Seguimento Açores e Madeira - Junho 2012

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boas tardes, por ca ja nao chove a algum tempo, nao sei ao certo a data. Em relacao a reserva de agua, penso que para este ano deveremos ter reservas. Caso nao chova no proximo outono inverno nao sei como será.
Desculpem a escrita estou a sar o tapatalk.

Boa tarde

Obrigado ijv. Não pensava que as coisas por aí estivessem tão más até terem me dito o estado em que a ilha se encontrava mas queria ter mesmo a certeza se não era especulação- Também encontrei este anuncio:

http://online.jornaldamadeira.pt/ar...minuição-de-10-por-cento-nas-reservas-da-ilha

Vamos esperar que chova bastante aí para o vosso arquipélago já que as coisas parece que andam ruins. E nas Canárias também me disseram que está pior.

Abraço e venham melhores dias. Boa sorte!:thumbsup:
 


jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa tarde.
À uns 12 dias choveu uns 3mm pelos meus lados (oeste).
Desde o inicio do ano não nem deve ter chegado aos 60 mm.
10 % de redução dos aquíferos só for a nível regional, porque a oeste já existe nascentes que secaram, coisa que em ano normal nunca acontece.
Um exemplo, na minha freguesia já desde o inicio de Maio que os Bombeiros descarregam 2 vezes por semana, um auto-tanque de 15000 l no tanque de abastecimento de agua potável.
A agua para rega a situação é mais grave, já esta sendo racionada.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa dia,

Aqui na ilha é dramático a seca, aqui não chove desde 02 de Junho quando choveu 3mm, mas de ai mais nada caiu do céu... quem conhece a ilha, nesta altura do ano , a ilha tinha um verde que cegava o olhar, agora nada disso, grande parte da ilha tem tonalidades mais acastanhados e um verde mais morto, a vegetação esta ressentida... desde setembro de 2011 até agora a minha acumulação não chega aos 130mm, os agricultores estão a sofrer com a racionalização das regas das suas culturas, e ainda por cima com culturas do milho na sua reta final devido a proximidade de São João, volta e meia surgem notícias de desentendimentos entre eles.

Já a população geral talvez em agosto teremos novidades enquanto racionalização... com grande pico de chegada de turistas, de certeza haverá alertas para sensibilizar a industria hoteleira e público geral em termos de piscinas , rega de jardins... aliás a minha conta da água disparou nunca paguei acima dos 40€ neste mês foi a 1ª vez fiquei incrédulo...

Resumo dos últimos 30 dias:

Máx: 27ºC
Min: 16,5ºC
Precipitação: 3,4mm

Ultimamente principalmente desde 6ºf para cá o céu se a apresentado limpo, até a chegada do final da tarde que tende chegar nuvens... as máx a rondado os 25ºC-27ºC, quem aproveito para repor o bronzeado, estes dias foram ideias na costa sul da ilha, já no norte é outra história...
 

marco_antonio

Cumulus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
134
Local
funchal
desculpem o off-topic, alex se os governantes fizessem as coisas direitas nao haveria tanta falta de agua ex: lagoa do santo da serra, quanto ao preco da agua isso deve-se a austuridade afinal de contas temos de pagar o buraco feito pelo tio ALBERTO:angry:
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa dia,

Aqui na ilha é dramático a seca, aqui não chove desde 02 de Junho quando choveu 3mm, mas de ai mais nada caiu do céu... quem conhece a ilha, nesta altura do ano , a ilha tinha um verde que cegava o olhar, agora nada disso, grande parte da ilha tem tonalidades mais acastanhados e um verde mais morto, a vegetação esta ressentida... desde setembro de 2011 até agora a minha acumulação não chega aos 130mm, os agricultores estão a sofrer com a racionalização das regas das suas culturas, e ainda por cima com culturas do milho na sua reta final devido a proximidade de São João, volta e meia surgem notícias de desentendimentos entre eles.

Já a população geral talvez em agosto teremos novidades enquanto racionalização... com grande pico de chegada de turistas, de certeza haverá alertas para sensibilizar a industria hoteleira e público geral em termos de piscinas , rega de jardins... aliás a minha conta da água disparou nunca paguei acima dos 40€ neste mês foi a 1ª vez fiquei incrédulo...

Resumo dos últimos 30 dias:

Máx: 27ºC
Min: 16,5ºC
Precipitação: 3,4mm

Ultimamente principalmente desde 6ºf para cá o céu se a apresentado limpo, até a chegada do final da tarde que tende chegar nuvens... as máx a rondado os 25ºC-27ºC, quem aproveito para repor o bronzeado, estes dias foram ideias na costa sul da ilha, já no norte é outra história...

Boa tarde

Então confirma-se o cenário de seca na Madeira?
Pelos vistos o meu amigo não especulou quando disse que viu a ilha da Madeira seca. E calculo que o Porto Santo esteja bem pior.

Incrível como há meses seguidos não chove razoavelmente aí pela Madeira, e pelas previsões as altas pressões não querem sair daí da vossa zona nem tão cedo. Não entendo o porquê tão longo de uma persistencia anormal do anticiclone às vossas latitudes :huh: Não acho que seja normal.

Por aqui não estamos em seca mas também já não tem chovido abundantemente como dantes.

Sigo com céu encoberto, nevoeiro nas zonas altas e um bafo de humidade terrível.

