É provável, o Americano está muito favorável, o Europeu é mais cauteloso. Pelo americano neva nas ilhas mais altas. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
O IPMA já prevê a cota de neve nos 900 metros, O planalto do pico deve ficar branco. Assim espero. Penso que São Jorge tem pontos que ultrapassam os 1100 metros e o Faial também. Não sei porque que o IPMA só prevê neve para o pico. enfim eles é que sabem. Mas tenho a certeza, se as previsões não falharem, vou ver São Jorge com neve de minha casa.
O Faial 1043m e São Jorge 1053, se falhei, foi por um ou 2 metros Lá está, o IPMA já se estendeu ao comprido várias vezes, estão a ser cautelosos hahah... E o IPMA trabalha em cima do ECM, daí advém a menor probabilidade. Pelo ecm, poderá ocorrer neve nestas duas ilhas, mas certamente será uma neve bem molhada e sem acumulação. Por isso, estou do lado do GFS hahaha, este aqui para o Faial baixa o freezing level para os 900 e tal metros. Daria mais ou menos para neve acima dos 800m. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
A probabilidade é menor, mas existe. O FL é um pouco mais elevado. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Bom Seria a previsão do SGE, este mete a cota de neve acima dos 600 metros, mas é preciso ver a humidade
O factor marítimo dificilmente deixará isso acontecer... No Pico a história é um pouco diferente, pois tem mais área nas cotas mencionadas no modelo, há uma maior “agregação” de frio. Já foi comprovado várias vezes em eventos anteriores. E este que certamente não ficará atrás Tudo dependerá mesmo do FZg level. Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
No meteoforum, na barra onde aparece uma casa carregas e leva-te para uma janela de meteo.pt aí carregas na previsão e escolhes GFS Portugal aí aparece o mapa de portugal com as ilhas e escolhes a ilha que quiseres
Se querem ficar com os olhos em bico, olhem para os meteogramas das 06am Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Bom dia, Se os modelos não se alterarem muito (espero que não!) acredito que vamos ter surpresas em várias ilhas, espero que a terceira esteja incluída nessa lotaria. Como sempre o GFS é bastante generoso, o que nunca se verifica.... uma regra empírica é adicionar cerca de 350 a 400m às cotas previstas pelo GFS... Vamos ver o que acontece, mas tenho esperança!
Exatamente, o factor oceano é muito poderoso! Por isso não se eludam demasiado O Pico está naturalmente garantido, as restantes, vamos vendo. Possa que calhe Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Miguel, pelas cotas previstas desta vez, as maiores serras de São Miguel (excluindo obviamente o Pico da Vara) poderão registar queda de neve, no seu cume. Portanto, aí pelos teus lados quem sabe se a Serra de Água de Pau poderá trazer novidades este inverno. O último grande nevão penso que foi em 2009, salvo erro. Até Graciosa, Santa Maria e Corvo registam cotas baixas para este evento, mas claro que para estas será mais difícil reterem frio. Mais importante do que as cotas previstas pelo GFS será a percentagem de humidade prevista. Quanto mais seco estiver o ar em altitude, melhor!
Sim, o Pico sem dúvida desta vez será pintado de branco. As restantes ilhas, vamos com cautela, mas na minha opinião a entrada de Norte deveria ser ainda mais acentuada...