Seguimento Açores e Madeira - Março 2018

Só espero é não ficar apeado, amanhã
53ee3d5387663fa6d42976b1d67d5049.jpg

Enviado do meu ALE-L21 através do Tapatalk

Bom dia.
Por aqui a madrugada rendeu uma rajada máxima de 101,0km/h, registada no observatório P. Alberto do Mónaco.
A rajada máxima que registei na minha estação foi de 80km/h.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

"Sempre que chove, por toda a costa, registam-se imagens de um mar lamacento. É solo que se perde e é grave!!
O solo é um recurso precioso, não renovável à escala humana, mas frequentemente esquecido e normalmente mal tratado. A terra que chega ao mar é a camada mais fértil do solo, arrastada pelas chuvas devido a praticas erradas, e que levará anos a repor. É urgente tomar medidas e sensibilizar a população para técnicas que visam segurar os solos, como a instalação de cobertos vegetais permanentes, nomeadamente prados, a não mobilização ou mobilização mínima, a cobertura de solo, a seleção de culturas adaptadas a terrenos declivosos, o aumento da matéria orgânica do solo e tantas outras que estão ao alcance de todos nós. Proteja o ambiente ou ele virar-se-á contra si!"

Um pouco mais tarde. 980.5 hPa às 16z.

Às 12z a carta da NOAA indicava que o Félix tinha uma PS de 980 hPa.

Por 'cá', poucos raios mas também a instabilidade não é muita. Ainda assim, 2 Cbs maduros (à direita, vê-se melhor na 2ª imagem).

IrFqr78.jpg

iDUMJGh.jpg
Isto foi perto da minha zona, freguesia Maia. As Cbs eram bem visiveis! Posso afirmar que choveu bastante forte entre as 19horas e as 20h30 mas não houve qualquer descarga elétrica :(

Boa tarde,

Impressionante chuvada hoje entre as 5h15 e as 5h45, registei 30 mm em 30 minutos (cota 290m). Terá sido um evento localizado, nas estações do IPMA junto ao mar, Lido e Observatório os registos não chegaram a 2mm...

"Derrocada na Camacha
Um deslizamento de terras no sítio do Ribeiro Serrão impediu a circulação na estrada. Não há prejuízos, para além do muro de proteção da via. A derrocada já foi limpa, mas a estrada mantém-se encerrada, por segurança. Deve reabrir ao final da tarde."

"Queda de árvores condiciona várias estradas na Madeira

O trânsito está condicionado na ER 201 que liga o Terreiro da Luta ao Palheiro Ferreiro.

A estrada regional que liga as Carreiras ao Poiso também está com trânsito condicionado.

Em Santa Cruz os funcionários da autarquia limpam o entulho provocado por uma derrocada na ER da Camacha para o Santo da Serra, situação que condicionou o trânsito na localidade."

Na Madeira as autoridades são mesmo humanas????

Ninguém foi tentar salvar a cadelinha e os bebés....

Se um fosse um cão a salvo e o dono subterrado... o cão não descansava sem saber se o dono estava bem e ia tentar escavar com as suas patinhas...

Detestei a atitude das autoridades e ainda mais a a atitude e postura dos repórteres que cobriram a história... para eles o que aconteceu aos à cadela e aos bebés... foi um mero inconveniente.

QUE RAIVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E QUE ATITUDE DESUMANA E SEM CORAÇÃO.

Boa Noite

Sem dúvida lamentável esta falta de empatia das autoridades neste caso que a @Fada nos fez chegar ... Muito triste ...

Por aqui em termos de meteorologia temos novamente chuva acompanhada com vento ... Tudo parecia ter acalmado para a noite mas subitamente veio de novo o mau tempo em força ...