Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2017

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
@Orion um amigo meu abordou-me pelo manseger do Facebook que na zona de São Roque PDL hove mais ou menos à meia hora um episódio de vento muito forte e contínuo, apercebeste-te conta de alguma coisa por aí?
Disse também que voaram algumas telhas


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Vivo junto às praias do pópulo (São Roque), +- pelas 22h do nada veio uma ventania mesmo muito forte de sul acompanhada de chuva durante uns minutos (naquela casa nunca ouvi algo assim)..a primeira coisa que me veio à cabeça foi um downburst.

Foi mesmo intenso durante aqueles minutos..ainda olhei para a rua, mas só vi árvores a mexerem intensamente. Vi uns galhos caídos mas nada de grandes estragos.
 
Última edição:


W

Windmill

Fogo!
Vocês em São Miguel apanham sempre com quase tudo em termos de ocorrência...:eek:
Por aqui foi mesmo uma tristeza típica... nada que se compare por aí.
Além do vento forte e da chuva, houve também aqui uma descida das temperaturas. Nada que n seja normal nessa altura do ano.
Agora, animação que é boa, nem vê la ...:sono:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
O problema reside em persistentemente designar como tornados todos - ou quase todos - os danos associados a vento. A negrito assinalei a opção mais plausível.

Vento forte provoca danos em 50 campas cemitério de Ponta Delgada

O coordenador da Proteção Civil do município de Ponta Delgada, Pedro Azevedo, referiu que, após a avaliação da situação, ficou a ideia de que possa ter havido um “pequeno tornado que provocou a queda de uma árvore que colapsou para cima de diversas campas e o próprio vento também provocou alguns danos na estrutura” de várias campas.

---

O diretor da delegação regional dos Açores do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Diamantino Henriques, admitiu a hipótese de ter ocorrido “um evento de vento extremo”.

“Não temos para já um sistema de deteção com uma resolução tão elevada que possa detetar esses fenómenos que são muitíssimo localizados. Por outro lado, a situação meteorológica que poderá ter causado esta situação, era uma situação que já estávamos a acompanhar, tínhamos um aviso amarelo em vigor. Estava prevista precipitação intensa e vento forte, mas não prevíamos situações para ocorrências de tornados”, esclareceu Diamantino Henriques.

Segundo o responsável pelo IPMA nos Açores, não será possível identificar se se tratou de um tornado, tendo em conta que já foram feitos trabalhos de limpeza no local e as fotografias que circulam nas redes sociais “não são muito esclarecedoras em relação à extensão e orientação dos destroços”.

Diamantino Henriques informou que as rajadas de vento não provocariam estragos desta natureza, sendo que foi registada uma na ordem dos 92 km/hora.

“Pode ter sido um outro evento associado à precipitação intensa, em que pode haver um escoamento preferencial numa determinada direção e quando isso acontece a destruição pode ser semelhante a um tornado”, referiu.
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
O problema reside em persistentemente designar como tornados todos - ou quase todos - os danos associados a vento. A negrito assinalei a opção mais plausível.
....

Não sei se é relevante, mas o cemitério de São Roque e a minha casa ficam em linha recta a uma distância de 300-400m, sendo a minha casa a sul, penso que o que passou na minha casa (vento muito forte acompanhado de chuva durante uns minutos) esteja relacionado com o que ocorreu no cemitério.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Fugindo um ponto ao tópico mas aqui é mais relevante...


tTLc6qL.png


Infelizmente o relatório não entra em detalhe. Pessoalmente estou intrigado com algumas classificações, especialmente o vermelho nos transportes. Acho que o 'verde' no turismo é óbvio. Já não partilho a mesma opinião para o 'verde' na energia. Pode até vir mais sol mas as nuvens vão sempre dificultar o investimento em painés. Além de que se o anticiclone ficar ainda mais casmurro lá se vai a eólica, 2ª renovável mais importante depois da geotérmica.
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,973
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Bom Dia

Por aqui tivemos um início de dia engraçado. Por volta das 06:00 tivemos alguns aguaceiros mas depois veio o sol com boas abertas. No momento em que escrevo este post o tempo parece querer fechar outra vez com algumas nuvens ameaçadoras no ar. Também já ouvi falar do cenário que o @Hazores descreveu ... Aguardemos por mais notícias e pelo nowcasting para ver se o mau tempo severo de que se fala vai de facto acontecer ou não.
 
