Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2012



AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Acho um bocado estranho porto santo estar praticamente colado á madeira e a madeira, no funchal por exemplo, tem muita mais precipitação anual. Não percebo..

Tem a ver com a ilha, a sua topografia/relevo e micro-climas. Mesmo na ilha da Madeira devem haver regiões com menos de 500mm anuais.
O próprio Funchal tem 596,4mm anuais (61-90). As selvagens também estão coladas à ilha da Madeira e provavelmente devem ter a mesma precipitação que o Porto Santo.
As desertas, já mais próximas das Canárias, devem ter uma precipitação que não deve ir muito além dos 200mm/ano.

Aspecto da ilha de Porto Santo.

porto_santo_cnt_9nov09_istock_b.jpg


Por esta altura deve estar completamente saturada de água.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Eu falei em funchal mesmo por tar em baixa altitude, como porto santo.É normal que as serras da madeira acumulem mais, mas regiões a baixa altitude como funchal acumula bastante mais que o porto santo, agora a minha pergunta é se em ilhas tão pequenas pode haver assim micro climas?
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu falei em funchal mesmo por tar em baixa altitude, como porto santo.É normal que as serras da madeira acumulem mais, mas regiões a baixa altitude como funchal acumula bastante mais que o porto santo, agora a minha pergunta é se em ilhas tão pequenas pode haver assim micro climas?

Tem a ver mais com a latitude, e tem a ver com a existência de barreiras de condensação (sistemas montanhosos).

O Funchal e a toda a vertente sul da ilha da madeira, estão sujeitas a uma barreira de condensação, devido ao interior montanhoso. Assim, a vertente norte junto ao mar está sob a precipitação que seria normal se não houvesse montanha, e ao atravessar o interior vem já sem grande quantidade precipitavel.

Acontece o mesmo, embora ainda mais forte nas canárias, com clima desertico a sul, enquanto que a norte chove com mais frequência.

Na latitude entre as canárias e a madeira, chove relativamente pouco, em especial na vertente sul das montanhas.
 

Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
Eu falei em funchal mesmo por tar em baixa altitude, como porto santo.É normal que as serras da madeira acumulem mais, mas regiões a baixa altitude como funchal acumula bastante mais que o porto santo, agora a minha pergunta é se em ilhas tão pequenas pode haver assim micro climas?

O Funchal não pode ser pensado dessa maneira. A 3km da frente-mar já temos uma altitude de 500m. E a 5km 1000m de altitude. Portanto quando temos frentes a entrar a sul, a acumulação de núvens afecta o Funchal de uma maneira que nunca poderia acontecer no Porto Santo.

Seria o mesmo que chamar a Lisboa uma cidade de baixa altitude se contando do Terreiro do Paço, o Estádio de Alvalade ficasse a 1500m de altitude..
 

Hugois

Cumulus
Registo
17 Abr 2012
Mensagens
150
Local
Camacha - Madeira (500/600m)
Bem ao que parece a chuva a partir da 1:30h ca foi praticamente inexistente...ate porque depois adormeci e nao acordei com barulho da chuva... pode vir chuva forte desde que nao cause estragos!!! Felizmente que a ilha da madeira com a sua agilidade "mor" conseguiu esquivar-se das "inimigas" houve pequenos deslizamentos de terra mas nada a lamentar propriamente sigo com 13,4ºC e 91% de humidade e uma noite sem chuva :D durante o dia ainda cairam alguns aguaceiros.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Distribuição da precipitação entre as 18h00 de ontem e as 18h00 de hoje, segundo o WeatherOnline:

Porto Santo
18h00/00h00 = 44 mm
00h00/06h00 = 17 mm
06h00/12h00 = 14 mm
12h00/18h00 = 1 mm

Funchal
18h00/00h00 = 36 mm
00h00/06h00 = 30 mm
06h00/12h00 = 0,2 mm
12h00/18h00 = 0,4 mm

O centro de baixas pressões deslocou-se para sueste... mas atenção que não há uma certeza à sua evolução ao longo das próximas 24 horas. A possibilidade de chuva forte mante-se ao longo de toda esta noite.