Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2015

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,647
Local
Açores
Mas esse é um efeito da circulação sinóptica geral, um sistema frontal. A tempestade tropical propriamente dita, ou os seus restos, e o seu sistema de ventos e precipitação não chegarão perto.

Daí isto :p


É mediante a interação entre a tempestade e o anticiclone que se formará a corrente de sul.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Uma célula passou de raspão a NW de Santa Maria:
MMFw6Je.jpg

OUQZAft.jpg

C7UAAji.jpg


mantendo-se longe de S.Miguel.

O Grupo Oriental continua praticamente a seco.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,647
Local
Açores
E cai novamente umas gotas em Ponta Delgada
https://scontent-mad1-1.xx.fbcdn.ne...=78b5a0f79f0e8ad59a59e6e87a06771e&oe=56BABC78
Dado que o aviso foi emitido, até as 15 horas pode-se desenrolar mais a situação!!

Na minha humilde opinião, e seguindo-me pelo GFS, não esperes grande coisa. Pode chover, sim. Quanto a trovoada, penso que algumas células podem surgir nos limites da depressão (movendo-se para as ilhas), debitar alguns raios e rapidamente extinguir-se. Isto na ilha de S. Miguel que deverá ser afetada pelo ar mais saturado. Já Sta. Maria tem maior probabilidade de experienciar trovoada. A humidade relativa geral é menor mas o CAPE é tendencialmente superior. Ver-se-á. O gradiente térmico nem é grande coisa entre os 850 e os 700 hPa (arrefecimento de +-3º/Km). Para haver tanta trovoada a camada tampão não deve ser assim tão densa a sul do arquipélago. Não creio que a mesma seja facilmente quebrada no G. Oriental nem que haja muita convecção para sustentar as células.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e S3008

S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel
Na minha humilde opinião, e seguindo-me pelo GFS, não esperes grande coisa. Pode chover, sim. Quanto a trovoada, penso que algumas células podem surgir nos limites da depressão (movendo-se para as ilhas), debitar alguns raios e rapidamente extinguir-se. Isto na ilha de S. Miguel que deverá ser afetada pelo ar mais saturado. Já Sta. Maria tem maior probabilidade de experienciar trovoada. A humidade relativa geral é menor mas o CAPE é tendencialmente superior. Ver-se-á. O gradiente térmico nem é grande coisa entre os 850 e os 700 hPa (arrefecimento de +-3º/Km). Para haver tanta trovoada a camada tampão não deve ser assim tão densa a sul do arquipélago.

Eu tambem penso que a chuva não passará muito além disto, quanto à trovada vejo surgirem mais células proximas da ilha de Sta. Maria...não tiro a hipotse de até chegar a ilha de S. Miguel, mas neste momento, conforme aquilo que tenho visto, Sta. Maria levará com a maioria e mesmo assim não será tanto como foi previsto!!
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,647
Local
Açores
Bom, parece-me que durante o dia de hoje, madrugada incluída, há boas condições para haver trombas d'água de fraca intensidade a sul/sudeste da ilha de Sta. Maria. O cisalhamento será inferior a 10 m/s, o CAPE será tendencialmente elevado e direcionalmente há diferenças óbvias no vento:

fZ3rjMN.png


tfZ0izg.png


---

2l5f8kZ.png


FKpmUR2.png


Como é de noite é impossível eu testar a minha previsão :sono: A vastidão do mar também não vai ajudar.
 
Última edição:

S3008

Cirrus
Registo
7 Nov 2015
Mensagens
80
Local
S.Miguel
Bom, parece-me que durante o dia de hoje, madrugada incluída, há boas condições para haver trombas d'água de fraca intensidade a sul/sudeste da ilha de Sta. Maria. O cisalhamento será inferior a 10 m/s, o CAPE será tendencialmente elevado e direcionalmente há diferenças óbvias no vento:

fZ3rjMN.png


tfZ0izg.png


---

2l5f8kZ.png


FKpmUR2.png


Como é de noite é impossível eu testar a minha previsão :sono: A vastidão do mar também não vai ajudar.

E S.Miguel? :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,647
Local
Açores
Vendo as estações do IPMA no Observatório de PDL e em Sta. Maria pouco ou nada choveu. No satélite a convecção não foi muito intensa durante a madrugada. Persiste ainda a nebulosidade baixa/média no arquipélago.

ME5DrP8.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,300
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Parece-me difícil ocorrer seja o que fôr, a área anticiclónica que é a zona de mais alta pressão em todo o Atlântico norte nesta altura, abrange as ilhas, apesar de apresentar um ligeiro cavado associado a um núcleo a sudoeste que está a dissipar-se. A presença a oeste do profundo complexo depressionário que inclui o ex-Kate penso que tende a inibir convecção significativa perto das ilhas.

msMBdrw.gif


Em Santa Maria não chove há mais de 24 horas; por S.Miguel não passa de precipitação muito fraca com apenas algumas décimas de acumulação horária. O maior acumulado foi precisamente na zona das lagoas sobranceira a Ponta Delgada (Lagoa do Carvão) onde se acumulou cerca de 3 mm mas distribuídos ao longo de muitas horas, máxima horária de 0,8 mm.

Sinceramente, embora percebendo que foi emitido à cautela, o aviso amarelo de precipitação para o Grupo Oriental foi descabido.