Seguimento Açores e Madeira - Julho 2023

Obviamente que há desvantagens em incluir as 2 ilhas por omissão. StM dificilmente terá precipitação relevante.
O mesmo acontece no grupo central.
Muitas vezes o IPMA emite um qualquer aviso para o grupo inteiro, e só chove em duas ou 3 ilhas e de forma desigual.
Por isso sempre fui a favor da emissão de avisos ou alertas por ilhas, e não por grupos.
O Arquipélago é grande de uma Ponta à outra. Colocar todas as ilhas no mesmo saco é que é um erro.
Toda a gente sabe por exemplo, que chove mais nas Flores que no Corvo, que chove mais no Faial do que na Graciosa, que chove mais em São Miguel do que em Santa Maria.... etcetera etcetera.....

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Os avisos terão de ter igualmente em conta qualquer imprevisibilidade dos modelos que foram até então previstos.
Nos Açores infelizmente a maior parte dos avisos peca por excesso em algumas ilhas, e por defeito noutras.
Face a esta imprevisibilidade , o aviso mantém se, mas a chuva tarda.. ou nem chegará.!
É a tal história do Pedro e do Lobo.. vai haver um dia que as pessoas não levarão os avisos a sério... E quando for mesmo a sério e ninguém fizer caso, vão ser apanhadas desprevenidas...

Aqui tem chovido o dia inteiro…

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Precipitação a aumentar nos Grupos Ocidental e Central:

qmA0Qe2.jpg

m8QMozz.png

HR nos 100% e 21,2ºC na Horta, é sufocante.

Vento no Corvo aumentou significativamente nas últimas horas:

z9fJ4iv.png

Pressão em queda rápida no Grupo Ocidental, moderada no Central:
oWfGCuX.gif

Filme das últimas 49 horas do radar:

Última edição:
Boas pessoal ...

Por aqui temos tido durante toda a tarde a queda de chuva fraca mas agora para o final de tarde temos chuva com mais intensidade apesar de ainda moderada por Angra do Heroísmo ...

Impressionante a humidade por aqui ...

Parece que precisamos de guelras para respirar ...

Aqui igual... Muito bafo e pela minha zona até agora nem uma pinga..

O tempo está "amassagado", como se costumo dizer por cá.

O aviso, porém continua.

Só queria que chovesse bem essa noite... poupava me trabalho para aguar a quinta

A frente quente ainda não passou da Graciosa:

Z1jE2vd.png

P6T4EE9.png

1011,0 hPa no aeródromo das Flores, foi a pressão mais baixa registada à passagem do centro perto do Grupo Ocidental (a sul). :unsure:

Chuva forte na última hora nas Flores, acumulado do dia em 41,1 mm, sendo 16,4 mm em 40 minutos até às 21:00.

Edição: 1010,8 hPa e 45,0mm/dia (20,3mm/50 minutos). E parece-me que o centro afinal ainda vai passar mais próximo.

Última edição: