Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2015

Bem, isto é um tal chover... É o nevoeiro continua persistente

Chuva nas últimas 96 horas:

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Acumulados diários e do mês, até hoje às 19:00

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Estação do Corvo em avaria total, Pico (IPMA) cheia de falhas.

Braço de força entre o anticiclone e o cortejo depressionário de sudoeste tem no entanto aparentemente deixado mais chuva no Grupo Central, especialmente a ilha do Pico, a avaliar pelo registo de S.Caetano.

Ontem dia 17, na ilha de S.Miguel, o acumulado foi muito significativo em altitude, dez vezes maior do que em estações na costa baixa.
 
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As últimas 46 horas de acumulados nos Açores tiveram duas situações pontuais curiosas.

Uma que englobou as ilhas do Pico e S.Jorge, durante a manhã e a tarde de ontem, acumulando cerca de 20 mm no aeródromo de S.Jorge, todas as outras ilhas nada registando excepto 0,2mm na Horta:
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A outra foi muito localizada na costa norte de S.Miguel, detectada apenas praticamente nas estações de Algarvia e Salga, produzindo no entanto um volumoso acumulado na primeira: 19,6 mm entre as 9h da manhã e as 5h da tarde. A estação mais próxima, Salga registou 2,2 mm como que a confirmar que algo passou por ali, em contraste com todas as outras estações da ilha que nesse período nada registaram, e fora desse intervalo de tempo nunca passaram dos 0,1 mm horários ocasionais.
 
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A frente fria passou no arquipélago da Madeira por volta da meia-noite. Curiosamente também chegava à ilha de S.Miguel, é invulgar uma mesma frente atingir as duas ilhas simultâneamente.

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Os acumulados até às 4:00 não contemplavam a costa sul, correlação também evidente com a altitude desde que aliada a uma exposição a nordeste:

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Por PDL mais um dia com o céu completamente forrado com nuvens baixas:

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Hoje de madrugada choveram umas gotas. Neste momento o sistema frontal está a sul do arquipélago:

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Para o dia 1 de Dezembro o GFS modela um sistema frontal que deverá atravessar o arquipélago com intensidade variável (e decrescente ao longo da passagem pelo arquipélago). Aparenta ser mais um rio atmosférico (nas cartas deverá aparecer uma frente fria) pois o anticiclone desloca-se para este permitindo uma breve corrente mais ou menos húmida de sul/sudoeste.
 
Tefigrama de hoje das Lajes. O ar esteve completamente saturado entre os 700 e os 1500 metros. A orografia pode ter arrancado algumas gotas (as condições podem ter-se alterado). Nota ainda para o cisalhamento dos ventos e para o ar extremamente seco em altitude (13.7mm de água precipitável total):

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O ar esteve completamente saturado entre os 700 e os 1500 metros. A orografia pode ter arrancado algumas gotas (as condições podem ter-se alterado).

Notáveis acumulados hoje na ilha de S.Miguel apesar do posicionamento do centro de altas pressões e do valor superior a 1032 hPa:

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Sem dúvida a orografia a fazer uma trabalho muito eficaz na extracção da água precipitável.

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Às 6h a frente já havia passado pelas ilhas do Grupo Oriental.
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Tefigrama de hoje das Lajes. O ar esteve completamente saturado entre os 700 e os 1500 metros. A orografia pode ter arrancado algumas gotas (as condições podem ter-se alterado). Nota ainda para o cisalhamento dos ventos e para o ar extremamente seco em altitude (13.7mm de água precipitável total):

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Para complementar a tua informação, com a realidade aqui na Horta, o ar saturado certente esteve um pouco mais baixo que nas lajes, houve a ocorrência de períodos de chuva fraca em cotas superiores a 400 metros e de características orográficas, houve alturas em que os chuviscos chegaram à costa sul, mas muito fracos e nunca chegaram a molhar o alcatrão e não ultrapassavam os 10 minutos de duração.
 
Para o dia 1 de Dezembro o GFS modela um sistema frontal que deverá atravessar o arquipélago com intensidade variável (e decrescente ao longo da passagem pelo arquipélago). Aparenta ser mais um rio atmosférico (nas cartas deverá aparecer uma frente fria) pois o anticiclone desloca-se para este permitindo uma breve corrente mais ou menos húmida de sul/sudoeste.

ECMWF – Prognóstico de Superfície Válido Para as 12TUC de 1/12/2015

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