Boa tarde! Sigo com céu muito nublado e vento fraco de Sudeste. Durante o dia de ontem, o céu esteve encoberto e caíram alguns aguaceiros fracos. Continuação de um bom domingo.
Isto está correto? É muita precipitação para o Grupo Ocidental... Chuva forte na Ilha das Flores! EDIT: Esta é a run das 00z, pelo que a mais recente run, a das 12z, coloca muito menos precipitação do que a que está modelada abaixo. Peço desculpa pelo "alarmismo".
Deixa vir. Precisamos dela O meu palpite é que ela não vai passar do canal ocidental em frente devido à crista...
Pois precisamos... O problema é esse, o poder do anticiclone! Nunca chega nada às ilhas orientais, que bem precisam de uma "rega".
Esqueci-me desse pormenor, de ver qual era a run... Obrigado Duarte Sousa. Estava a ver que era muita precipitação...
Nem ás orientais e nem às centrais! Desta vez serão apenas os florentinos e os corvinos a serem os mais beneficiados. As restantes infelizmente vão ter de esperar mais um pouco.
Ah sim, as centrais também. Atenção a uma coisa... A run que eu postei é a run das 00z, pelo que a mais recente run, a das 12z, coloca muito menos precipitação do que a que está modelada na anterior. Por isso as ilhas ocidentais já não vão levar com muita chuva comparativamente àquela que a run das 00z apontava...
Seja como for, eles vão ter ÁGUA! Coisa que as outras 7 ilhas vão ter de esperar um pouco mais para a frente. Mas já dizem por aí que em Agosto e no final da estação, o arquipélago vai ter bons fluxos extratropicais. Vamos aguardar por isso. Mas parece que há qualquer coisa modelada para o central e oriental já para o fim desta semana. Ao menos isso
Quanto às previsões a longo prazo não confio muito... Se vier chuva para o fim-de-semana, decerto que as ilhas vão "agradecer".
Vamos aguardar. Ontem por exemplo até fiquei admirado com o aguaceiro. Ninguém dava por ele... pena ter sido fraco...
Boa tarde! Sigo com céu encoberto e vento fraco de Sudeste. Está em vigor um Alerta Amarelo para o Grupo Ocidental para precipitação pontualmente forte. Continuação de uma boa segunda-feira.
E para a Madeira existe alguma coisa de interessante prevista para os próximos dias? Para já não vejo nada de especial.