Seguimento Açores e Madeira - Maio 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aviso amarelo para chuva no G. Central (ainda não está no site oficial):

https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPVVhQbm0tOG5weGdGZkZFLWVMREsxZU8tVGww/view?pref=2&pli=1

Trovoada continuará a ser uma incógnita.

---

O WRF está AROMEsco :D

zZmGLzl.png
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Acabou por não ocorrer atividade elétrica no G. Central a partir das 7h. Precipitações horárias correspondentes a aviso laranja foram registadas por diversas vezes ao longo da madrugada no Faial e no Pico.

O trajeto final do núcleo era muito incerto dada a reduzida dimensão do mesmo. A convecção mais intensa começou a ser gerada a oeste do GC acabando por ficar mais intensa ligeiramente a sul das ilhas. A convecção persistente e concentrada, associada à água precipitável moderada a elevada na atmosfera (>25 mms), possibilitaram a ocorrência dos elevados acumulados. Desconfio que o acumulado da Terceira às 7h (11.5 mms) tenha sido em parte motivado pela orografia. Mas não há uma grande continuidade nas imagens de satélite para confirmar a minha opinião.

A dissipação da convecção ocorreu bastante rápido.

Acontece muito tempo severo no canal entre os grupos ocidental e central. Infelizmente com o radar instalado na Terceira muito dele continuará a passar ao lado do escrutínio. E o que for detetado terá alguma margem de erro devido à distância :p

---

Os próximos dias serão marcados pelo anticiclone que ficará estacionado na sua posição normal para esta altura do ano (sobre os Açores mas ligeiramente a sul. Faltam 2 semanas para o início da época dos furacões.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub e lserpa

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde a todos ...

Estive fora do arquipélago em viagem e queria parabenizar todos os que acompanharam os recentes fenómenos extremos de vento aqui nos Açores pois deixaram relatos fantásticos para quem esteve fora da ilha e quis colocar-se a par da situação ...

Aqui por Angra temos de momento tempo calmo e anticiclónico ...

Saudações a todos ... :)
 
  • Gosto
Reactions: fablept e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O grupo ocidental dos Açores está em aviso amarelo devido à chuva. À frente está associada uma pluma tropical.

A posição atual do anticiclone favorece a passagem de plumas tropicais pelo arquipélago. Amanhã irá ocorrer a passagem de mais uma. Esta terá a particularidade de ter, a sul das ilhas, uma água precipitável acima dos 40 milímetros. O GFS modela o surgimento de uma depressão aberta associada à frente, evento algo semelhante ao que ocorreu há alguns dias (e em que foi lançado um aviso laranja para o G. Central).

Há condições favoráveis a um aviso laranja para chuva no G. Ocidental e com menor probabilidade no G. Central, dependendo isto da posição da depressão:

BT5Md8E.gif


eN19BVq.gif


O GFS insinua que a depressão afetará todas as ilhas. Não há muita convecção geral. Como tal, o aviso amarelo poderá ser geral (excluindo o eventual aviso laranja).

Para domingo, uma depressão em rápido cavamento no Atlântico noroeste deverá trazer uma terceira pluma tropical.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Boa Tarde a todos ...

Por aqui temos tido um dia nublado e com períodos de alguma chuva mas ainda nada com muita intensidade ... Apenas alguns aguaceiros fracos a moderados ... Mas não deixa de ser um bom dia para não sair à rua ... :) Para alem da humidade estar nos píncaros ...

Um bom fim de semana a todos os participantes no Meteo.pt ...
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Imagens da pluma tropical de hoje. Desde as Caraíbas até ao RU:

W5ezDh6l.jpg


yasAGGA.gif


Em termos gerais, e não obstante alguns acumulados interessantes, esta frente não foi nada de especial. Valeu pela sensação térmica desconfortável :hehe:

A forte ciclogénese que irá ocorrer nas próximas 24 a 36 horas irá produzir muita chuva. O pior não afetará o arquipélago. Ainda assim, há que ter atenção à previsão do vento e da ondulação marítima. A frente parece ser intensa o suficiente para a emissão de avisos, incluindo para a chuva (neste momento seria o amarelo).
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
tCmdpZR.gif


oM9WHjg.gif


Por agora só há um aviso para ondulação no G. Ocidental. O IPMA regional provavelmente vai esperar pela saída das 12h para decidir se há emissão de mais avisos.

Como escrevi anteriormente, nas próximas horas a depressão irá gerar quantidades muito grandes de chuva no mar. A forte convecção é notória:

LRLhqSw.gif


Os modelos não concordam na eventual força da frente:

(WRF; chuva em 3 horas)

ZwHV2Hxl.png


BYIE0cu.gif


O GFS modela que, aquando da passagem da frente, o ar mais saturado em altitude (especialmente a 700 hPa) estará concentrado numa fina fina. Como tal, o período em que pode ocorrer chuva moderada a forte não parece ser muito grande.

Para concluir, ontem também escrevi que a pluma tropical chegava ao RU. Lá também houve chuva por vezes forte:

 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
FA6Va6El.jpg


vHGjzSYl.jpg


O GFS modela que, aquando da passagem da frente, o ar mais saturado em altitude (especialmente a 700 hPa) estará concentrado numa fina fina.

Nas duas imagens é possível ver a frente fria (a oeste/sudoeste dos Açores). Muito extensa (desde o ciclone ate às Caraíbas) mas com pouca largura.

O ciclone é muito fotogénico. E intenso também:

7HnbqUP.gif


Animação: http://rammb.cira.colostate.edu/ramsdis/online/loop.asp?data_folder=tropical/tropical_ge_14km_visir2&width=640&height=480&number_of_images_to_display=24

O Hirlam agravou ligeiramente a previsão para o G. Oriental (ainda não vale muito porque ainda falta algum tempo):

7ggMhbX.png
 
Última edição: