Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2012

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Incrivel é em 2 dias na Madeira chover perto ou o mesmo que em Oeiras(322,6 mm)de Janeiro até agora... :shocking:

A Madeira tem caracteristicas muito próprias que faz com que isso aconteça, e é por isso mesmo que o IM tem procurado melhorar cada vez mais a informação e o rigor em torno no que á Madeira diz respeito através da criação de um Radar meteorológico para lá, maior número de estações nomeadamente em regiões mais montanhosas, ect ....
Recordo que a Madeira tem uma orografia muito alta, e húmida, e muito perto do mar ...

Aqui em Portugal com caracteristicas um pouco similares temos a Serra de Monchique no Algarve que o pessoal do Norte, pelo menos em algus sites, costuma dizer, ah e tal e normal chover pouco no Algarve, ect .. e tal, mas esquecem que a Serra do Caldeirão tem uma média anual de 1100 mm (Barranco Velho) e a Serra de Monchique tem cerca de 2000 mm e portanto ao nível da região Norte .....

Se deslocassemos a Serra Estrela para o Algarve ou para o litoral Norte até ficariam impressionados com a quantidade de precipitação que iria cair .....

mas esquecem que a Serra do Caldeirão tem uma média anual de 1100 mm (Barranco Velho) e a Serra de Monchique tem cerca de 2000 mm e portanto ao nível da região Norte .....

Penso que esses valores estão um pouco exagerados.. Percebo o que queres dizer, mas de qualquer forma não é comparável o que acontece no NW do país com o que acontece no Algarve, não só pelo tipo de regime de precipitação, não só pelos valores médios, mas mais que tudo pela abrangência espacial dos sistemas montanhosos, portanto as áreas com médias elevadas de precipitação são enormes, generalizadas no NW do país, enquanto nas serras do Algarve que referes são praticamente pontuais, não representam a região.

No que toca ao tópico em si, (se se quiser continuar a discussão das serras do Algarve sff outro tópico noutro local) é de facto impressionante a magnitude dos valores, mas a verdade é que não é assim tão raro, pelo contrário, até é relativamente frequente existirem eventos assim na Madeira dada a orografia tão acentuada em pleno oceano.

Normalmente situações mais graves a ocorrerem na ilha não são causados por um evento destes sozinho (a não ser que seja de proporções extraordinárias) mas sim pela acumulação de vários eventos desta ordem no mesmo Inverno, como em 2010, que apesar do evento de Fevereiro ter sido muito importante, já vinha com um historial de outros importantes ao longo dos meses anteriores, e provavelmente se não tivesse esse background, poderia causar alguns problemas, mas não comparáveis à tragédia que foi.

Normalmente situações mais graves a ocorrerem na ilha não são causados por um evento destes sozinho (a não ser que seja de proporções extraordinárias) mas sim pela acumulação de vários eventos desta ordem no mesmo Inverno, como em 2010, que apesar do evento de Fevereiro ter sido muito importante, já vinha com um historial de outros importantes ao longo dos meses anteriores.

Correctíssimo!

E fico triste que a prevenção não seja um pouco melhor, a previsão também nas numa lógica não de apenas um bom radar mas talvez 2 ou 3 radares pequenos colocados de forma a cobrir norte e sul da ilha...

IM tem procurado melhorar cada vez mais a informação e o rigor em torno no que á Madeira diz respeito através da criação de um Radar meteorológico para lá, maior número de estações nomeadamente em regiões mais montanhosas, ect ....
.....

Na minha opinão o IM poderia colaborar com as pessoas que tem estações amadoras, seria uma maneira de economizar alguns Euros e tinham os seus registos. Falo mesmo por mim, visto eu ter a minha estação num lugar bem montanhoso, a 808 metros.

De referir que S.Vicente, que acumulou das 9h de ontem às 9h de hoje 208,4mm, está a 98m de altitude.

Na Madeira, não é só o factor altitude que conta. Há todo um mix de micro climas.
E no caso especifico de S.Vicente, apesar de estar a 98m de altitude, está a menos de 4km em linha recta do Paul da Serra (1500-1600m de altitude). Ou seja, está na base de uma parede enorme.
Estando o vento a soprar de NE, essa localidade sai claramente beneficiada em termos de precipitação.

Aliás, mais uma vez, a precipitação mais intensa não se está a fazer sentir nas zonas mais altas da ilha, mas naquelas que ficam a "meia altura".

Santo da Serra, a 660m de altura e que das 9h às 9h acumulou 217,7mm, registou quase 30mm nas últimas 2h.

-------------

Ainda de referir que das 10h às 11h o Porto Santo acumulou 23,1mm!
Nas últimas 48h acumulou 163,3mm, ou seja, 45% da precipitação normal anual. (361,3mm).

Paul da Serra, dia 30 de Outubro:

10284852321305885360929.jpg

In Facebook - Luís Ornelas de Vasconcelos

Entretanto hoje o Diário de Noticias volta a fazer referência a isso mesmo:
Manto de água cobre todo o planalto
Zonas alagadas ao lado da estrada até fazem ondas

fotografiasmall33.jpg

Foto Teresa Gonçalves

É uma imagem estranha aquela que se pode ver neste momento no Paul da Serra, semelhante a idêntico cartaz deixado pela tragédia do 20 de Fevereiro. Ao longo de grande parte da estrada que atravessa o planalto a grande carga de água faz a montanha parecer um mar de água e o vento encarrega-se de fazer as ondas.

Na estrada circulam alguns carros e pequenos deslizamentos de terra mas nada de maior até este momento.

Bom dia caros colegas.
Neste momento não sei como está o tempo por Machico, porque encontro-me no Funchal, também tentei ver através da cam e estação e não tá a transmitir, provavelmente houve um corte no sinal de internet.

Peço desculpa pelo Off topic: Enquanto a TVI deu em primeira noticia o mau tempo que se faz sentir pela Madeira, a RTP1 preocupou-se mais em mostrar o ministro das finanças e logo de seguida o Obama com a famosa frase "YES WE CAN!", e por fim a Grécia, enfim uma vergonha!

Bom dia caros colegas.
Neste momento não sei como está o tempo por Machico, porque encontro-me no Funchal, também tentei ver através da cam e estação e não tá a transmitir, provavelmente houve um corte no sinal de internet.

Peço desculpa pelo Off topic: Enquanto a TVI deu em primeira noticia o mau tempo que se faz sentir pela Madeira, a RTP1 preocupou-se mais em mostrar o ministro das finanças e logo de seguida o Obama com a famosa frase "YES WE CAN!", e por fim a Grécia, enfim uma vergonha!

Fiquei fascinado com esse Paul da Serra, espero um dia poder ir á Ilha da Madeira, deve ser linda .... de morrer !:thumbsup:

Impressionante esse manto de água no Paul da Serra !
Parece uma ria !

Boa tarde,
Muita chuva por aqui, não tenho dados da estação que já deixou de dar sinal devido à elevada humidade penso eu.
O nível de estragos é impressionante em vários pontos do norte da ilha, referindo as 40 pessoas desalojadas em São Vicente.

Algumas fotos impressionantes de ontem e hoje:
621329_10151062484617470_773339663_o.jpg

679902_3971856984036_1017505425_o.jpg

617193_3971864424222_1060904182_o.jpg

DSC02193_0.JPG

557604_376164122464887_1368456584_n.jpg

P1020687.JPG

136071_480877368619773_1310027994_o.jpg

OPA_1988-w640.jpg

60769_399426330126288_1986441903_n.jpg

544946_10151296575099493_1301199838_n.jpg

P1020711.JPG

318714_399426413459613_1117197903_n.jpg

305540_375844635830169_1952827676_n.jpg

665814_3971809462848_1388653144_o.jpg

OPA_1930-w640.jpg

Mais fotos..

Fotos recolhidas do facebook e DNoticias

Não tenho dados de fevereiro de 2010 mas coloco aqui... Areeiro, Madeira, 300mm no dia 30, terça-feira da semana passada...

Não devem existir valores muito aproximados a este...

obssuperficie140000973p.png

Ainda de referir que das 10h às 11h o Porto Santo acumulou 23,1mm!
Nas últimas 48h acumulou 163,3mm, ou seja, 45% da precipitação normal anual. (361,3mm).

