Seguimento Açores e Madeira - Julho 2023

Boas ... por aqui continuamos com o capacete mas sem chuva pelo menos significativa por agora ...

Estamos na já referida sauna e é mesmo muito complicado fazer seja o que for nestas condições ...

Tenho relatos de amigos que aqui em Angra ficaram com alguns estragos em casa devido ao vendaval que acometeu a cidade ...

Estão em reparações e parece que choveu muito na madrugada apesar de eu não ter ouvido nada pois estava em sono profundo ...

Polo que me apercebi, hoje ainda não houve nenhum voo a aterrar no Aeroporto do Pico.
Os voos estão a divergir para o Aeroporto da Horta. Provavelmente devido aos ventos de montanha.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

@Pico da Vara espero honestamente que tenha chegado alguma chuva aí para que as tuas aromáticas fiquem bem regadas

Aqui pela Terceira, encontro-me com a terra encharcada e as aromáticas bem tratadas. Desde ontem à noite que chove, com maior ou menor intensidade, mas de forma praticamente constante. De momento, aguaceiros fracos.

Dia de humidade sufocante. Como já ouvi hoje, "Nem há ar para respirar".

A preocupação maior entre o povo:
- "Será que o tempo ainda abre antes da tourada às 18h?"

Não tenho grande esperança.

Um abraço a todos.

Pressão mínima cerca das 11:00, 1005,7 hPa nas Flores. Cerca das 12:00, o vento que se tinha mantido em geral fraco do quadrante Sul, rodou meia volta para Norte.
As rajadas mais fortes não foram além dos 25 Km/h (14 nós), o que faz pensar que o centro terá passado praticamente pelo Grupo Ocidental.
O acumulado de 25,7 mm ficou terminado à hora da rotação do vento.

Às 12:00 o NWS/NCEP ainda assinalava 1004 hPa, enquanto o MetOffice tinha 1005 hPa tendo passado pelos 1004hPa às 6:00.
A trajectória do centro é para Leste nestas primeiras 6 horas, levando-o para mais perto do Grupo Central:

3EZKqkN.png

Corvo acumula hoje até agora 40,2 mm, mas terminou a precipitação cerca das 11:00. Vento manteve-se fraco ou moderado.

No Grupo Central especialmente, mantém-se o vento de sul intenso, aliado ao ambiente sufocante de HR em geral acima dos 90% e até aos 100%.
A pressão continua em descida à aproximação do centro.

BeTF90b.png

gokzVsq.jpg

Última edição:
1009,9 hPa no aeroporto da Horta; 1009,3 hPa no observatório. Descida muito lenta ou estável. Vento Sudoeste moderado, rajadas até cerca de 40 Km/h.

1012,0 hPa em Angra do Heroísmo. Descida lenta. Vento de Sul moderado a forte com rajadas, máxima 72 Km/h.

1009,0 hPa na Graciosa, a estabilizar. Vento moderado de Sudoeste, rajadas fortes até 50 Km/h especialmente na última meia hora à volta do mínimo da pressão.

Última edição: