Seguimento Açores e Madeira - Março 2009

profgeo

Cumulus
Registo
8 Abr 2008
Mensagens
140
Local
Caniço- Funchal!!!
boa tarde pessoal.... obrigado!!:)

bem por aqui, na costa sul, o sol vai brilhando por entre as nuvens e alguns chuviscos...

pois é o nevoeiro não nos deixa ver nada, mas conseguimos ainda ver alguma "NEVE" nos picos mais altos.

apesar dos fresquinho que se assiste pela madeira, ainda ha quem arrisque ir a praia neste dia hehehe




(LIDO):shocking::cold::lol:
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Apesar do nevoeiro, é perceptível toda a neve que ainda cobre o Pico do Areeiro.

Condições meteorológicas na estação do Areeiro às 17h, com o vento a soprar muito forte de NE.

dwebcamaspx.jpg


MAdeira.jpg



Ainda uma imagem do Pico nos Açores, há instantes. :)
Afinal, e ao contrário do que tinha dito de manhã, parece que ainda há uns resíduos de neve nas paredes a norte do cone vulcânico da ilha.

Pico.jpg
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite.

Por cá dia de céu nublado com algumas abertas. Foi um dia ainda fresco mas com menos frio que os anteriores

Tmin - 13,5ºC
Tmax - 17,3ºC

Dados Actuais:

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
terça-feira, 3 de Março de 2009 21:07:04

Temperature (°C):
Current 14,4
Trend (per hour) -0,2
Average today 14,2
Wind chill 14,4
Heat index 14,4
Dew Point 7,5
Rel Humidity 64%

Wind (km/h):
Current Gust 9,7 WSW
Average Speed 8,5 WNW

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 0,0
Total yesterday 2,4
Total this month 2,4
Total this year 324,9

Pressure (hPa):
Current 1042,7
Trend (per hour) +0,4
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Ainda sobre a neve na Madeira

Romaria à neve no Poiso e Paúl

Foram muitos os madeirenses e turistas que durante todo o dia de ontem se deslocaram, quer ao Poiso quer ao Paúl da Serra, para ver a neve que nos últimos dois dias tem caído com intensidade nas serras da Madeira. Com o acesso ao Pico do Areeiro encerrado à circulação automóvel, dada a concentração de neve na estrada, a opção foi mesmo subir a pé até onde fosse «humanamente possível». De snowboard ou de boia na mão, ou até mesmo um velho caixote, famílias inteiras colocaram-se à mercê do muito frio e da chuva que se fazia sentir em ambos os locais, na ânsia de poder deslizar por alguns instantes pela neve.


Ao final do dia de ontem, apenas duas estradas se mantinham condicionadas ao trânsito. Eram elas a ligação entre o Poiso e o Pico do Areeiro, devido à muita neve acumulada na via, e a estrada entre a Encumeada e a Bica da Cana, nomeadamente, na descida para o Lombo do Mouro, face à ameaça de queda de pedras para a via. No entanto, aqui, foram muitos os que optaram por ignorar o perigo e “furaram” a barreira colocada na estrada, aproveitando o facto de ali não se encontrar ninguém que o impedisse, ao contrário do que acontecia no Poiso, onde foi colocado um elemento das PSP e uma viatura pesada da “Estradas da Madeira” atravessada na via.
Ainda que encerrada a estrada, muitos foram os que deixaram os carros junto à casa de abrigo do Poiso e subir como se de romarias se tratasse até onde fosse «humanamente possível», tal era o frio e a chuva que se fazia sentir. De snowboard na mão, bóia ou até de caixote, tudo servia para deslizar na neve que, nas zonas mais altas, chegava a ter 60 centímetros de altura.
A Madeira assistiu a um dos maiores nevões da última década e ninguém quis perder o fenómeno. Mas, era evidente alguma preocupação, sobretudo por parte da PSP e da Direcção Regional de Florestas.
O agente que se encontrava no local garantiu ao JM que «não há condições de segurança», daí o encerramento da estrada para o Areeiro. «As últimas informações davam conta de que a neve atinge a zona do joelho nas partes mais altas», exemplificou. Por esse motivo, «estamos também a aconselhar as pessoas a não irem até lá acima, se não estiverem equipadas. E até têm compreendido», prosseguiu.
Por parte da Direcção Regional de Florestas, e tendo em conta casos menos felizes ocorridos noutros anos, a ordem foi de encerrar e evitar males maiores. «No passado verificou-se a necessidade de, inclusivamente, mobilizar várias equipas de bombeiros e viaturas para ir à zona do Poiso socorrer automobilistas que estavam atolados», recordou Rocha da Silva.
«São muitos os que se aventuram, ora desprotegidos em termos de vestuário, ora com carros em condições menos próprias. É quase um impulso irresistível. O que é recomendável é que as pessoas tenham sempre bom senso e que avaliem, não só as suas capacidades, mas também as características da viatura em que se fazem transportar», apelou.
Por outro lado, Rocha da Silva alerta para outras situações. «Ir à neve é um apelo à ingestão de álcool e essa situação leva também ao não avaliar das circunstâncias em que as pessoas estão envolvidas. O álcool leva a estados de euforia e, nessa condição, as pessoas metem-se em aventuras que, doutra forma, não fariam».

Guarda florestal ajuda condutor em pânico

Ainda que, até ao momento, apenas se tenham verificado uma ou outra situação pontual, o director regional congratula-se com a forma como os madeirenses têm sabido acatar as ordens das autoridades. Ainda assim, na segunda-feira, na zona do Paúl da Serra, um casal de certa idade teve de ser assistido. «O condutor enervou-se, entrou em pânico e teve que ser um guarda florestal a conduzir a viatura até um local mais apropriado», contou.
Questionado quanto à intensidade de neve que caiu nas últimas horas, Rocha da Silva diz que é significativa, mas não concorda quando alguém diz que “nunca se viu nada igual”. «Já houve outros cenários bem mais evidentes que este», explicou, exemplificando com o sucedido em 1968, 1978,1983 e 1996.
Quanto ao perigo de derrocadas, face à muita chuva que fustigou a Madeira, refere que «estamos atentos», mas sublinha que «toda a gente que anda no terreno tem a obrigação de comunicar e interagir com a Protecção Civil quando detecta alguma situação fora do normal».
A chuva levou também a que muitos dos aterros estivessem ontem encerrados. «Normalmente, quando há estas chuvas persistentes, consideramos que eles não devem funcionar. As terras ficam amolecidas e é difícil a sua compactação», considerou.
De salientar que entre as estradas com restrições está também o acesso às Achadas do Teixeira, em Santana, mais concretamente, a partir do miradouro.


Afinal, a Madeira tem mais para ver

Na madrugada de terça-feira, registou-se novo nevão. No Monte, mais concretamente, no Caminho da Levada dos Tornos, a surpresa foi total para alguns populares que, por volta das 7 horas, à saída das suas casas, se depararam com a neve à porta.
Na casa de abrigo do Poiso, encontramos verdadeiras “romarias familiares” rumo à neve. «Estamos de férias e então aproveitamos para vir ver a neve», contou-nos Cláudia, acompanhada de alguns amigos e a irmã mais nova. «Deixamos o carro aqui no parque e tentamos ir a pé, mas estava muito vento», continuou. Apesar da quantidade de neve, mostrava-se surpreendida com a temperatura. «Pensei que ia estar mais baixa. Já tive aqui situações em que nem conseguia sair do carro».
Agradavelmente surpreendidos estavam Jane e Clive, um casal natural das Midlands, em Inglaterra, mas a residir há cerca de três anos na Madeira. «É absolutamente maravilhoso. Um vizinho e amigo convidou-nos a um passeio até ao Poiso para tomar uma poncha e ver a neve, mas eu não acreditei. É incrível. Pensávamos que conhecíamos a Madeira ao fim de três anos, mas chegamos à conclusão de que, afinal, não a conhecemos», dizia Jane, que já se considera madeirense, ou melhor quase. «Estamos habituados ao vosso clima, ou melhor, pensávamos que estávamos. A verdade é que faz muito frio».
Ao balcão da casa de abrigo, os empregados não tinham mãos a medir. «Os copos de vidro esgotaram. Tivémos de trabalhar com copos de plástico», contou-nos o experiente Vieira.
«A neve começou a cair desde as 7 horas da manhã de segunda-feira. Há muitos anos que não via tanta neve nesta altura do ano», assegura. Enquanto isso, ao lado, os restantes empregados vão preparando a poncha, o cortado, o café de cevada e a açorda.
Por esta altura, entra Elmano Rodrigues, acompanhado da esposa. «Estamos de férias na Madeira. Acabamos de chegar de Jersey. Saímos da neve e viémos para a neve», diz com um sorriso. «Nevou lá na semana passada. Agora, chegámos à Madeira e encontrámos estas lindas condições», prossegue a esposa, após ter confidenciado que estão há 33 anos emigrados.
Sousa Ferreira e Osvaldo Fernandes também não quiseram perder o raro “espectáculo”. «Há pouco mais de duas semanas, viémos cá para ver a neve, mas nada que se compara com o que agora encontramos», afirmam. «Aproveitamos para vir ver neve e com o frio que está, tem que se tomar um copinho. Está muito frio para ir até lá acima. Não trouxemos agasalhos suficientes».
Acompanhado da família, encontramos Nélio, nas traseiras do seu veículo, retirando alguns agasalhos para se aventurar na neve. Antes, há que atestar bem o estômago, com um café bem quente. «Eu pelo menos não tenho memória de ter visto assim tanta neve. E tenho vindo algumas vezes», referiu. A viagem ao Poiso, contou, duraria até às 14 horas. «Temos ali a mulher de um nosso amigo que entra às 15 e por isso, é só para a pequenada ver», explicou, rodeado pelo João e pela Verónica, dois miúdos de 10 e 8 anos, respectivamente, que se vão atingindo mutuamente com bolas de neve.
Ao lado, está Filomena, de 76 anos. «Só este ano, já vim cá três vezes. Mas, tanta neve como agora, nunca tinha visto», garantiu.


Levar a neve aos amigos

Na descida para o Santo da Serra, Marco e Filipa, um simpático casal de bombeiros pararam à beira da estrada para, com a ajuda da filha, erguer um boneco de neve no capô da viatura. Ainda não tinham visto tanta neve como agora, razão que tornava o passeio «mais agradável». «Vamos até casa da família, em Santa Cruz e a seguir para casa mudar a roupa».
Deslumbrado estava também o cunhado e o sobrinho de Eusébio, acabados de chegar da Venezuela. «Vamos tentar ir até onde for possível. E vamos aproveitar para tomar uma ponchinha também».
Pouco depois, encontramos Luis Nóbrega, de 51 anos. Está com um “meio carro” parado à beira da estrada. De pá na mão, começa a encher a carroçaria com neve. «Uns amigos queriam vir, mas estavam a trabalhar e não podiam. Por isso, aproveitei a hora de almoço e vim cá acima buscar neve para levar até eles».


Favas, ervilhas e semilha perdidas por causa do tempo

Depois do Poiso, a nossa viagem prossegue em direcção ao Curral das Freiras, mais concretamente, ao Pico Furão, onde encontramos Manuel Camacho, vindo da fazenda. «Durante a noite de segunda para terça-feira, caiu muito granizo. A terra ficou branca. Para a agricultura, o tempo tem sido uma desgraça. Isto estragou praticamente tudo. Fava, ervilha e semilha. Vamos ter de refazer o trabalho», lamentava, tendo como pano de fundo os picos que rodeiam o Curral, alguns cobertos com alguma neve.
Álvaro Gonçalves também se queixava. «O tempo tem estado sempre frio. Tenho ervilhas plantadas, mas está mais ou menos. Alguma estragou, devido à neve das últimas noites. Mas, para já, os prejuízos não são muitos».
No Bar La Truta, na Seara Velha, ainda na pitoresca freguesia, mata-se o tempo jogando às cartas, mas também se comenta o tempo dos últimos dias. «Há uns 10 anos, caiu muito mais neve, que até os carros ficaram todos parados por aí fora, na estrada antiga», recordou um dos presentes.
Novo périplo leva-nos então para outro destino, desta até ao Paúl da Serra. À passagem pelo planalto, muitos carros parados na berma, mas são poucos os que se aventuram na rua. Um vento forte e a chuva gelada impediam outras aventuras na imensa quantidade de neve que se acumulou no planalto. Lagoas de grandes dimensões cobriam também aquela que é a principal bacia hidrográfica da Região.
À excepção de um ou outro pequeno deslizamento de terras e pedras, José Manuel Ferreira, da empresa Estradas da Madeira confirmou ao JM que a situação era de normalidade.
«Estamos na Boaventura, mas sobretudo, para corrigir situações decorrentes das chuvas da semana passada», informou.

