Seguimento Açores e Madeira - Março 2011



jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa Noite.
Acordei com o granizo a bater na janela, e que "pedradas" :eek:
Fui ver o termómetro e surpresa, a mínima mais baixa desde que tenho ele instalado, 6,2 ºc.
Amanha espero ter a "serra branca" :D
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa Noite.
Acordei com o granizo a bater na janela, e que "pedradas" :eek:
Fui ver o termómetro e surpresa, a mínima mais baixa desde que tenho ele instalado, 6,2 ºc.
Amanha espero ter a "serra branca" :D


É verdade a pouco voltei bater o meu record da minha estação desde que esta instalada com 10,4ºC a 2 anos e meio.

Neste preciso momento esta nos 10,8ºC e está a cair aguaceiros fracos que já acumulei 0,2 mm e o vento se intensificou um pouco fazendo subir um pouco a temperatura.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Bom dia, acordei com uma mínima de 9,2ºC o meu record absoluto desde que tenho estação meteorológica, o céu está emaranhado de nuvens, o vento é quase nulo, a temperatura no Arieero as 6h foi de-3ºC, estou desejado sair de casa rumo ao trabalho para ver desde a via rápida a neve.

As cotas de neve devem estar baixas.

Temperatura actual: 9,2ºC
HR: 76%
Precipitação acumulada desde às 00h: 1,1mm
Vento médio de NW 5,6 km/h com uma rajada de 28,8 km/h
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Maior nevão de sempre na ilha :)

É capaz, devido que houve uma conjugação de factores de temperaturas baixas aliado a precipitação com boas acumulações, penso que os picos mais altos no seu lado norte do maciço central e paul da serra deve ter acumulações históricas. Devido que ontem choveu muito bem nas encosta a norte da ilha.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Maior nevão de sempre na ilha :)

Não sei se é o maior de sempre, mas desde que acompanho as webcams da Madeira, é a primeira vez que vejo neve a partir delas.

Encomeada:

encr.jpg



Funchal:
funl.jpg


Se tiverem oportunidade, subam à serra. Deve estar magnifico. ;)

--------------------------


Outra do Funchal, agora com sol:
funor.jpg
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Resgatadas 50 pessoas que ficaram presas pela neve na Madeira
01h02m

Todas as 50 pessoas que ficaram retidas, domingo, nas serras entre o Poiso e o Pico do Areeiro, na Madeira, ao serem surpreendidas pela queda intensa de neve, foram resgatadas sãs e salvas. As viaturas ficaram no local, uma vez que, as condições atmosféricas durante a noite impediram que fosse removidas.

As estradas de acesso às serras na zona Poiso-Pico do Areeiro estão encerradas e várias dezenas de pessoas foram surpreendidas. As viaturas ficaram imobilizadas devido à intensa queda de neve durante a tarde deste domingo.

A neve atingiu cerca de 15 centímetros de altura e foi necessário desencadear uma operação de resgate, que envolveu meios das duas corporações de bombeiros do Funchal, Protecção Civil, Guarda Florestal, PSP e muitos voluntários que responderam ao apelo lançado via SMS, disponibilizando jeeps para transportar as pessoas retidas.

Durante várias horas as equipas percorreram a estrada entre o Pico do Areeiro e o Poiso, no sentido descendente, resgatando primeiro as crianças e mulheres.

Neste momento todas as pessoas retidas já foram retiradas e estão a ser transportadas em camiões do exército.

O responsável pela Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR), Eugénio Mendonça, disse à Agência Lusa que foi prestada assistência a cerca de 50 pessoas.

Quanto às viaturas, tiveram de ser abandonadas na montanha, sendo impossível de momento movê-las devido às condições atmosféricas adversas.

Muitas pessoas deslocaram-se domingo às serras da Madeira para observar e brincar na neve, um espectáculo que é raro na ilha.

Jornal de noticias
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Não sei se é o maior de sempre, mas desde que acompanho as webcams da Madeira, é a primeira vez que vejo neve a partir delas.

Encomeada:

encr.jpg



Funchal:
funl.jpg


Se tiverem oportunidade, subam à serra. Deve estar magnifico. ;)

--------------------------


Outra do Funchal, agora com sol:
funor.jpg

Foi o maior nevão em cotas baixas dos últimos 15 anos.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Bom dia...a mínima foi mesmo de 5,8ºC :winner: (a mais baixa desde que registo).
A oeste já vi mais neve que hoje, pelo menos nas serra sobranceiras à Calheta, mas está mesmo lindo!!! Em toda o percurso na via rápida conseguimos ver as serras todas brancas. Curioso é a na Serra de Agua, onde a neve dever ter caído a uma cota de uns 600 metros(visível do vale da Ribeira Brava).
 

Lipegno

Cirrus
Registo
14 Mar 2011
Mensagens
23
Local
Madeira
Bom dia

Antes de mais e como este é o meu primeiro post, eu sou o Filipe, sou da Madeira (Serra de Agua). Já visito o forum a algum tempo para obter informações sobre o tempo (ja agora obrigado), mas só agora me registei. Bem as apresentações tão feitas :)

Hoje tirei esta foto antes de sair para o trabalho, acho que nunca vi neve tão baixo na Serra de Agua

IMG_20110314_082121.jpg