Seguimento Açores e Madeira - Junho 2023

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
48 mms de água precipitável (PWAT).

Aviso amarelo -> 15mms/1h ou 60/12h

Obs -> https://www.aemet.es/es/eltiempo/observacion/ultimosdatos?k=coo&w=0&datos=img&x=h22&f=precipitacion

Lc0SAvU.gif

-> https://www.meteopt.com/forum/topic...adeira-junho-2023.11029/pagina-18#post-895392

É indiferente o valor porque o que escrevi mantém-se. Realidades muito diferentes.

Orografia-da-Ilha-de-S-Miguel-e-localizacao-das-estacoes-climatologicas-e-postos.png

Orografia.jpg

Se não houver acesso, não há nada para limpar. Viva aos túneis -> https://www.madeira.gov.pt//Portals/27/Documentos/RedeViaria/REDEVIARIAREGIONAL_07_2017_PDF_T.pdf

:D

Porém os valores médios anuais do Pico da Vara (ainda que com menores altitudes) rivalizam taco a taco com o Areeiro.
Será devido à latitude geográfica de ambos os Arquipélagos?
Já vi numa tese qualquer (na Biblioteca da Universidade dos Açores) que os valores anuais de pluviosidade do Pico da Vara chegam a ser ligeiramente superiores aos do Areeiro mesmo com menores altitudes.
Ora, isto só se pode explicar pelas latitudes tanto de uma ilha mais a norte e outra mais a Sul.

As Flores por exemplo são muito mais tempestuosas que o resto do Arquipélago, e no entanto chove mais na montanha do Pico e nas serras de São Miguel.
Neste caso a orografia claramente ganha às ilhas com menos altitudes.

É caso para dizer, se a Madeira estivesse à latitude de São Miguel, Pico ou Flores, os valores anuais das suas serras chegariam a ser astronómicos!

Faz sentido o que dizes, porém no interior da ilha de São Miguel (acredito que também em quase todas as ilhas dos Açores) também existem deslizamentos em zonas não povoadas, e que por isso não têm maior impacto.
A serra do Pico da Vara, o vale das Furnas, o "anfiteatro" da Povoação, o lugar da Praia em Água Dalto, a cratera interior das Sete Cidades, Furnas, Caldeirão (Faial) Lagoa do Congro, do Fogo, Lombadas, encostas dos Mosteiros, Faial da Terra, Rocha da Relva, Fajã do Calhau, etcetera, estão fortemente esventradas por desabamentos muito recentes
O problema são alguns povoados que estão em zonas sinalizadas de risco para a população, quer seja nos Açores, quer na Madeira, mas mesmo assim no caso dos Açores, julgo que a orografia das ilhas não explica tudo.
Na Madeira até pode explicar, ( ou não?) mas no caso açoriano, como é que se explica desencadeamentos constantes de vertente sempre que chove um pouco mais além? Isto para não falar dos sismos que volta e meia atingem as ilhas com maior ou menor intensidade.
Há poucos anos em 2010 se não me falha a memória, aconteceu o mesmo nas Flores, e os valores não foram tão astronómicos como os de ontem na Madeira.
É claro que as serras absorvem muito mais as chuvas, mas penso que a natureza dos solos de ambos os Arquipélagos são diferentes, apesar de terem em comum a mesma gênese vulcânica que as originou.

Porque "chove" menos na Madeira?

Porém os valores médios anuais do Pico da Vara (ainda que com menores altitudes) rivalizam taco a taco com o Areeiro.
Será devido à latitude geográfica de ambos os Arquipélagos?
Já vi numa tese qualquer (na Biblioteca da Universidade dos Açores) que os valores anuais de pluviosidade do Pico da Vara chegam a ser ligeiramente superiores aos do Areeiro mesmo com menores altitudes.
Ora, isto só se pode explicar pelas latitudes tanto de uma ilha mais a norte e outra mais a Sul.

As Flores por exemplo são muito mais tempestuosas que o resto do Arquipélago, e no entanto chove mais na montanha do Pico e nas serras de São Miguel.
Neste caso a orografia claramente ganha às ilhas com menos altitudes.

É caso para dizer, se a Madeira estivesse à latitude de São Miguel, Pico ou Flores, os valores anuais das suas serras chegariam a ser astronómicos!

Latitude... e longitude.

Reunião dificilmente teria alguns recordes se ao invés de estar perto de Madagáscar, estivesse ao largo (oeste) da Austrália.

reunion-physical-map.jpg

Última edição:
Porque "chove" menos na Madeira?

Latitude... e longitude.

Reunião dificilmente teria alguns recordes se ao invés de estar perto de Madagáscar, estivesse ao largo (oeste) da Austrália.

reunion-physical-map.jpg

@Orion
Foi precisamente essa a minha confusão!
Choveu muito menos nos Acores, e no entanto, ocorreram igualmente movimentos de vertente. Aqui não é preciso chover muito para haver ocorrências.
Se no nosso caso não é da orografia nem da precipitação, só pode ser da natureza geológica dos solos obviamente!

E sim, concordo! A distribuição da precipitação tem a ver claramente com a latitude de ambos os Arquipélagos.
A Madeira se estivesse maís pertinho dos Açores e mais afastada dos continentes teria um clima ainda mais chuvoso, isso é de caras!

Do mesmo modo tal como as Flores, Faial, Pico, Terceira ou São Miguel no lugar da Madeira teriam outro tipo de clima, ainda que com cariz Atlântico. Quiçá mais seco ou até árido!

A Madeira estando mais a Sul é mais vezes brindada com a ocorrência do elemento branco no Inverno que os Acores, tudo por causa da sua orografia.
O Porto Santo é um bom exemplo contrastando com a Madeira. É quente, árido, e sêco.
Em relação à precipitação e aos ventos quando comparada com os Acores, aí o caso já muda de figura... salvo estes eventos pontuais de chuvas excessivas.

Última edição:
Choveu muito menos nos Acores, e no entanto, ocorreram igualmente movimentos de vertente. Aqui não é preciso chover muito para haver ocorrências.

Porque como - tipicamente - chove mais vezes há menor capacidade de absorção?

Na Madeira a condensação orográfica da corrente de norte é essencial. Contribui para os acumulados mas nem tanto para a saturação dos solos -> https://www.researchgate.net/publication/228623190_Fog_Water_Collection_in_Madeira_Island_Portugal

Maio não foi propriamente seco -> https://www.meteopt.com/forum/topic...-madeira-maio-2023.11021/pagina-2#post-894315

Última edição:
Faz sentido o que dizes, porém no interior da ilha de São Miguel (acredito que também em quase todas as ilhas dos Açores) também existem deslizamentos em zonas não povoadas, e que por isso não têm maior impacto.
A serra do Pico da Vara, o vale das Furnas, o "anfiteatro" da Povoação, o lugar da Praia em Água Dalto, a cratera interior das Sete Cidades, Furnas, Caldeirão (Faial) Lagoa do Congro, do Fogo, Lombadas, encostas dos Mosteiros, Faial da Terra, Rocha da Relva, Fajã do Calhau, etcetera, estão fortemente esventradas por desabamentos muito recentes
O problema são alguns povoados que estão em zonas sinalizadas de risco para a população, quer seja nos Açores, quer na Madeira, mas mesmo assim no caso dos Açores, julgo que a orografia das ilhas não explica tudo.
Na Madeira até pode explicar, ( ou não?) mas no caso açoriano, como é que se explica desencadeamentos constantes de vertente sempre que chove um pouco mais além? Isto para não falar dos sismos que volta e meia atingem as ilhas com maior ou menor intensidade.
Há poucos anos em 2010 se não me falha a memória, aconteceu o mesmo nas Flores, e os valores não foram tão astronómicos como os de ontem na Madeira.
É claro que as serras absorvem muito mais as chuvas, mas penso que a natureza dos solos de ambos os Arquipélagos são diferentes, apesar de terem em comum a mesma gênese vulcânica que as originou.

Eu pouco percebo de geologia e vulcanologia. Empiricamente posso dizer que complexos vulcânicos mais recentes da Madeira (como Porto da Cruz) são as zonas que mais semelhanças têm com algumas ilhas açorianas. Estou a falar do tipo de solo, a cor da própria rocha e da terra. E Porto da Cruz é uma zona problemática relativamente a derrocadas, enxurradas, etc. Mesmo tendo em conta as diferenças vulcanológicas entre as ilhas é possível que a diferença de idades justifique a maior propensão para a instabilidade do sol. De qualquer forma são ilhas vulcânicas pequenas expostas ao clima do Atlântico Norte pelo que os fenómenos erosivos são mais acelerados.

Pode haver informação útil aqui:

Em relação à comparação entre os Picos da Madeira e os dos Açores, a média anual no Areeiro anda à volta de 2000 mm mas tem anos com valores acima de 4000 mm. Os anos extremos estão sempre associados a portentosas entradas de sudoeste. De resto, o histórico de aluviões na ilha mostram que estes são mais frequentes em Março ou Outubro do que nos meses de Inverno. Isto porque estão quase sempre associados a entradas de massa de ar tropical cuja primeira barreira que encontram é a Madeira (Areeiro). Se o Areeiro estivesse nos Açores provavelmente estaria menos sujeito a esta dinâmica (obviamente excluindo as TT's)

Eu pouco percebo de geologia e vulcanologia. Empiricamente posso dizer que complexos vulcânicos mais recentes da Madeira (como Porto da Cruz) são as zonas que mais semelhanças têm com algumas ilhas açorianas. Estou a falar do tipo de solo, a cor da própria rocha e da terra. E Porto da Cruz é uma zona problemática relativamente a derrocadas, enxurradas, etc. Mesmo tendo em conta as diferenças vulcanológicas entre as ilhas é possível que a diferença de idades justifique a maior propensão para a instabilidade do sol. De qualquer forma são ilhas vulcânicas pequenas expostas ao clima do Atlântico Norte pelo que os fenómenos erosivos são mais acelerados.

Em relação à comparação entre os Picos da Madeira e os dos Açores, a média anual no Areeiro anda à volta de 2000 mm mas tem anos com valores acima de 4000 mm. Os anos extremos estão sempre associados a portentosas entradas de sudoeste. De resto, o histórico de aluviões na ilha mostram que estes são mais frequentes em Março ou Outubro do que nos meses de Inverno. Isto porque estão quase sempre associados a entradas de massa de ar tropical cuja primeira barreira que encontram é a Madeira (Areeiro). Se o Areeiro estivesse nos Açores provavelmente estaria menos sujeito a esta dinâmica (obviamente excluindo as TT's)

Exacto, foi o que eu pensei, as idades geológicas poderem explicar uma parte da situação em relação à questão dos solos.
Minha irmã quando esteve na Madeira também relatou o mesmo acerca das semelhanças com o Porto da Cruz em relação à própria tonalidade dos solos e das rochas basálticas.
Supostamente como dizes, cronologicamente será de Idade mais recente.
Santa Maria por exemplo é a ilha mais antiga dos Açores e o tipo de argila e terrenos são outros, até na sua própria tonalidade.
A parte Leste da ilha também é algo propícia a derrocadas devido ao seu acentuado relevo nesta mesma Zona geográfica.
Em todo o caso, também deve depender de outro tipo de variáveis inerentes às próprias realidades quer da Madeira, quer das ilhas açorianas!
Quanto às médias anuais do Areeiro, sinceramente até julgava que eram superiores. Pensei que estariam equilibradas com o Pico da Vara. Claro que isso depende de anos mais ou menos chuvosos. O Pico da Vara tem uma média anual de 4000 mm, se não estou em erro, mas isso, como dizes e muito bem, depende de anos mais chuvosos que outros!
Penso que nas Canárias e em Cabo Verde, o processo é o mesmo, maiores quantidades de chuvas nas serras, dependendo obviamente da sua altitude, mas uma coisa é certa, se a Madeira se localizasse ao nível dos Açores, o Areeiro registaria sem dúvida quantidades absurdas de precipitação!
Basta pensar que se o Pico ou São Miguel se localizassem no lugar das Flores, veriam registos de precipitação ainda superiores aos que já têm.

A média anual do Areeiro anda mais à volta dos 3000 mm, 2939 mm para ser mais exato

Bem, amanhã teremos mais um núcleo depressionario a passar a sul dos Açores e que poderá ter potencial para deixar precipitação forte.
A previsão é que o pior passe a algumas dezenas de kms a sul das ilhas, mas qualquer oscilação mais para norte, poderá trazer episódios de precipitação forte.

O Grupo oriental será hipoteticamente o local onde esta circulação passará mais próxima e com maior potencial para que ocorra chuva forte.

e0af18c5ba4a19a61c9c12a4ae818500.png

02763f33680f05431cb6747217abc67d.gif

O Óscar terá ainda a sua cota de influência neste pequeno núcleo, ditará se será um pouco mais em cima do arquipélago ou se mais a sul.

Vi agora no noticiário das 12h que choveu na Ribeira Quente 140 L m2. :eek:

-> http://www.ivar.azores.gov.pt/notic...to-vertente-isola-ribeira-quente.aspx?IsDlg=1

Novamente, derrocadas 'inesperadas' são inevitáveis quando para além de chover quase todos os dias, não há propriamente uma rede de estações com a densidade suficiente para se ter uma noção das assimetrias nos acumulados. Sabe-se lá quanto verdadeiramente choveu nas redondezas da derrocada, já que a estação das Furnas está rodeada de montanhas.

Há pelo menos 2 estações meteorológicas instaladas em vias rápidas, não fazendo eu a mínima ideia a quem pertencem. Estão em locais bem jeitosos para serem agraciadas com ventania. Pena.

QHtf3N3.png

Última edição:
-> http://www.ivar.azores.gov.pt/notic...to-vertente-isola-ribeira-quente.aspx?IsDlg=1

Novamente, derrocadas 'inesperadas' são inevitáveis quando para além de chover quase todos os dias, não há propriamente uma rede de estações com a densidade suficiente para se ter uma noção das assimetrias nos acumulados. Sabe-se lá quanto verdadeiramente choveu nas redondezas da derrocada, já que a estação das Furnas está rodeada de montanhas.

Há pelo menos 2 estações meteorológicas instaladas em vias rápidas, não fazendo eu a mínima ideia a quem pertencem. Estão em locais bem jeitosos para serem agraciadas com ventania. Pena.

QHtf3N3.png
Ora bem, daí a minha questão que as estações à volta das maiores serras da ilha de São Miguel não falam pelo todo, pois estão situadas a cotas inferiores, e uma diferença de 100/ 200 m já faz mossa...
Toda a gente sabe que chove a triplicar nas serras, mas uma coisa é certa, a ilha da Madeira a nível de rede de estações pluviômetricas está muito mais bem servida que as ilhas dos Açores.
Os acessos até às maiores altitudes madeirenses têm melhores vias de comunicação que grande parte das ilhas açorianas, à excepção de 2 ou 3 ilhas (Terceira, Faial, Santa Maria que me lembre agora assim de cabeça)

Por Falar nisso, há uma estação localizada na via rápida Achada - Feteira mesmo em cima da Ponte. Não sei porque raio está ali, mas os entendidos devem saber explicar melhor que eu.