Derrocada provoca encerramento do porto de recreio da Calheta

Uma derrocada, por volta das 16:20 horas, na marginal da vila da Calheta levou à interrupção do trânsito no troço de estrada compreendido entre o cais e o sítio da Serra de Água, tendo algumas das rochas danificado também algumas infraestruturas do porto de recreio da Calheta.
A decisão de encerramento da estrada decorreu após uma avaliação efectuada no local pelos serviços técnicos da Câmara Municipal e do Laboratório Regional de Engenharia Civil. Quanto ao porto, também estará encerrado até garantia técnica de segurança, disse à agência Lusa o responsável da Sociedade Desenvolvimento Ponta Oeste. Paulo Sousa garantiu que os danos são apenas materiais, sendo “significativos” devido à queda de pedras de “alguma dimensão” da
encosta norte do porto daquela localidade que danificou varandins, a lage do andar superior do edifício da recepção, junto à estrada e o passadiço marítimo.
Adiantou que a marina estava cheia, mas que não há conhecimento de danos provocados nas embarcações.
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Boa noite!

Hoje por cá foi mais um dia de céu nublado com abertas e algum frio, principalmente durante a manhã.

Tmin - 14ºC
Tmax - 19,2ºC

Dados Actuais:

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
quarta-feira, 4 de Março de 2009 19:24:00

Temperature (°C):
Current 15,5
Trend (per hour) -0,9
Average today 15,4
Wind chill 15,5
Heat index 15,5
Dew Point 9,0
Rel Humidity 66%

Wind (km/h):
Current Gust 7,2 NW
Average Speed 3,5 NW

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 0,0
Total yesterday 0,0
Total this month 2,4
Total this year 324,9

Pressure (hPa):
Current 1041,6
Trend (per hour) +0,3
 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Agora por aqui as coisas vão assim:

Current data for Santa Cruz- Lagoa, São Miguel Açores
quarta-feira, 4 de Março de 2009 22:13:55

Temperature (°C):
Current 15,0
Trend (per hour) -0,1
Average today 0
Wind chill 15,0
Heat index 15,0
Dew Point 8,5
Rel Humidity 66%

Wind (km/h):
Current Gust 6,1 N
Average Speed 6,1 N

Rainfall (mm):
Current rate 0,0
Last hour 0,0
Total today 0,0
Total yesterday 0,0
Total this month 2,4
Total this year 324,9

Pressure (hPa):
Current 1042,0
Trend (per hour) +0,2
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Interessantes notícias, AnDré. Conheço razoavelmente bem a Madeira, inclusive os seus pontos mais altos, mas nunca com neve. Deve ser um espectáculo:thumbsup:

Infelizmente não conheço mesmo nada das nossas ilhas. Mas hei-de conhecer um dia! :)

Hoje à hora de almoço, apanhei uma boa imagem da webcam da ilha do Pico em que se notava bem a neve nos pontos mais altos.


 

MiguelMinhoto

Cumulonimbus
Registo
25 Jan 2007
Mensagens
2,573
Local
Lagoa - Ilha de S.Miguel Açores
Infelizmente não conheço mesmo nada das nossas ilhas. Mas hei-de conhecer um dia! :)

Hoje à hora de almoço, apanhei uma boa imagem da webcam da ilha do Pico em que se notava bem a neve nos pontos mais altos.



Com o frio que fez nos ultimos dias por cá, era natural a queda de neve no pico, até pensei que a neve por lá tivesse caído a cotas mais baixas