Não vi esses valores lá.. poderá ter sido erro e entretanto corrigido, ou então poderás ter confundido com outros valores como a humidade... Precipitação hoje nas Flores:
boa tarde, estive a fazer algumas contas com os dados do climaat da EMA da terra-chã e cheguei ao seguinte em termos de precipitação: Ano 2010: 231,8 mm Ano 2009: 5,2 mm Ano 2008: 41,0 mm Ano 2007: 7,0 mm Ano 2006: 23,8 mm acho que não é díficil tirar conclusões! então cada um que tire a sua. só digo uma coisa este ano a precipitação tem sido demais...
Boa tarde, Sigo com céu pouco nublado 20,6ºC e 79%HR 1017hpa Min 13,8ºC Max 21,1ºC Mais a sul, nas ilhas Canárias, Las Palmas em Gran Canária chega aos 37ºC
tens razão, como fiz o post à pressa não expliquei o que era. o dados que apresentei Ano 2010: 231,8 mm Ano 2009: 5,2 mm Ano 2008: 41,0 mm Ano 2007: 7,0 mm Ano 2006: 23,8 mm referem-se à precipitação acumulada dos meses de Maio, na EMA da terra-chã, lha tereira, nos últimos 5 anos.
O SAL (Saharan Air Layer) volta e meia também chega aos Açores. Acho que ainda o ano passado chegou mas muito fraco, penso que em Março. Por vezes é visível até às Caraíbas ou mesmo Florida. Nos Açores, grupo oriental, uma bastante significativa foi a de 1 Novembro de 1998 1 de Novembro de 1998
Super interessante mesmo! Sempre fui fascinado por esse fenómeno atmosférico, (aliás é um dos meus preferidos) mas infelizmente não me recordo em momento nenhum o ano passado isso ter chegado aqui. Até porque não lembro mesmo de a Comunicação Social nos Açores ter feito referência a tal. E muito menos em 1998, uma vez que nessa altura infelizmente não apanhei isso porque não vivia nos Açores na altura. De qualquer das maneiras esses fenómenos atmosféricos são sempre únicos e bonitos de se ver. Então isso deve de atravessar meio Oceano para chegar até aos Açores e mesmo às Caraíbas ou Florida. Espectáculo! As Canárias e Cabo Verde devem de os ter com mais frequência, daí estar interligado com as suas famosas e belas dunas como se de um deserto real se tratasse. Sempre fui fascinado por dunas e desertos e tudo o que se inter-relaciona com isso. Soberbo mesmo! Alguém sabe se existe algum tópico aqui destinado a esse fenómeno ou similares?
Boa noite! Por cá dia de bom tempo com o céu a apresentar periodos de céu muito nublado alterando com boas abertas. Tmin - 15,1ºC Tmax - 22,6ºC Actual: 17,6ºC, 81 % Hr, 1019,4 hpa
Boa noite, Sigo com 16ºC céu limpo 89%HR 1023hpa O dia foi de céu pouco nublado min 13,1ºC max 20,4ºC
Boa noite! Dia céu com boas abertas por vezes até pouco nublado aqui na Lagoa. Tmin - 15,4ºC Tmax - 26,1ºC Actual 19,1ºC, 84% Hr, 1021,4 hpa
Mantêm-se o nevoeiro e os aguaceiros fracos 15,9ºC 100%HR 1023hpa prec. total desde as 0h: 6,8mm Sinóptica amanhã:
Boa noite! Mais um dia bom por aqui, com o céu a apresentar boas abertas, por vezes um pouco mais nublado. Tmin - 17,4ºC Tmax - 23,8ºC Actual 17,4ºC, 86% Hr, 1025 hpa
boa tarde, para mim hoje foi o primeiro dia de verão aqui pela ilha terceira, com uma temperatura agradável (22,4ºC) e o céu praticamente sem nuvens.