Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,962
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Ora viva ...

Impressionante as imagens e os registos que nos chegam da Madeira ... Esperemos que tudo corra pelo melhor ...

Por aqui a chuva acalmou bastante com o chegar da noite e neste momento está tudo calmo tanto em termos de precipitação como de vento ...

Temos agora é bastante frio por aqui ... :cold:
11 graus neste momento e a tendência é para baixar ainda mais com a madrugada ...
 


Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
É verdade o que dizes e percebo que na Madeira o espaço é precioso, a tentação é muito maior que aqui no continente onde temos praias com extensões de areia enormes e muito espaço no geral para construir. Mas falando recentemente podiam-se ter evitado alguns erros só isso. A Madeira não está sozinha como dizes e muito bem. Por outro lado sendo a ilha bem mais perigosa e pequena que essas outras localizações tais decisões deveriam ser muito mais estudadas (impacto paisagístico e segurança), pelo menos nos tempos mais modernos em que já há informação. Só espero que a tempestade se vá embora depressa e não cause muitos mais danos.

PS: Tivemos sorte no sábado quando fizemos o Caldeirão Verde. Tenho pena de não ter registado fotografias do vale da Ribeira Brava/encumeada no domingo, nunca a tinha visto tão bonita, cerca de 20 cascatas, algumas certamente a caírem em cotas a rondar os 1000 metros até ao vale.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Azathoth, ai está um exemplo do que está errado, mas começa com esses hotéis ai que realmente não dão margem nenhuma a quem queira atravessar a praia.

Para acabar o tópico de Fevereiro aqui ficam alguns registos de sábado antes da tempestade e já domingo com alguma chuva tiradas com o smartphone que tornou alguns verdes mais baços :P.

7H7AHp2.jpg

Fdlkf6d.jpg

jn0qSb9.jpg

qlSB3C4.jpg

qpjnaSc.jpg

lDhUwX3.jpg

3fHFinR.jpg
 
Registo
28 Fev 2018
Mensagens
8
Local
France
No habia visto que la rafaga maxima fue por la mañana con la signatura de frentes convectivos descrita en los mensajes pasados. Habia visto la variacion maxima de presion por la tarde con otras tormentas. Buenas noches!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa e Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boas ...

Por aqui a coisa acalmou agora para a noite depois de durante o dia termos tido regime de aguaceiros por vezes fortes ...

Não podia deixar de dar os parabéns ao @Azorean Storm Buster pelos registos fotográficos de excelência que aqui publicou ...

A foto dos pescadores é absolutamente genial ... muito bom ...

Saudações a todos e continuação de bons acompanhamentos ...
Obrigado @Wessel1985 :)
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boas pessoal!
A ilha de São Miguel terá bastante precipitação a partir da tarde, o que, somando ao frio em altitude, me dá esperanças para a última granizada ou queda de neve esporádica na ilha.
Lembro que as situações anteriores e mesmo em anos anteriores eram de maior frio, mas agora lembro que o frio vem algo húmido também. E, a meu ver, o que falta sempre é a queda de precipitação que faça baixar momentaneamente a temperatura. As únicas vezes que vi neve foi com 4 graus aos 600m e acumulação aos 850m com 2 a 3 graus (2011); e em 2010 lembro de ir ver a neve que tinha caído ha 45 minutos e o carro marcava 5 a 6 graus.
Descontando o aquecimento normal por causa do motor, acredito que sim, com precipitação suficiente poderei ter alguma surpresa.
Abraço e se tiver novidades logo direi!
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boas pessoal!
A ilha de São Miguel terá bastante precipitação a partir da tarde, o que, somando ao frio em altitude, me dá esperanças para a última granizada ou queda de neve esporádica na ilha.
Lembro que as situações anteriores e mesmo em anos anteriores eram de maior frio, mas agora lembro que o frio vem algo húmido também. E, a meu ver, o que falta sempre é a queda de precipitação que faça baixar momentaneamente a temperatura. As únicas vezes que vi neve foi com 4 graus aos 600m e acumulação aos 850m com 2 a 3 graus (2011); e em 2010 lembro de ir ver a neve que tinha caído ha 45 minutos e o carro marcava 5 a 6 graus.
Descontando o aquecimento normal por causa do motor, acredito que sim, com precipitação suficiente poderei ter alguma surpresa.
Abraço e se tiver novidades logo direi!

Já estamos no tópico de março


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk