Seguimento Açores e Madeira - Março 2013

marco_antonio

Cumulus
Registo
27 Dez 2010
Mensagens
134
Local
funchal
Boas..

Pela RAM situação de aguaceiros/trovoadas localmente fortes nas proximas 6-12h.
Como o vento está em geral de W, não se espera tanta precipitação nas zonas altas salvo em algumas encostas da zona oeste da ilha da Madeira.

nq6zaGg.png

de vez em quando cai pequenos aguaceiros,trovoadas ate agora nada,só nos resta esperar:mad:
 


UAVA

Cirrus
Registo
25 Nov 2012
Mensagens
2
Local
Funchal
Boas..

Pela RAM situação de aguaceiros/trovoadas localmente fortes nas proximas 6-12h.
Como o vento está em geral de W, não se espera tanta precipitação nas zonas altas salvo em algumas encostas da zona oeste da ilha da Madeira.

nq6zaGg.png

Viva Stormy e restantes utilizadores,

Um questão rápida! Em que parte do site do EUMETSAT, posso encontrar essa informação...

Agradeço qualquer ajuda...
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Hoje estava vento forte na zona oeste, algumas rajadas metia medo.

Quanto as descargas é a única coisas que não gosto nada em mau tempo, sendo que o restante é necessário...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Hoje estava vento forte na zona oeste, algumas rajadas metia medo.

Quanto as descargas é a única coisas que não gosto nada em mau tempo, sendo que o restante é necessário...



Já somos 2..dispenso as descargas!:D

Na zona da Ajuda tambem o vento estava muito forte, rajadas fortissimas como ja não havia há muito tempo
 

HugoFrança

Cirrus
Registo
30 Nov 2010
Mensagens
11
Local
Livramento, Funchal ( 245 m )
Boa noite,
olhando aos valores de precipitação que cairam ontem na estação meteoreologica das Ginjas em São vicente, uns espantosos 372,3mm em 24h ! Este é o novo record de precipitação alguma vez medido na região?


(http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMADEIRA8&month=3&day=3&year=2013)


Referencia ainda para o facto, de, tanto quanto sei, o valor máximo alguma vez medido, estar situado nos 347,0 mm na estação do areeiro em 2008 e de o segundo de maior registo, ser do dia 20 de fevereiro de 2010, em que cairam 287,7 mm, penso que ontem para além do recorde em São vicente, tivemos o 3º maior registo de sempre, com 309,8 mm em 24h o areeiro, alguem pode confirmar?

Se souberem de outros registos que eu não saiba, esclareçam-me sff ;), gostaria de saber, se estes são realmente os valores mais elevados, ou se existem outros que eu desconheço
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Por cá dia de chuva e aguaceiros com muito vento à mistura.

Os terrenos andam tão, mas tão cheios de água que ontem à noite, bastou apenas 20 minutos de chuva normal para fazer verter novamente água para os caminhos e as ribeiras verem o seu caudal mais elevado, e ao que parece a instabilidade vai teimar em ficar pelos Açores nos próximos tempos, sendo que as previsões dão novamente chuva forte e trovoadas na 4 e 6 feira, havendo mesmo a possibilidade das cotas de neve descerem nas ilhas.

Sem ser a Montanha do Pico quais as vossas apostas onde irá cair mais alguma coisa? Se não cair nada nas restantes ilhas podem contar com mais neve no Pico.

Eu aposto no Pico da Vara, e Serra de Santa Bárbara... mas também não descarto S. Jorge hehe :thumbsup: Estas ilhas são sempre uma caixinha de surpresas quando menos esperamos.
Vamos ver como as as previsões se vão comportar até lá.

Máxima de 13.8

Cumprimentos açorianos,
Azor
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa noite,
olhando aos valores de precipitação que cairam ontem na estação meteoreologica das Ginjas em São vicente, uns espantosos 372,3mm em 24h ! Este é o novo record de precipitação alguma vez medido na região?


(http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMADEIRA8&month=3&day=3&year=2013)


Referencia ainda para o facto, de, tanto quanto sei, o valor máximo alguma vez medido, estar situado nos 347,0 mm na estação do areeiro em 2008 e de o segundo de maior registo, ser do dia 20 de fevereiro de 2010, em que cairam 287,7 mm, penso que ontem para além do recorde em São vicente, tivemos o 3º maior registo de sempre, com 309,8 mm em 24h o areeiro, alguem pode confirmar?

Se souberem de outros registos que eu não saiba, esclareçam-me sff ;), gostaria de saber, se estes são realmente os valores mais elevados, ou se existem outros que eu desconheço

Valores de ontem para S.Vicente (Fonte: IPMA):
150,2 mm
Hoje o gráfico nem 30 mm se mostra:
aZcjNPB.jpg


Outro exemplo são os dados da pressão atmosférica, variam muito e para hoje, por exemplo, têm um valor extremamente baixo. Definitivamente a estação tá com algum problema.
______________________

Por estes lados, vento forte de Oeste, chuva e algum nevoeiro.
Precipitação: 21 mm
Vento de Oeste- Rajada Máxima 47km/h
Pressão atmosférica: 991 Hpa
 

tripado

Cumulus
Registo
29 Dez 2010
Mensagens
106
Local
Lido, Funchal, +- 92m
Hugo

Essa estação está muito mal calibrada. Os valores são sobre inflacionados em muito. Não te podes fiar.

Boa noite,
olhando aos valores de precipitação que cairam ontem na estação meteoreologica das Ginjas em São vicente, uns espantosos 372,3mm em 24h ! Este é o novo record de precipitação alguma vez medido na região?


(http://www.wunderground.com/weatherstation/WXDailyHistory.asp?ID=IMADEIRA8&month=3&day=3&year=2013)


Referencia ainda para o facto, de, tanto quanto sei, o valor máximo alguma vez medido, estar situado nos 347,0 mm na estação do areeiro em 2008 e de o segundo de maior registo, ser do dia 20 de fevereiro de 2010, em que cairam 287,7 mm, penso que ontem para além do recorde em São vicente, tivemos o 3º maior registo de sempre, com 309,8 mm em 24h o areeiro, alguem pode confirmar?

Se souberem de outros registos que eu não saiba, esclareçam-me sff ;), gostaria de saber, se estes são realmente os valores mais elevados, ou se existem outros que eu desconheço
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Hugo

Essa estação está muito mal calibrada. Os valores são sobre inflacionados em muito. Não te podes fiar.


A estação apresenta valores quase absurdos de precipitação entre as 12h e as 16h, coincidindo com a altura de maior vento. Será que o pluviómetro da estação estará montado num local fixo ou poderá oscilar com o vento, alterando a medição?
A pressão medida é a real e não está calibrada com a altura da estação.
 

tripado

Cumulus
Registo
29 Dez 2010
Mensagens
106
Local
Lido, Funchal, +- 92m
Não é do vento, mesmo em dias sem vento e de pouca precipitação, a diferença é abismal para a estação oficial. Algo foi mal calibrado.

A estação apresenta valores quase absurdos de precipitação entre as 12h e as 16h, coincidindo com a altura de maior vento. Será que o pluviómetro da estação estará montado num local fixo ou poderá oscilar com o vento, alterando a medição?
A pressão medida é a real e não está calibrada com a altura da estação.
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
Não é do vento, mesmo em dias sem vento e de pouca precipitação, a diferença é abismal para a estação oficial. Algo foi mal calibrado.

Se é assim sempre... haverá algum problema de calibração/software. A diferença para a estação IM é demasiado grande para ser um problema de má nivelação do pluviómetro ;)

De qualquer maneira, constatei que no dia 3, na hora de maior vento entre as 12h30 e as 14h30 a rain rate nunca baixou dos 50 mm/h, daí pensar que o copinho andou a bailar com o vento...