Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

A redução do frio no GC começou na saída das 12z de ontem.

4ros1OG.gif

Entretanto, mais aguaceiros nas Flores.

XAtEb6L.jpg

rV5j11K.png

Pela Wikipédia a Lagoa Funda está a 500/550 metros de altitude. Tendo em conta que o ponto mais alto das Flores tem 914m já deve haver uns flocos de neve lá.

Talvez terá alguma coisa... mas devará rondar o limiar do 0/1° será algo sensível

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Esta tarde vou reportar das serras do Faial, pelo menos sleet deverá haver... no Cabeço gordo uma eventual água-neve... suspeito que sim

Estou aos 1041 metros neste momento. Ainda não consegui obter uma leitura de temperatura credível, porque sensor do meu carro fica perto do radiador.
Portanto, neste momento falta o mais importante, precipitação...

Entretanto, mais a sul, é já bem visível a frente que amanhã vai afectar a Madeira. Tem um aspecto pujante no satélite. Posto isto, o IPMA subiu os avisos de precipitação para LARANJA em toda a região e do vento para as zonas montanhosas.

Outro aspecto relevante nos próximo dias é o estado do mar, com a costa sul a ser afectada por ondas de 8m de altura significativa. O comunicado do Comando da Zona Marítima da Madeira é um pouco mais alarmista que o habitual, pedindo um regresso "urgente" de toda a comunidade piscatória e lúdica que ainda se encontra em alto mar.

A temperatura no Alto do Cabouco, em cerca de meia hora disparou dos 3 para os 5 °C

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

No cabeço gordo estavam 3, logo, a isobárica 0 já não está onde era prevista... ficou sol e aqueceu