Acho que, entre todas as ilhas com novas estações, a mais interessante para se seguir será a das Flores. Depois de S. Jorge é a ilha com mais % do território acima dos 600 metros.
Tendo em conta as características e posição de S. Jorge não é possível aferir se ocorre algum tipo de efeito Foehn fraco a moderado a norte da ilha. Contudo, a orografia das Flores é tão ou mais interessante:
Em diversos eventos a estação do Corvo regista o vento mais forte, o que é natural já que se situa no aeródromo e só não está tendencialmente protegida do vento de norte. Já a estação de Sta. Cruz das Flores dificilmente regista a velocidade real do vento quando este vem de oeste (vento predominante) e mesmo de sudoeste. Será que ocorre algum tipo de efeito Foehn? Possivelmente mas não é possível saber já que isto me leva ao ponto seguinte.
Agora para as más notícias...
No que concerne às estações, a da Lagoa Funda está aparentemente numa pequena depressão a mais ou menos 500 metros de altitude (quem conhecer o local que me corrija se estiver errado). Interessante já que temperaturas bem gélidas serão certamente atingidas aqui mas não é bem isto que quero.
A estação que permitiria aferir se de facto ocorre algum tipo de efeito Foehn, já que está na costa oeste, seria a dos Terreiros. Esta será muito útil para a medição do vento - já que se encontra por volta dos 200 metros de altitude - mas seria ainda melhor se registasse a temperatura.
Por fim, a estação da Caldeira Rasa parece-me que está mais ou menos à mesma altitude da Lagoa Funda mas está muito mais exposta. Prevejo que esta, e porventura a estação do Pico da Casinha (também à volta dos 500 m de altitude), sejam as primeiras a ficar (severamente?) danificadas quando as normais ciclogéneses se aproximarem (há quanto tempo foram instaladas? Será que já foram danificadas?). Infelizmente duvido que o CIVISA vá fazer resumos dos ventos/eventos e portanto as rajadas ficarão por saber. É o que dá atribuir mal certas coisas...
De qualquer das formas, e novamente, o G. Ocidental é o mais tempestuoso e os acumulados em certos eventos serão certamente fascinantes. A estação da Esperança em S. Jorge (quando aparecer no mapa ficarei com uma ideia mais clara) também deverá registar chuva e vento interessante