Cada vez mais me apercebo que já não há verões ou invernos como dantes nos Açores.
Ainda ontem e antes de ontem, com a temperatura que se sentiu por aqui, minha avó com idade já bastante avançada, falou-me que um Verão normal nos Açores (há décadas atrás) tinha de ter sempre consigo chuva, (secas não haviam e nem se ouvia falar aqui nas ilhas) e apresentava-se quase sempre nublado e fresco.
Dias de céu limpo e quentes, com temperaturas a beirar os 30º C eram uma extrema raridade.
Hoje, cada vez mais, me apercebo que o mais frequente é exactamente o contrário.
O clima por cá já não é mais o mesmo.
Mudou a sociedade, mudaram as mentalidades, mudaram os valores, mudou o sistema, e até o próprio clima mudou. Já nada é o mesmo.
Desculpem o desabafo, mas hoje, a realidade actual dói e de que maneira.
Basta ver as ilhas no Google maps e fazerem a comparação com fotos de anos anteriores.
Até o próprio verde nas ilhas mudou, de Santa Maria ao Corvo![]()
Há relatos de secas extremas nos Açores. Isso já foi falado neste fórum, este ano.
houve fome e morte entre os animais e população, a qual por vezes teve de recorrer às raízes de fetos para sobreviver.
Não nos esqueçamos que este ano. É ano de El niño muito positivo. Possivelmente será um "super El niño" segundo alguns especialistas. E este ano também está a ser marcado por uma "la niña" negativa... Portanto, este ano de normal, já não tem nada desde que começou... Acredito que haverá mais dois recordes batidos este verão! Um deles será a temperatura do ar, o outro será a temperatura do mar. Para esta última, já não deve faltar muito...
Em princípio, esta semana terei algumas leituras de temperatura da água em alguns locais.
A média, já anda na casa dos 25°, e para ajudar a empurrar a massa de água mais para cá, está a própria circulação do AA...
A última SST disponível é a de dia 25, e fiquei perplexo pela proximidade que os 28° se encontra,há um pequeno spot bem próximo de nós... Estou curioso para ver a nova atualização!!!
Seguem as imagens
![]()
![]()
As SST estão uma fornalha autêntica pelas proximidades!
Possível entrada de espécies marítimas pouco comuns por estes lados.
Creio que cá, na praia de Porto Pim, já há uma alga intrusa... Mas ainda terei que confirmar isso com um biólogo conhecido.
Queres dizer que isso é cíclico?
Sim e não. Sim, há oscilações. Não, está-se a ir para um 'novo normal'. Os próprios meteorologistas cá do sítio estão surpreendidos com a queda mais rápida da precipitação do que o previsto. O futuro para os Açores é tornar-se mais seco e mais quente. Esse sim é novo normal.
http://www.rtp.pt/acores/sociedade/...roximar-se-do-clima-mediterranico-video_22571
O cenário só seria diferente se o anticiclone ficasse trancado a sudeste dos Açores trazendo ar quente do golfo. Depois juntando o ar frio de norte e aí teríamos umas boas épocas de tormentas. IlusõesComo escrevi, este verão está a ser normal no aspeto quando comparando com o do ano passado.
Mas, os Açores ficam tão distantes do mediterrâneo. Não seria mais lógico, a Madeira e as Canárias terem alguma proximidade ou semelhança com esse tipo de clima (pela sua proximidade aos continentes) do que os Açores?
Mas se é esse cenário apocalíptico que os meteorologistas prevêm, vamos ter SÉRIOS problemas ao nível do consumo e racionamento de água potável.
Mas, os Açores ficam tão distantes do mediterrâneo.
Um anticiclone forte aquece o ar baixando a humidade relativa. Dias limpos inevitavelmente são mais comuns. Depois depende da posição. Umas ilhas podem receber ar mais húmido (especialmente o G. Ocidental) e as outras sofrem com o ar persistentemente seco (especialmente o G. Oriental).
A médio prazo é possível que os Açores se assemelhem ao arquipélago da Madeira. As ilhas orograficamente mais altas retêm alguma cor verde. As restantes ficam tendencialmente amareladas.
Depende. Se for um clima mediterrâneo não é muito mau entre os maus cenários. Pior mesmo é se o anticiclone ficar trancado de forma semi-permanente perto dos Açores quer no Verão quer no Inverno (como foi o inverno passado). Aí sim, a mudança de clima será muito mais drástica e rápida. Infelizmente, e tendo em conta a quebra na chuva que se assistiu na última década, o que acabei de escrever poderá não ser assim tão descabido.
Dia 26, @Orion a tua imagem sei que é de dia 26, mas não consigo perceber bem, o contraste é demasiado ténue para eu perceber lol, por isso vou por esta
![]()
A área de 28°c corresponde claramente á zona central do anticiclone a qual está a calmaria e a forte insolação... Vista de satélite é uma área totalmente ausente de nebulosidade.
@Orion mas, o que leva um anticiclone a ficar mais forte e centrado por mais tempo no arquipélago?
Tem alguma coisa a ver com a mudança da corrente do Golfo como já ouvi dizer por aí?
Faço a pergunta porque antigamente os anticiclones normalmente não costumavam ficar tanto tempo estacionários no mesmo sitio, e muito menos no Inverno, daí que até há 20 anos atrás, as estações do ano eram bem melhor definidas do que agora.
A circulação atmosférica está toda trocada. Não só aqui como parece que também no planeta inteiro.
Está previsto aumentar mais?
Que possíveis consequências poderão advir daí?