Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
A procura da melhor foto em condições extremas para climas temperados...
Lembro-me da última vez que vi nevar em São Miguel, em março de 2011, e nessa altura subi à Serra de Água de Pau. Estavam 2 graus e havia gelo na estrada; no caminho a neve tinha cerca de 3 a 4 cm de espessura aos 900 m. Por mais que gostasse de subir um pouco mais até aos 947 m, a decisão foi estacionar o carro nesse pequeno planalto e descer após algum tempo. Decisão ainda mais vincada após ver as rodas de um carro a rodar sem que o carro estivesse a andar.
Mas enfim...
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
A Ministra do Mar revelou que o Governo estima que em Junho deste ano possa ser lançado o concurso para a instalação do radar meteorológico de Santa Bárbara, na ilha Terceira. Ana Paula Vitorino respondia à deputada do PS Lara Martinho, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Agricultura e Mar.

Relativamente ao radar de São Miguel, Ana Paula Vitorino garantiu que estão a ser concluídos os estudos técnicos. “Mantém-se a perspectiva de que no próximo ano se possam iniciar os procedimentos concursais para que possa ser concretizado o novo radar”, disse.

Já o radar da Madeira está em fase de conclusão e “prevê-se que em Março seja marcada entre o Governo Regional e o Governo da República a cerimónia de inauguração”, anunciou.

DA
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Não faz muito sentido falar de frio a cotas mais baixas na ilha da Madeira na mi nha opinião fresco será sempre mais adequado. Nem em abril Lisboa tem minimas
Fresquinho hoje no Funchal! Em Santo António o termómetro do meu carro marcava 9,5 ºC agora às 14h. Muito vento, sol e também chuva muito repentina. Enquanto isso a neve não me parece ter caído em cotas muito baixas pois ainda não a consegui deslumbrar a partir do Funchal...

Do Lido para Santo António faz assim tanta diferença (o lido está acima dos 16)!?
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Já se nota alguma acumulação nas serras do Curral. E da zona da Nazaré, no Funchal, também já se vê acumulação. Cota deve rondar os 1500m.
Untitled.png
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
585
Local
Funchal, Madeira
Do Lido para Santo António faz assim tanta diferença (o lido está acima dos 16)!?

O termómetro do meu carro não será o instrumento mais fiável mas a minha sensibilidade diz-me que uma diferença de 5ºC entre a zona onde moro (acima dos 200 m de altitude) e a zona costeira é perfeitamente normal. Saio de casa de casaco, chego à baixa do Funchal com calor. E isto é agravado pela exposição do sol. Junto à costa está quase sempre sol enquanto que basta subir logo um pouco que está logo nublado.
Se for uma zona alta do FUnchal, cerca dos 300/400 m a diferença é ainda maior.
No Verão às vezes é o contrário, nas zonas altas está mais quente.
 
Última edição:

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Pois e a proximidade ao mar também conta muito. Normalmente cotas altas = longe do mar, mas tenho reparado que as mínimas da Ponta do Pargo são bem altas tendo em conta que a estação está nos 300m, isso deve-se muito à proximidade do mar.
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Os micro climas da Madeira:). A casa lá no Funchal fica perto dos barreiros a 125m de altitude (segundo o google maps) e normalmente as mínimas são iguais às da estação do observatório mas mais baixas que as do Lido. É uma zona um pouco ventosa (o que não é comum no Funchal) e não muito longe do mar talvez por isso não sofrer muito com a altitude. Por falar nisso é engraçado que a estação da Ponta do Pargo a uns 300 m continua acima dos 11. Entretanto as duas estações do Pico do Arieiro e a da bica da cana estão com temperaturas negativas.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Incrível...só mesmo com uma calculadora!
Já ocorreu 112,5 mm de precipitação desde que as temperaturas entraram em terreno negativo, isto é, desde as 05h00 de dia 07/01! Sendo 20,7 mm referentes às 22h00; 12,9 mm às 20h00; 10,8 mm às 08h00 desse mesmo dia.
Passando para cm, são 11,3 cm aproximadamente. Sendo as temperaturas negativas, não congelou, o que deve fazer um acumulado incrível na paisagem... :eek:
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Boa noite.
Sigo com 10.1°c e vento calmo. De volta e meia passa uma brisa fraca, mas bem desagradável... a tendência é que desça mais um pouco.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk