Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Um mini tornado em Sta Maria :o
What is this??
Isso não é nada normal
Afinal a helicidade a verde também produz twisters :) @Orion já temos uma ideia o que significava a carta da helicidade!!
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
"Afinal a helicidade a verde também produz twisters"
Como assim?
A carta da helicidade publicada pelo @Orion mostrava uma probabilidade de tornados e a escala ia de verde a vermelho...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e S3008

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
O fato das pessoas dizer mini ou tornado acho que apenas é para especificar a dimensão do mesmo acontecimento!!
Embora seja considerado um tornado como todos os outros, só de menor dimensão :)
Ao passar um furacão pequeno, ninguém diz mini furacão... Portanto, ao passar um tornado, é um tornado... Sou grande defensor disso :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Um mini tornado em Sta Maria :o
What is this??
Isso não é nada normal

Onde é que isso está sendo noticiado?

Afinal a helicidade a verde também produz twisters :) @Orion já temos uma ideia o que significava a carta da helicidade!!

Podia acontecer mas com probabilidade baixa. Estava a verde na maioria do tempo mas subia ocasionalmente. Estou primeiro à espera de mais informações.
 
  • Gosto
Reactions: S3008 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
... voltando o anticiclone na 2ª feira. Tirando os aguaceiros fracos a moderados e o vento...

wijhuj0.png


... não deverá ocorrer mais nada de especial.

O que escrevi não está completo. De facto podem surgir células de trovoada, sendo que o reduzido cisalhamento e água precipitável (entre 12 e 25mm) irão tendencialmente reduzir a sua força e efeitos. Acho também provável que o aviso seja prolongado na madrugada. Mas ainda assim não acredito que vá acontecer algo semelhante ao que aconteceu hoje. O rápido arrefecimento da atmosfera continuará a alimentar a instabilidade. Em altitude há ar muito frio:

8nmhYuh.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: mcpa e lserpa