É uma pena ter acontecido isto... Fiquemos à espera do relatório do acontecimento, bem como dos relatos dos acidentados, mas parece que há aqui potenciais fatores:
-previsão de ondas noroeste de 3 a 5 metros, com aviso amarelo de mar
-exposição da zona do porto da Madalena a vagas de noroeste/norte
-dimensão/inércia do Mestre Simão, comparativamente com mais pequenos como o Cruzeiro do Canal
-greve de 2 semanas dos marinheiros e outro pessoal (não sei com que obrigações teve de ser feita esta viagem de modo a compensar outras possíveis não realizadas)
-(terá havido alguma corrente interior no porto devido à construção do novo cais?)
Espero que seja tudo esclarecido... já em São Roque, há uns tempos, houve a questão do cabeço de amarração, que se quebrou devido ao mau tempo.
Sabemos que ambos os portos do Pico estão expostos a mar severo muitas vezes no inverno, e sabemos também que com os novos barcos isto devia melhorar. E sabemos ainda que são arriscadas muitas vezes viagens sob condições de mar muito adversas (e ainda mais adversas).
E, acima de tudo, esperemos pelas conclusões.
Foi uma sorte ter sido dentro do porto, porque senão os acidentados poderiam ter sido vítimas com ferimentos.