W

Windmill

Esta noite aqui pela Graciosa tivemos muita ventania soprada por aguaceiros pontualmente fortes.
Neste momento temos alternância de períodos de sol, com períodos mais encobertos e acompanhados com aguaceiros.
A temperatura também desceu. Mantenho uma máxima de 14. C
O vento continua a soprar forte, mas parece me que o pior será na 4 e 5 feira. Estima se que a ondulação por cá vai bater bem. São esperadas vagas de 11 metros aqui na zona noroeste onde me encontro.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sinceramente não vejo nada de muito interessante para os próximos dias a não ser a ondulação. De resto deve surgir alguns avisos amarelos para vento relativo à rajada. Isto se os sistemas se mantiverem como está previsto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,689
Local
AGH,terceira,açores
Sinceramente não vejo nada de muito interessante para os próximos dias a não ser a ondulação. De resto deve surgir alguns avisos amarelos para vento relativo à rajada. Isto se os sistemas se mantiverem como está previsto.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sim estava a referir-me principalmente à ondulação, a qual deve ser bem significativa em algumas ilhas...
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa
W

Windmill

Previsão de vento e agitação marítima forte para os Açores (01 a 02 de fevereiro de 2017)

Uma depressão frontal a noroeste do arquipélago, com deslocamento para leste, deverá desenvolver ventos com força de furacão e ondulação forte que se deverá propagar para a região do Arquipélago dos Açores, afectando principalmente as costas expostas a norte, noroeste e oeste das ilhas mais a norte (Corvo, Flores e Graciosa).
Esta situação afectará inicialmente as ilhas do Grupo Ocidental, especialmente entre as 05h de quarta-feira (dia 1 de fevereiro) e as 18h de quinta-feira (dia 2 de fevereiro), com ondas noroeste que poderão atingir 12 m de altura significativa e uma onda máxima de 21 m. O vento será de oeste muito forte (65-75 km/h) com rajadas até 110 km/h, entre as 11h e as 23h de quarta-feira.
Para o Grupo Central, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 11h de quarta-feira e as 11h de quinta-feira, com ondas noroeste até 10 m de altura significativa e uma onda máxima de 19 m. O vento será de oeste muito forte (65-75 km/h) com rajadas até 100 km/h, entre as 14h e as 20h de quarta-feira.
Para as ilhas do Grupo Oriental, o período mais crítico deverá ocorrer entre as 20h de quarta-feira dia 1 e as 11h de quinta-feira, com ondas noroeste de 8 a 9 m de altura significativa.
Devido à incerteza inerente às previsões numéricas, a interpretação destes resultados deverá ser feita com cautela, sobretudo em situações extremas como esta. Assim, recomenda-se o acompanhamento dos avisos meteorológicos que serão emitidos de acordo com os critérios e com a antecedência acordada com as autoridades de Protecção Civil.

https://www.facebook.com/dra.ipma.pt/
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
ACTUALIZAÇÃO:
Ondas podem atingir os 20 metros. É o primeiro grande temporal do ano

31 jan, 2017 - 08:13

Foi emitido o aviso vermelho para sete ilhas dos Açores. A Marinha aconselha medidas de prevenção e que se evitem passeios a beira mar.

Foto: Epa

A costa portuguesa vai estar em aviso laranja, o segundo mais grave, a partir das 12h00 de quinta-feira por causa da forte agitação marítima, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Todo o litoral do continente estará em aviso devido às ondas de noroeste, que podem atingir os 12 a 14 metros de altura. Já nos Açores podem chegar aos 20.

Este aviso começa por ser amarelo a partir das 8h00 de quinta-feira e passa a laranja pelas 12h00, prolongando-se até às 6h00 de sexta-feira.

O IPMA emitiu um aviso vermelho, que corresponde a uma situação meteorológica de risco extremo, para sete ilhas dos Açores, onde as ondas podem chegar aos 20 metros.

Este aviso vigora nas ilhas do grupo ocidental, Corvo e Flores, entre as 11h00 de quarta-feira e as 2h00 de quinta-feira (mais uma hora em Lisboa), sendo que a altura máxima das ondas pode atingir os 20 metros.

Também foi emitido um aviso vermelho devido à agitação marítima para as ilhas do grupo central dos Açores - Faial, Pico, Terceira, São Jorge e Graciosa - entre as 17h00 de quarta-feira e as 2h00 de quinta-feira, sendo que a altura máxima da onda pode chegar aos 18 metros.

As ilhas do Corvo e das Flores vão estar ainda sob aviso laranja, entre as 5h00 e as 11h00 de quarta-feira, igualmente para agitação marítima, e entre as 5h00 e as 20h00 de quarta-feira, para vento.


O IPMA colocou ainda em aviso amarelo a costa norte da ilha da Madeira a partir das 15h00 de quinta-feira, igualmente devido à agitação marítima, com ondas de noroeste de quatro a cinco metros, tal como em toda a ilha de Porto Santo. Este aviso prolonga-se até às 7h00 de sexta-feira.
http://rr.sapo.pt/noticia/74789/ond...rimeiro_grande_temporal_do_ano?utm_source=rss
 

lcs

Cirrus
Registo
7 Dez 2016
Mensagens
27
Local
Lajes das Flores
Boas,

Aqui pela Ilha das Flores, ainda não se vislumbra ondas de 20 metros, o mar estava com pequena ondulação na costa NE, na costa norte da ilha estava a chover, e vento com rajadas significativas, nas zonas mais altas acima dos 500 metros estava um nevoeiro fechado.
LS