Sigo com 20 º C mas parece mais devido à humidade elevada. Este tempo tinhoso vai continuar nos Açores pelo menos até 6 feira já que no Sábado as previsões dão chuva com uma superficie frontal

Cumprimentos
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Eu pessoalmente não acredito que tenha chovido 20% do normal uma vez que não choveu mesmo quase quase nada cá comparado com o normal...mas os entendidos lá sabem... quanto as nascentes, o cenário não e assim tão catastrófico quanto isso na zona este da ilha pelo menos do meu lado as nascentes continuam a deitar a mesma quantidade de água... os pinheiros estão a secar mas é de doença ( um bicho qualquer que mata os pinheiros) ... a erva tá seca mas também é nesta altura que a erva está seca ,e que começam a ceifar a erva...acho que até agora o cenário não está assim tão catastrófico quanto isso, talvez nalgumas zonas da ilha esteja , mas aqui as árvores ainda estão verdes e tudo mais ou menos normal tirando o excesso de sol... acho que estamos preparados para o verão , o nevoeiro nestes últimos meses tem aparecido na madeira por isso mais agua a ser produzida, hoje está nevoeiro e tudo :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
AÇORES: Proteção Civil: chuva forte em todas as ilhas

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, uma superfície frontal fria com ondulações, poderá provocar precipitação por vezes FORTE em todo o arquipélago. Assim prevê-se:
PARA O GRUPO ORIENTAL: No período entre as 08 horas locais de 16-06-2012 e as 22 horas locais de 16-06-2012 - Precipitação por vezes FORTE.
PARA O GRUPO CENTRAL: No período entre as 08 horas locais de 16-06-2012 e as 22 horas locais de 16-06-2012 - Precipitação por vezes FORTE.
PARA O GRUPO OCIDENTAL: No período entre as 08 horas locais de 16-06-2012 e as 22 horas locais de 16-06-2012 - Precipitação por vezes FORTE.
O SRPCBA recomenda que sejam tomadas todas as precauções habituais em situações desta natureza. Recomenda-se particularmente aos automobilistas que redobrem os cuidados na circulação.

SRPCBA
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
bom dia,

aqui pela zona oeste da ilha terceira choveu entre as 7h e as 8h da manhã, de uma forma moderada, depois o tempo ficou mais do mesmo, nevoeiro até dizer chega, é caso para volta verão (do mês de Janeiro) que estás perdoado....
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde

Períodos de chuva por vezes forte aqui pelas arribanas interiores de S. Miguel.
Disseram me que hoje também deu uma trovoada para os lados da Bretanha.

Acho que isto é para continuar pela noite dentro. Um colega meu do Pico disse me que está a mesma coisa por lá também ou seja é por todo o arquipélago.

Sigo com 22 º C

Cumprimentos
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
E vem aí mais chuva...

IM:

Previsão para 2ª feira, 18 de junho de 2012

GRUPO OCIDENTAL
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, passando a aguaceiros a partir da tarde. Neblinas.
Vento do quadrante sul bonançoso (10/20 km/h), rodando para norte.
GRUPO CENTRAL
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva que poderá ser FORTE a partir da tarde, passando a
aguaceiros.
Vento leste fraco a bonançoso (05/20 km/h), rodando para sul.
GRUPO ORIENTAL
Períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto.
Períodos de chuva a partir da noite que poderá ser FORTE.
Vento nordeste bonançoso (10/20km/h), rodando para sul e tornando-se
moderado (20/30 km/h).

Ontem o aviso foi este mas, pelo menos em PDL, não foi tanto...:

Proteção Civil: precipitação forte nos grupos Central e Oriental (retificada)

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores informa que, segundo o Instituto de Meteorologia, na sequência do aviso anterior, prevê-se:



Para o Grupo Central:

No período entre as 21 horas locais de 16-06-2012 e as 06 horas locais de 17-06-2012

Precipitação por vezes FORTE.



Para o Grupo Oriental:

No período entre as 21 horas locais de 16-06-2012 e as 06 horas locais de 17-06-2012

Precipitação por vezes FORTE.



O SRPCBA recomenda que sejam tomadas as precauções habituais em situações desta natureza.


GaCS/SRPCBA
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
boa noite,

os modelos apontam para um agravamento do estado do tempo para amanhã à tarde, para as ilhas do grupo ocidental, passando durante a noite e inicio da manhã da terça feira no grupo central enquanto o grupo oriental devará ser afectado na terça feira.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde

O aviso amarelo para precipitação e trovoada está válido para o grupo oriental a partir das 18h em diante.

Para o grupo central só está levantado o aviso para precipitação a partir das 17h em diante.

Resumindo chuva forte e trovoada é o que se espera para estes dois grupos hoje ao fim do dia.

Por agora céu encoberto e já choveu mesmo durante a madrugada


Cumprimentos
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite

O aviso da Protecção Civil já foi feito na RTP Açores e Rádios locais para a ocorrência de precipitação pontualmente forte esta noite e madrugada e acompanhadas por Trovoadas frequentes e dispersas para o Grupo Oriental ( S. Miguel, Formigas e Santa Maria).

Soube que hoje durante a tarde choveu por vezes forte em algumas zonas da costa norte de S. Miguel.

Neste momento o céu apresenta cheio de nuvens espessas e o vento sopra de Sueste.

Registo uma temperatura máxima actual de 19 º C

Cumprimentos boa noite