Seguimento Açores e Madeira - Março 2017

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O inverno foi uma miséria em termos de NAO-

VZoerlr.gif


Em termos de previsões o ECM não é nada simpático:

http://forest.jrc.ec.europa.eu/effis/applications/long-term-forecast/seasonal-forecast/

Outros modelos mensais parecem indicar que Abril vai ter muito anticiclone também. Chuva, essa, seria (será?) mais para as ilhas ocidentais:

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/international/nmme/html_monthly/precip_anom_global_body.html
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
YEopzTh.png


:cold: A baixa humidade tem dado uma sensação desagradável.

A chuva deve voltar lá para o fim de semana. Até lá o arrefecimento global vai continuar (especialmente para os meus lados) :D

BRJKS5m.png


A NOAA tem uma base de dados histórica de algumas estações (mais relevante para a precipitação) se bem que algumas estão incompletas. Nos Açores está disponível a estação de Sta. Maria, Flores, Lajes, Horta e PDL. A lista pode ser encontrada aqui (resumos diários): https://www.ncdc.noaa.gov/cdo-web/datasets/GHCND/locations/FIPS:PO/detail (clicar em station list)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A saída das 12z está a sair por isso uso a das 6. Ensembles para Sta. Cruz das Flores (coordenadas aproximadas):

graphe_ens4_qcs1.gif


graphe_ens7_tan4.gif


Primeiro irá passar uma pequena depressão com um sistema frontal associado (a partir de amanhã). O mais notório será a diminuição gradual da pressão e o aumento gradual do vento no G. Ocidental. A frente em si terá algum CAPE e o cisalhamento estará fraco a moderado. Alguma chuva moderada ou forte pode ocorrer. É possível que ocorra alguma ou outra trovoada.

O final do mês deverá trazer uma depressão muito cavada a noroeste/norte dos Açores. As ondas poderão chegar aos 8-10 metros. A precipitação ainda está um pouco incerta mas não deverá ser, novamente, por aí além. Depois de alguns dias com grandes diferenciais na temperatura (para os padrões das ilhas) entre os Grs. Ocidental e Oriental, vem aí ar mais fresco (se bem que será de curta duração):

graphe_ens3_nih8.gif


Não estou a ver grandes condições para tempo severo.

Publico um mapa com poucos detalhes geográficos porque os outros ainda não estão completos:

di8EFTS.png


Ainda é cedo mas para se ter uma ideia da vastidão do campo de ventos...

tempresult_azf7.gif
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
:rain: moderada a forte em PDL que durou pouco.

Tem sido um bom evento para os locais habituais. Algumas estações do norte de S. Miguel (ex: Algarvia) também têm tido chuva interessante.

IrDXVc1.png


A precipitação em Sta. Maria tem sido quase residual.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
O IPMA emitiu um aviso laranja para ondulação (G. Ocidental). Parece-me que este poderá ser reavaliado já que ainda faltam 2/3 dias.

Probabilidade da ocorrência de ondas superiores a 9 metros (NOAA):

CU42ekq.gif


O modelo do instituto hidrográfico dá ondas a rondar os 9 metros (próximo do aviso vermelho). O modelo usado pelos gregos dá ondas a rondar os 10 metros:

bZdmJI8.png


Quanto à ventania...

tempresult_wlm9.gif
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3 e lserpa

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Açores com aviso laranja até terça-feira
26 mar, 2017 - 21:47

Em causa a agitação marítima nos próximos dias.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) lançou um aviso laranja para as ilhas do grupo ocidental do arquipélago dos Açores, para terça-feira, devido à agitação marítima.

Segundo o IPMA, o aviso laranja para as ilhas das Flores e Corvo estará em vigor entre as 3h00 horas locais (mais uma em Lisboa) e as 22h00 horas de terça-feira sendo que as mesmas ilhas já estão sob aviso amarelo, devido a agitação marítima, entre 21h00 de segunda-feira e as 3h00 de terça-feira.

Ainda para as ilhas do grupo ocidental há um aviso amarelo referente ao vento entre as 18h00 desta segunda-feira e as 12h00 de terça-feira.

Para as ilhas do grupo central (São Jorge, Pico, Faial, Terceira e Graciosa) o aviso amarelo para agitação amarelo vigora entre as 6h00 e as 22h00 de terça-feira.

O serviço regional da Protecção Civil e Bombeiros dos Açores, através do IPMA, informa que a previsão para o "aumento da agitação marítima e do vento", particularmente nas ilhas do grupo ocidental e central do arquipélago dos Açores, deve-se a "uma depressão muito cavada centrada a norte do arquipélago".

O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. Já o aviso amarelo, o terceiro mais grave, indica situação de risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.
http://rr.sapo.pt/noticia/79436/acores_com_aviso_laranja_ate_terca_feira?utm_source=rss
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
W

Windmill

Bem, já vi que mais vale a pena perguntar directamente á Sata. Com tanto chico esperto a fazerem aqui previsões não oficiais, quando confrontados com perguntas simples não sabem responder, fingem que não leram ou então esperam que sejam sempre os ditos "meteorologistas" do costume a darem os seus bitaites...:buh:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Convecção interessante na frente. :rain: moderada em PDL.

---

Durou pouco mas foi uma surpresa agradável :D
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
1S2MfcF.gif


Ameaçou mas até agora nicles de trovoada.

No resumo de hoje...

5ZI9EhR.png


... o G. Ocidental dentro da média, o Central (ligeiramente) acima da média e o Oriental abaixo da média. O tempo tentou agradar a todos :D
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Bem, já vi que mais vale a pena perguntar directamente á Sata. Com tanto chico esperto a fazerem aqui previsões não oficiais, quando confrontados com perguntas simples não sabem responder, fingem que não leram ou então esperam que sejam sempre os ditos "meteorologistas" do costume a darem os seus bitaites...:buh:

Caso não tenha percebido isto é um forum meteorologia amadora! Vai tomar decisões consoante a opinião de um forum que nada tem a ver com as autoridades nem faz previsões oficiais?

Obviamente que se tem duvidas deve perguntar à SATA ou ao IPMA, eles têm acesso a informação detalhada e são profissionais. Aqui pelo forum apenas se faz uma interpretação não profissional dos dados que estão disponíveis na internet para consulta de todos. Já lhe ocorreu que se calhar ninguém aqui sabe responder à sua pergunta? Eu por exemplo não sei...
 
W

Windmill

Muito obrigado mas a SATA já me disponibilizou a informação desejada. Já respondeu tarde!
Eu pessoalmente já tinha percebido há muito que este é um fórum de meteorologia amadora, ao contrário de alguns indivíduos de Ponta Delgada que gostam muito de fazer previsões como se as suas fossem as mais correctas...
Respondendo á sua dúvida, ainda há alguns meses atrás, essas mesmas personagens de Ponta Delgada andaram aqui a responder a essa mesma questão, com base nas previsões dos modelos. É claro que não me deixei seguir pelas mesmas. Já não bastava serem meteorologistas wannabe, armados em doutores sabe tudo, e agora também operadores da Sata...
Ademais, a minha pergunta tinha sido direccionada para uma pessoa deste fórum que é controlador de tráfego aéreo. Só lamento que o mesmo não tenha lido a tempo a minha questão.
Cumprimentos da ilha branca!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Muito obrigado mas a SATA já me disponibilizou a informação desejada. Já respondeu tarde!
Eu pessoalmente já tinha percebido há muito que este é um fórum de meteorologia amadora, ao contrário de alguns indivíduos de Ponta Delgada que gostam muito de fazer previsões como se as suas fossem as mais correctas...
Respondendo á sua dúvida, ainda há alguns meses atrás, essas mesmas personagens de Ponta Delgada andaram aqui a responder a essa mesma questão, com base nas previsões dos modelos. É claro que não me deixei seguir pelas mesmas. Já não bastava serem meteorologistas wannabe, armados em doutores sabe tudo, e agora também operadores da Sata...
Ademais, a minha pergunta tinha sido direccionada para uma pessoa deste fórum que é controlador de tráfego aéreo. Só lamento que o mesmo não tenha lido a tempo a minha questão.
Cumprimentos da ilha branca!

Windmill, aqui acho que ninguém é meteorologista wannabe... O pessoal vem aqui partilhar opiniões pessoais, isto é um forum livre, a malta não está aqui para se chatear, não acho necessário tanta animosidade.

Podia ter perguntado directamente por mensagem privada ao membro do forum que diz ser controlador de tráfego aéreo, talvez tivesse visto a sua questão, por vezes os posts perdem-se no meio de tantos outros e as questões ficam por responder, acontece!

Cumprimentos desde o Pinhal do Rei! :)
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC