Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
TYm83XZl.jpg


WIJBhd2l.jpg


Tefigrama de hoje nas Lajes (que coincidiu com a passagem da parte mais ativa da frente - a retaguarda):

jqXDxFr.png


As estações do G. Central não registaram muita chuva. Faltou uma maior extensão do ar saturado e possivelmente mais um pouco de convectividade.
Foi mesmo um flop completo... Realmente houve chuva forte aqui pelo Faial, mas apenas durou no máximo uns 2 minutos lol
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui pela Terceira choveu de manhã mas agora à tarde nem parece o mesmo dia que amanheceu hoje ... Apenas temos é mais frio mas temos sol e nada de chuva ... :cold:
Sim, estava previsto que assim fosse, estamos agora em situação pós-frontal, poderão ocorrer alguns aguaceiros fracos e pouco frequentes
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Digam-me uma coisa: o pico está mesmo cheio de neve ou esta publicação é falsa? Eu sei que vocês estão no meio do oceano, mas também gosto que mostrem as vossas belas paisagens :lol: e eu quero ver neve!!!




Sim é verdade.

Esta foto que tenho no meu perfil aqui no fórum foi tirada por mim a 10-03-2013...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Resumo do dia de hoje em PDL: Muita nebulosidade em termos gerais mas com algumas, poucas, abertas ao longo do dia. Esporadicamente ocorreram aguaceiros fortes e breves com vento moderado a forte. Isto que descrevi aconteceu novamente há poucos minutos.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Na Horta o dia apresentou-se com céu encoberto aguaceiros e períodos de chuva durante o decorrer do dia. Houve também alguns episódios de aguaceiros pontualmente fortes mas de pouca duração. Nas últimas 24h tenho registados 14mm de acumulação, a temperatura na minha zona de observação nunca excedeu os 14,5°c.
Neste momento sigo com 12,8°c, 90% de humidade, vento oeste moderado e chuva fraca, inferior a 1mm/h. Qnh 1009
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A depressão e o respetivo cavado aproximam-se trazendo muita humidade:

W5gcdap.jpg


Nota ainda para a atividade elétrica:

CoLyQqq.gif


Como escrevi num outro tópico, o cavado voltará a trazer para o arquipélago o rio atmosférico que neste momento está sobre o G. Oriental:

7mF3Hlrl.jpg


GffYH5i.gif


etU5f2n.gif


---

Pelo satélite, há bolsas de precipitação severa...

BuLbxttl.jpg


... havendo células cujo topo facilmente se distingue da restante mancha nebulosa:

QguaYI1.jpg
 
Última edição:

faroeste

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
79
Local
Alt:111m 5-Ribeiras,AGH,Terceira,Açores
Aviso Meteorológico 7/2016
10, Janeiro de 2016 às 19:31
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso:

Na sequência do comunicado anterior, emite-se:

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***

--- Aviso LARANJA referente a:

PRECIPITAÇÃO

No período entre as 23UTC de 2016-01-11 e as 09UTC de 12-01-2016

--- Aviso AMARELO referente a:

PRECIPITAÇÃO

No período entre as 14UTC de 2016-01-11 e as 23UTC de 11-01-2016

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***

--- Aviso LARANJA referente a:

PRECIPITAÇÃO

No período entre as 15UTC de 2016-01-11 e as 09UTC de 12-01-2016

--- Aviso AMARELO referente a:

PRECIPITAÇÃO

No período entre as 08UTC de 2016-01-11 e as 15UTC de 11-01-2016

VENTO relativo a Rajada Máxima

No período entre as 16UTC de 2016-01-11 e as 12UTC de 12-01-2016

Direcção de leste.
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
593
Local
Funchal, Madeira
Nacional vs Benfica na choupana interrompido pelo nevoeiro cerrado

Moro no Funchal e o estádio é bem visível (num dia normal) do sítio da minha residência. Neste momento se têm os holofotes ligados lá do estádio nem parece pois nem se vê clarão nenhum. Quem está à espera que o jogo continue sugiro dedicar-se a outra coisa ou a ir dormir. :lol:

E já que se fala deste assunto não percebo porque é que os jogos lá não se fazem de dia pois à noite o nevoeiro é muito mais comum. Hoje durante o dia todo o estádio esteve bem visível.