Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2021

Estado
Fechado para novas mensagens.
Bom dia.
Céu nublado e algum vento por aqui. Temperatura à pouco de 14º graus. Próximos dias o IPMA prevê granizo e apenas neve no sábado acima dos 900 m para o Pico, será que não neva em mais ilhas? o Mountain Forcast prevê neve noutras ilhas também

É provável, o Americano está muito favorável, o Europeu é mais cauteloso.

Pelo americano neva nas ilhas mais altas.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O IPMA já prevê a cota de neve nos 900 metros, O planalto do pico deve ficar branco. Assim espero.
Bom dia.
Céu nublado e algum vento por aqui. Temperatura à pouco de 14º graus. Próximos dias o IPMA prevê granizo e apenas neve no sábado acima dos 900 m para o Pico, será que não neva em mais ilhas? o Mountain Forcast prevê neve noutras ilhas também
Penso que São Jorge tem pontos que ultrapassam os 1100 metros e o Faial também. Não sei porque que o IPMA só prevê neve para o pico. enfim eles é que sabem. Mas tenho a certeza, se as previsões não falharem, vou ver São Jorge com neve de minha casa.

O IPMA já prevê a cota de neve nos 900 metros, O planalto do pico deve ficar branco. Assim espero.

Penso que São Jorge tem pontos que ultrapassam os 1100 metros e o Faial também. Não sei porque que o IPMA só prevê neve para o pico. enfim eles é que sabem. Mas tenho a certeza, se as previsões não falharem, vou ver São Jorge com neve de minha casa.

O Faial 1043m e São Jorge 1053, se falhei, foi por um ou 2 metros

Lá está, o IPMA já se estendeu ao comprido várias vezes, estão a ser cautelosos hahah...

E o IPMA trabalha em cima do ECM, daí advém a menor probabilidade.
Pelo ecm, poderá ocorrer neve nestas duas ilhas, mas certamente será uma neve bem molhada e sem acumulação.

Por isso, estou do lado do GFS hahaha, este aqui para o Faial baixa o freezing level para os 900 e tal metros.

Daria mais ou menos para neve acima dos 800m.

No Pico da Vara acredito que caia qualquer coisa

A probabilidade é menor, mas existe. O FL é um pouco mais elevado.

O Faial 1043m e São Jorge 1053, se falhei, foi por um ou 2 metros

Lá está, o IPMA já se estendeu ao comprido várias vezes, estão a ser cautelosos hahah...

E o IPMA trabalha em cima do ECM, daí advém a menor probabilidade.
Pelo ecm, poderá ocorrer neve nestas duas ilhas, mas certamente será uma neve bem molhada e sem acumulação.

Por isso, estou do lado do GFS hahaha, este aqui para o Faial baixa o freezing level para os 900 e tal metros.

Daria mais ou menos para neve acima dos 800m.

Bom Seria a previsão do SGE, este mete a cota de neve acima dos 600 metros, mas é preciso ver a humidade

• Gosto
Reactions: Wessel1985
Bom Seria a previsão do SGE, este mete a cota de neve acima dos 600 metros, mas é preciso ver a humidade

O factor marítimo dificilmente deixará isso acontecer...
No Pico a história é um pouco diferente, pois tem mais área nas cotas mencionadas no modelo, há uma maior “agregação” de frio.
Já foi comprovado várias vezes em eventos anteriores. E este que certamente não ficará atrás

Tudo dependerá mesmo do FZg level.

Bom dia,

Se os modelos não se alterarem muito (espero que não!) acredito que vamos ter surpresas em várias ilhas, espero que a terceira esteja incluída nessa lotaria.
Como sempre o GFS é bastante generoso, o que nunca se verifica.... uma regra empírica é adicionar cerca de 350 a 400m às cotas previstas pelo GFS...
Vamos ver o que acontece, mas tenho esperança! ;)

Bom dia,

Se os modelos não se alterarem muito (espero que não!) acredito que vamos ter surpresas em várias ilhas, espero que a terceira esteja incluída nessa lotaria.
Como sempre o GFS é bastante generoso, o que nunca se verifica.... uma regra empírica é adicionar cerca de 350 a 400m às cotas previstas pelo GFS...
Vamos ver o que acontece, mas tenho esperança! ;)

Exatamente, o factor oceano é muito poderoso!
Por isso não se eludam demasiado

O Pico está naturalmente garantido, as restantes, vamos vendo.
Possa que calhe

Onde posso ver essa previsão do SGE?

Miguel, pelas cotas previstas desta vez, as maiores serras de São Miguel (excluindo obviamente o Pico da Vara) poderão registar queda de neve, no seu cume.

Portanto, aí pelos teus lados quem sabe se a Serra de Água de Pau poderá trazer novidades este inverno. O último grande nevão penso que foi em 2009, salvo erro.

Até Graciosa, Santa Maria e Corvo registam cotas baixas para este evento, mas claro que para estas será mais difícil reterem frio.

Mais importante do que as cotas previstas pelo GFS será a percentagem de humidade prevista. Quanto mais seco estiver o ar em altitude, melhor!

Exatamente, o factor oceano é muito poderoso!
Por isso não se eludam demasiado

O Pico está naturalmente garantido, as restantes, vamos vendo.
Possa que calhe

Sim, o Pico sem dúvida desta vez será pintado de branco.

As restantes ilhas, vamos com cautela, mas na minha opinião a entrada de Norte deveria ser ainda mais acentuada...

Estado
Fechado para novas mensagens.