação que caíram a noite passada que o problema ficará resolvido.... teria de chover muito mais.... mas enfim, é a mãe natureza quem manda e não podemos fazer nada.

Estou ainda com uma última réstia de esperança que no Domingo e Segunda Feira caiam alguns aguaceiros generosos de uma perturbação em altura que poderá se aproximar das ilhas vinda de Leste, mas já nem digo mais nada.... :nugget:

Última edição:
Boas tardes

As precipitações desde a madrugada foram as que se esperavam, renovaram-se alguns aguaceiros no grupo ocidental, terminou a chuva fraca nas ilhas Faial e Pico, as outras ilhas do grupo central tiveram mais alguma chuva fraca, destaque para S.Jorge que ainda chegou a ter alguma precipitação pontualmente forte, e o grupo oriental teve uma amostra de chuvisco (0,3mm) na parte oeste de S.Miguel.
A precipitação acumulada este mês, coincidindo com o evento corrente do núcleo depressionário a sudoeste em luta com a crista anticiclónica a nordeste, está resumida no quadro seguinte (Santa Maria não consta por não haver registos):
lzIZjyx.jpg

Curiosamente, no grupo central, é a ilha do meio do grupo, S.Jorge, que acumulou mais.
O Grupo Ocidental está nesta altura com um acumulado dentro do normal para Fevereiro, ou até generoso, considerando que foram apenas 5 dias (os valores normais do mês andam à volta de 150mm nas Flores e 115mm no Corvo).

Última edição:
Valores miseráveis na maior parte das ilhas...

A situação em algumas ilhas é bem mais grave que nas Flores e Corvo.

Ainda hoje me diziam que se o inverno está a ser desta maneira , o verão será invernoso.

Penso que uma coisa não deve ter nada a ver com a outra, tanto que daqui para lá, a tendência do AA é cada vez mais para se fortalecer e não enfraquecer.

Se agora (Inverno) as altas pressões continuam em força, o que não será no Verão...

Última edição:
O que choveu no Corvo bem que podia ter vindo para a maior parte do arquipélago.

Total desperdício de água concentrada apenas numa só ilha e ainda por cima na mais pequena....

A natureza por vezes é injusta.... :mad:

Este vídeo foi feito no Corvo agora? Se foi deve ter sido anteontem ao início da tarde ou ontem ao fim da tarde.

Esperemos que o AA "reconsidere" e se retraia mais para nordeste, bastam umas poucas centenas de quilómetros para a situação de aguaceiros de leste/sueste atingir com mais certeza as ilhas orientais e centrais.

Este vídeo foi feito no Corvo agora? Se foi deve ter sido anteontem ao início da tarde ou ontem ao fim da tarde.

Esperemos que o AA "reconsidere" e se retraia mais para nordeste, bastam umas poucas centenas de quilómetros para a situação de aguaceiros de leste/sueste atingir com mais certeza as ilhas orientais e centrais.

Sim foi hoje.
Publicado no MeteoAzores através de um membro. Penso que foi em relação ao dia de ontem.

Boa noite,
Estou a pensar numas férias de alguns dias na 1ª quinzena de Agosto em S. Miguel. Podem dar-me uma ideia do tempo que costuma fazer por esta altura sff? Bem sei que é falivel mas ...

Tipicamente húmido (sendo ocasionalmente bastante desconfortável) e nublado (céu com algumas a muitas nuvens). Se bem que nos últimos anos o verão tem tido tendencialmente mais dias limpos. Com algum azar (ou sorte dependendo da perspetiva) pode chover mais forte e fazer trovoada. Mas o dia típico de verão está sumarizado na primeira frase.

• Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985