Li que o El Niño este ano vai fazer com que a temporada de furações seja menos intensa, ou seja menos furações... mas se algum vier para os Açores pode ser feio, é isso?!
Sim, e leste bem, possível resultado disso é a NAO (north Atlantic oscillation) negativa, (diferença de pressão do AA e as baixas pressões da Islândia).
Isto conjugado com o fraco AA, a proximidade de águas próximas da temperatura ideal para o desenvolvimento positivo de tempestades tropicais.
Portanto, se observarmos a imagem, podemos ver claramente que a mancha de 26°c estende-se em crista até as proximidades dos Açores, ao contrário da costa de África tropical onde a temperatura não é a ideal para o desenvolvimento, só mesmo na área de ITCZ esse valor é ideal.
Com isto, poderá haver uma deslocalização das tempestades, caso a NAO persista negativa e as SST a aumentar na nossa direcção, a probabilidade de sermos atingidos por um sistema mais forte é real!
O que são as condições ideais:
Agua igual, ou superior a 26°c

Ar quente e húmido + zonas convectivas

Ventos convergentes

Isto tudo somado = a baixa pressão/instabilidade.
Quanto mais rápido se der as trocas de ar, entre o ar quente e húmido da superfície e ar frio e seco em altitude, maior a Velocidade de circulação, logo maiores os ventos de superfície.
Para que as condições não sejam as ideais, basta tirar um elo dos acima mencionados.
A base é aquela.
Claro que existem outros fatores, mas de grosso modo é isto.
Logo, se a temperatura aumentar, a probabilidade também. Não quer dizer que irá acontecer obrigatoriamente, pelo menos eu dispensaria de todo!
Edit: correção de alguns erros.