Esse é um valor mesmo muito impressionante!

Não tenho dados de fevereiro de 2010 mas coloco aqui... Areeiro, Madeira, 300mm no dia 30, terça-feira da semana passada...

Esperemos que não hajam muito mais episódios desta ordem neste Inverno. Ainda vamos em Novembro e já temos vários episódios muito significativos, portanto espero que os próximos tempos sejam calmos pela Madeira, para não haver o tal acumular mais preocupante.

E já este episódio está a provocar estragos e derrocadas muito importantes, pelo que as fotos mostram. Talvez já algumas melhorias e cuidados extra depois da infeliz tragédia de 2010 estejam a surtir algum efeito, e quem sabe assim já poupado algumas vidas nestes dias!

Stormy, essas chuvas, achas que serão fortes, ou sera mais fraca. Mais a norte, sul .... ?
desculpa perguntar tudo é que sempre da para ficar um pouco mais descansado

É algo que não vem nos modelos...qualquer previsão é uma mistura de suposições altamente faliveis..

Se o vento se mantiver de N/NE, duvido que chova grande coisa pelas vertentes S, se por acaso o vento for mudando ao longo do dia...pode chover noutros lugares, e como a Ilha está com a frente em cima, está sujeita a flutuações..avanços e recuos da mesma, já que a frente está estacionada e ancorada entre dois sistemas, um cavado em fase de isolamento a norte, e uma bolsa de vorticidade a S ( e ambos se vão fundir nas proximas 24h).

E se a frente por acaso recuar, podes ter de novo ar mais quente a vir de leste e activar alguma convecção sobre a ilha..

É complicado...mas a minha aposta vai para a manutenção da situação actual...com a actividade mais intensa a leste da RAM e as vertentes norte a continuar sob influencia de chuva estratiforme persistente por mais algum tempo.

Chuva provocou 40 desalojados em São Vicente, na Madeira
Publicado às 11.47

O número de pessoas desalojadas devido às fortes chuvas em São Vicente, na Madeira, aumentou para 40, encontram-se todas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Vicente e Porto Moniz.

"As pessoas estão aqui mais por precaução e não porque tenhamos muitas casas atingidas aqui em São Vicente", revelou aos jornalistas, no local, o secretário regional dos Assuntos Sociais, Francisco Ramos.

O secretário, que detém também o pelouro da Proteção Civil, adiantou que o ribeiro onde ocorreu o transbordo de águas que atingiram várias habitações e provocaram desalojamentos "já foi desobstruído".

"As pessoas estão aqui [no quartel] em segurança, estamos a tratar de alojá-las até que possam regressar às suas casas numa unidade residencial de São Vicente. Vão almoçar e já providenciámos que seja servido um almoço quente", referiu.

Segundo o responsável, os concelhos mais afetados são Santana, São Vicente, Porto Moniz e Porto Santo. São Vicente é o que está neste momento a ocupar mais as autoridades.

"Estamos em alerta, estamos com todos os meios da Proteção Civil em articulação com todas as estruturas do governo e câmaras municipais, PSP e empresas privadas, nomeadamente a Empresa de Eletricidade da Madeira", acrescentou.

Francisco Ramos informou que o estado de saúde das cinco pessoas feridas na segunda-feira na sequência de uma derrocada na Ribeira da Janela, no concelho do Porto Moniz, está a evoluir favoravelmente.

Cristina Santos, uma das desalojadas do sítio do Pé dos Passos, no município vizinho de São Vicente, disse à agência Lusa que nunca viu "uma coisa assim".

"Estava na janela e vi aquilo [a derrocada] vir por ali abaixo mesmo em frente da minha casa com toda aquela água, fugi e aqui estou mas preferia ter ido para a casa do meu pai", contou.

As fortes e constantes chuvas causaram em diferentes zonas da ilha várias derrocadas e enxurradas de águas, lamas, pedras e troncos de árvores, o que provocou inundações e danos em várias habitações e campos agrícolas e o arrastamento de várias viaturas.

Uma derrocada de grandes dimensões na estrada do sítio do Calhau - na marginal de São Vicente - impede a passagem viária desta vila para o Seixal e Porto Moniz.
Jornal de Noticias