Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Tornado por volta das 17:30...

Células insuspeitas, daí, possivelmente, o reduzido tamanho:

jEcPTfp.png


DWYQxv8.png


Outro(s) tornado(s) mais fortes podem ter ocorrido na zona de instabilidade a sudoeste dos Açores.
 
  • Gosto
Reactions: vamm e lserpa


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Açores registam 62 ocorrências devido ao mau tempo
  • Os Açores registaram 62 ocorrências, até às 19:00 locais (mais uma em Lisboa) devido ao mau tempo das últimas horas, que atingiu de forma mais intensa o concelho de Ponta Delgada, referiu a Proteção Civil.


A ilha de São Miguel foi a mais fustigada, registando 50 ocorrências, tendo a ilha Terceira registado duas e Santa Maria 10, resultante da obstrução de vias, inundações, danos em algumas habitações, em várias vias públicas, derrocadas e deslizamentos de terras.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou as ilhas do grupo oriental dos Açores sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, devido a precipitação pontualmente forte que se fará sentir até às 22:00h locais, menos uma hora do que no continente.

O instituto emitiu ainda para as ilhas de São Miguel e Santa Maria (grupo oriental), um aviso amarelo relativo a trovoada, que estará em vigor até às 22:00 locais (menos uma do que no continente), tendo igualmente para o mesmo grupo sido emitido um aviso referente a vento que soprará de sul para sudoeste.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, segundo a mesma fonte, mantém vários meios no terreno, designadamente corporações de bombeiros, assim como os serviços municipais de proteção civil, tendo sido igualmente contactadas a direção Regional das Obras Públicas, da Habitação e o Instituto de Segurança Social dos Açores.

De acordo com o gabinete de imprensa do Governo dos Açores, nos Arrifes e na Candelária, concelho de Ponta Delgada, já se procedeu ao realojamento de duas famílias, sendo que a estrada de acesso à Ribeira Quente, no concelho de Povoação, está interrompida, devido a uma derrocada.

A Câmara Municipal de Ponta Delgada refere, por seu turno, que o mau tempo já causou mais de duas dezenas de ocorrências na maioria das freguesias do concelho, sendo as mais preocupantes o rebentamento de fossas, destruição de margens de pequenas ribeiras, bem como a inundação de várias vias públicas.

O gabinete de imprensa do município revela que para a lagoa das Empadas e as estações das Sete Cidades e Mosteiros foram ativados os alertas amarelo e vermelho, respetivamente.

O alerta amarelo foi ativado por haver perigo relativamente ao movimento de terras nas freguesias das Capelas, Arrifes, Covoada, Relva e Feteiras, todas freguesias do concelho.

O alerta amarelo coloca-se também ao nível do perigo iminente de movimento de terras na freguesia dos Mosteiros, ainda de acordo com a nota da autarquia.

O alerta vermelho foi levantado no que respeita ao perigo no movimento de terras na freguesia das Sete Cidades.

Encontram-se no terreno, segundo o município, cerca de uma centena de homens das várias divisões da Câmara Municipal de Ponta Delgada, desde madrugada para, em colaboração com várias direções regionais do Governo dos Açores, solucionarem as ocorrências.

Estão envolvidos, também, nesta operação os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, a Empresa de Eletricidade dos Açores, a PSP, Polícia Municipal de Ponta Delgada, bombeiros e juntas de freguesia.



JYAM// ATR

Lusa/Fim
http://24.sapo.pt/article/lusa-sapo...s-registam-62-ocorrencias-devido-ao-mau-tempo
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada






tGzmsl9.jpg


4Oq65uO.jpg


6QxNhzt.jpg


Boas pessoal, hoje fui tentar confirmar o coeficiente de atrito para os parques eólicos da EDA para comparar velocidades do vento a diferentes alturas do solo... apanhei uma surpresa!

Medi a 3 metros do chão uma rajada de 154,8 km/h e vento médio de 10 minutos de 121,68 km/h. :surprise:

PS: O cameramen não filmou os 43,0 m/s mas viu, já em casa ficamos novamente surpresos quando ligamos o PC ao logger e vimos 33,8 m/s de vento médio de 10 minutos!

Ainda aguentei 15 minutos mas fiquei todo partido dos músculos :wacko:

LMCG
 
Última edição:

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
@LMCG fenomenal! Bela cena, claramente vê-se a dificuldade em manterem-se de pé! Ri-me com os vídeos, não por estar mal, ou por achar parvo, mas por querer ter estado presente!! É esse o espírito! wau, excelente iniciativa e dados espetaculares!
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e LMCG

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
BHtKP1x.jpg


O mais intrigante disto tudo é que eu estava à espera de medir junto ao solo 2/3 do valor medido pelas torres... mas naquele local especifico com aquela direção do vento (sul, sudoeste) os valores junto ao solo ultrapassaram os valores máximos medidos a 55m de altura pelas 10 torres!!!

Por volta das 1h50 da tarde o vento médio nas torres rondava os 25m/s e as rajadas máximas os 40m/s!

Usei um logger (vê-se no vídeo) e um anemômetro profissional (modelo 4.3303.22.007D) e medi a 3 metros do solo 33,8m/s de vento médio de 10 minutos e 43m/s de rajada máxima!!!

Como é isto possível?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
@LMCG fenomenal! Bela cena, claramente vê-se a dificuldade em manterem-se de pé! Ri-me com os vídeos, não por estar mal, ou por achar parvo, mas por querer ter estado presente!! É esse o espírito! wau, excelente iniciativa e dados espetaculares!

Obrigado, diverti-me bastante :lol: tinha de partilhar esta experiência aqui no fórum.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e dahon

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Há uma grande probabilidade de ser um efeito orográfico, mas como não conheço o local não me aventuro a afirmar... Tem algum ponto convergente de vento na encosta?

Se reparares no marcador do Google Earth o vento estava alinhado com um vale bem inclinado e quase sem árvores, nós estávamos no topo do vale cá em cima perto da beirinha da encosta.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa