Sim convêm levar agasalho e se precisar de informações em como subir ao mesmo pico mande-me mensagem em privado que não me custa nada servir como guia turístico ehehehe
Sim claro que sei que neva no Norte de Portugal mas não se esqueça que o vosso frio é mais seco e o nosso húmido, logo a sensação de frio ou de calor é maior aqui do que aí visto os valores de humidade andarem sempre mais elevados.
Hoje registei uma mínima de 12º pela manhã, isto em Ponta Delgada claro.
Neste momento Ponta Delgada situa-se pelos 18 °C com céu meio encoberto e algumas timidas abertas, vento fresco de Oeste e uma pressão de 1020 hPa e a descer.
Contudo preve-se um agravamento do estado do tempo já a partir de amanhã e que se prolongará até 6 feira com vento Forte a Muito Forte com rajadas que poderão atingir os 100km/h e chuva intensa.
Neste momento estou na Ribeira Chã, o céu está muito nublado, mas ainda brilha o sol com alguma timidez.
Como vives a 400 metros de altitude, era bom que colocasses aqui os dados dos Ginetes, pois seria bem interessante e de certeza que daria dados diferentes de Ponta Delgada
Previsão para 4ª Feira, 18 de Novembro de 2009
GRUPO OCIDENTAL
Céu muito nublado.
Períodos de chuva, que poderá ser FORTE.
Vento sudoeste FORTE a MUITO FORTE (50/75 km/h) com rajadas até 90 km/h.
ESTADO DO MAR:
Mar ALTEROSO a TEMPESTUOSO.
Ondas sudoeste de 5 metros, passando a oeste.
Temperaturas previstas para Santa Cruz das Flores:
Máxima 20ºC
Água do mar 19ºC
GRUPO CENTRAL
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, que poderá ser FORTE ao fim da tarde.
Vento sudoeste muito fresco a FORTE (40/65 km/h), tornando-se
MUITO FORTE (65/75 km/h) com rajadas até 90 km/h ao final da tarde.
ESTADO DO MAR:
Mar grosso, tornando-se ALTEROSO a TEMPESTUOSO.
Ondas oeste de 4 metros, aumentando para 5 metros.
Temperaturas previstas para a Horta:
Máxima 20ºC
Água do mar 19ºC
Temperaturas previstas para Angra do Heroísmo:
Máxima 20ºC
Água do mar 19ºC
GRUPO ORIENTAL
Períodos de céu muito nublado tornando-se encoberto.
Períodos de chuva, a partir da noite.
Vento sudoeste muito fresco (40/50 km/h), tornando-se FORTE (50/65 km/h) com
rajadas até 85 km/h
durante a noite.
ESTADO DO MAR:
Mar cavado, tornando-se ALTEROSO.
Ondas oeste de 4 metros, aumentando para 5 metros.
Temperaturas previstas para Ponta Delgada:
Máxima 20ºC
Água do mar 19ºC
O problema é que não existem (que eu saiba) estações meteorológicas nos Ginetes. Sei é que existe apenas uma estação pluviométrica nas Sete Cidades.
Pena que o unico observatório meteorológico se situe em Ponta Delgada e a cerca de 10 metros de altitude, mais concretamente na zona da Nordela - Aeroporto, e o observatório de Afonso Chaves, logo com certeza existem enormes disparidade locais entre a precipitação e a temperatura da zona Oeste de São Miguel em relação a Ponta Delgada. O mesmo com certeza se deverá passar com zona central e oriental da ilha em relação uma vez mais ao contexto urbano de Ponta Delgada.
Já a Ribeira Chã, Água de Pau, ou Água d'Alto são zonas elevadas pelo que chove mais aí do que na Lagoa.
Se alguém tiver conhecimento de algum posto meteorológico na minha zona pedia o favor que me indicasse porque eu sinceramente desconheço, logo pra mal dos meus pecados tenho de me cingir obrigatoriamente aos valores locais de Ponta Delgada que por si só não definem o todo do contexto da ilha.
Neste momento em Ponta Delgada:
Céu encoberto
Humidade: 72%
Vento: Moderado a Fresco de OESTE com rajadas
Pressão: 1020 hPa
Temperatura: 17 °C
Segundo o ultimo boletim meteorológico que tive oportunidade de ver no programa "Bom dia Açores" da RTP-Açores o estado do tempo no arquipélago irá se agravar consideravelmente a partir já de amanhã com ventos Muito Fortes e com rajadas até 100km/h e que possivelmente poderão ultrapassar este valor nas zonas mais altas e acompanhados de chuva intensa e ainda condições favoráveis para a ocorrência de Trovoadas. Certamente que os alertas serão emitidos em particular para o Grupo Central e Oriental, uma vez que o pico de maior energia terá lugar nos Grupos Central e Oriental dos Açores.
Neste momento aqui na zona Oeste o que posso dizer é que o céu está totalmente encoberto e sopra um vento fresco a muito fresco de Oeste com rajadas e está frio.
Olá!
Quando me referia a uma estação nos Ginetes, era uma estação particular adquirida por ti