Seguimento Açores e Madeira - Junho 2010

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Boas tardes.. Estava eu a ver o quanto tinha chovido na ultima hora nas ilhas dos açores no site do IM quando vou á ilha das Flores e vejo 90mm.. :surprise::surprise::shocking:

Isso será engano ou será que choveu isso tudo ? :confused:

Vão lá e vejam com os vossos proprios olhos..

Não vi esses valores lá.. poderá ter sido erro e entretanto corrigido, ou então poderás ter confundido com outros valores como a humidade...

Precipitação hoje nas Flores:
aerh.gif

boa tarde,

estive a fazer algumas contas com os dados do climaat da EMA da terra-chã e cheguei ao seguinte em termos de precipitação:

Ano 2010: 231,8 mm
Ano 2009: 5,2 mm
Ano 2008: 41,0 mm
Ano 2007: 7,0 mm
Ano 2006: 23,8 mm

acho que não é díficil tirar conclusões!:rolleyes:

então cada um que tire a sua. só digo uma coisa este ano a precipitação tem sido demais...

boa tarde,

estive a fazer algumas contas com os dados do climaat da EMA da terra-chã e cheguei ao seguinte em termos de precipitação:

acho que não é díficil tirar conclusões!:rolleyes:

então cada um que tire a sua. só digo uma coisa este ano a precipitação tem sido demais...

Não percebi muito bem, isso são dados.. anuais, mensais? média?

Não percebi muito bem, isso são dados.. anuais, mensais? média?

tens razão, como fiz o post à pressa não expliquei o que era.

o dados que apresentei

referem-se à precipitação acumulada dos meses de Maio, na EMA da terra-chã, lha tereira, nos últimos 5 anos.

Acho e sempre achei super interessante e fantástico essa vossa sorte em apanharem por vezes areia do deserto de Saara. Deve ser uma experiência e tanto...

Vê se consegues umas boas fotos para mostrar aqui ao ppl. :thumbsup:

O SAL (Saharan Air Layer) volta e meia também chega aos Açores. Acho que ainda o ano passado chegou mas muito fraco, penso que em Março. Por vezes é visível até às Caraíbas ou mesmo Florida.

Nos Açores, grupo oriental, uma bastante significativa foi a de 1 Novembro de 1998

1 de Novembro de 1998

80998080.jpg

25255878.jpg

O SAL (Saharan Air Layer) volta e meia também chega aos Açores. Acho que ainda o ano passado chegou mas muito fraco, penso que em Março. Por vezes é visível até às Caraíbas ou mesmo Florida.

Nos Açores, grupo oriental, uma bastante significativa foi a de 1 Novembro de 1998

1 de Novembro de 1998

80998080.jpg

25255878.jpg

Super interessante mesmo! Sempre fui fascinado por esse fenómeno atmosférico, (aliás é um dos meus preferidos) mas infelizmente não me recordo em momento nenhum o ano passado isso ter chegado aqui. Até porque não lembro mesmo de a Comunicação Social nos Açores ter feito referência a tal. :confused:
E muito menos em 1998, uma vez que nessa altura infelizmente não apanhei isso porque não vivia nos Açores na altura. De qualquer das maneiras esses fenómenos atmosféricos são sempre únicos e bonitos de se ver. Então isso deve de atravessar meio Oceano para chegar até aos Açores e mesmo às Caraíbas ou Florida. Espectáculo! As Canárias e Cabo Verde devem de os ter com mais frequência, daí estar interligado com as suas famosas e belas dunas como se de um deserto real se tratasse. Sempre fui fascinado por dunas e desertos e tudo o que se inter-relaciona com isso. Soberbo mesmo!
Alguém sabe se existe algum tópico aqui destinado a esse fenómeno ou similares?