Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2010

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Gráficos de observação!!!
Arieiro
CFz49.png

Calheta
Pekai.png

Lombo da Terça
C3Vm4.png

Ponta de Sol! Cuidado com a escala!!!
mqAbg.png

Funchal... Pressão Mal Desceu...
CPLR6.png


Quem não precisar de circular que não sai-a de casa!!!
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Accionado plano municipal de emergência no Funchal

O presidente da Câmara do Funchal confirmou em declarações à SIC Notícias que as fortes chuvadas que hoje caíram na Madeira inundaram algumas artérias da cidade. O autarca garante, contudo, que a situação nada tem que ver com a verificada há alguns meses.

Segundo Miguel Albuquerque, algumas ruas estão alagdas e as autoridades funchalenses trabalham agora no sentido de evitar que ali circulem pessoas. Há ainda registo de algumas derrocadas.

O movimento no aeroporto do Funchal está a ser afectado pelas más condições atmosféricas que colocaram hoje o arquipélago da Madeira em aviso laranja devido à chuva intensa, segundo fonte aeroportuária.

Fonte do aeroporto disse à agência Lusa que as aterragens e descolagens durante a manhã decorreram com normalidade, mas o agravamento da situação obrigou o voo TP 1573 proveniente do Porto a divergir a sua rota para a ilha vizinha do Porto Santo.

Também os passageiros que seguiam do Funchal para o Porto Santo a bordo do avião da SATA tiveram de aguardar uma 'aberta' para seguir viagem.

Ainda não está definida a situação do TP 1621 oriundo de Lisboa que tem chegada prevista à Madeira pelas 13h30.

SOL com Lusa

[ame="http://videos.sapo.pt/06d4NlffMEJGMsE1KcV0"]Plano municipal emergência accionado na Madeira de - SIC Notícias - SAPO Vídeos[/ame]
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Duas escolas encerradas na Madeira devido ao mau tempo

Chuvas fortes têm assolado hoje a ilha da Madeira e já há inundações e derrocadas, o que motivou um aviso laranja por parte da Protecção Civil e activação do plano municipal de emergência no Funchal.

Desde manhã que a chuva cai em toda a ilha da Madeira. A Protecção Civil lançou um aviso de alerta laranja (o terceiro numa escala de 4). Há inundações um pouco por todo o lado e já houve registo de derrocadas. Na Madalena do Mar há estradas cortadas, em Câmara de Lobos e Calheta há registo de casas inundadas, na Serra d'Água e Ribeira Brava o caudal da ribeira tem vindo a subir, havendo, ainda, ameaças de derrocadas.

"As pessoas estão muito preocupadas", disse ao DN a empregada do bar "Poncha da Serra d'Água". Na Ribeira Brava, no adro da Igreja começou a entrar água. Nas zonas altas do Funchal, muito afectadas pelo temporal de 20 de Fevereiro, o cenário também preocupa dos moradores.

Ainda na Ribeira Brava, a Escola Padre Manuel Álvares foi encerrada e, por motivos de prevenção, as crianças foram enviadas para as suas residências em transportes proporcionados pelas autoridades. A Escola da Ponta do Sol também fechou.

Na Calheta começa a houver problemas de inundação de túneis.

No Funchal, já foi accionado o plano municipal de emergência. Em Santo António, ocorreu o desmoronamento de um muro que atingiu uma casa. Há inundações em parques de estacionamento e espaços comerciais, bem como nalgumas ruas que já tinham sido fustigadas pelo temporal de 20 de Fevereiro, junto ao Centro Comercial Anadia e ao Comando Regional da PSP. A avenida do Mar e a avenida Arriaga, junto ao Teatro Municipal do Funchal, também estão inundadas.

O DN contactou a Protecção Civil, que garante que os serviços e as autarquias se encontram preparados para qualquer eventualidade. A Protecção Civil disse ainda que "o pior já passou", mas a chuva irá manter-se.

Segundo o Instituto de Meteorologia, o pico de trovoada e precipitação acontecerá durante a próxima madrugada.

DN
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Não sei se vai dar para ver, mas está aqui um vídeo da Ribeira de São João (acima da Universidade da Madeira)"postado" no facebook
[VIDEO]http://img87.imageshack.us/img87/9558/16376103365389846036.mp4[/VIDEO]
de Petra Spínola (vídeos)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
http://sat24.com/Region.aspx?country=afce&sat=ir&type=loop

A linha de instabilidade associada a uma zona baroclinica com convergencia á superficie ( efeito de um cavado que se prolonga entre o NW da peninsula a SW da Madeira), está a passar.
No entanto deverão continuar as precipitações moderadas nas terras altas da vertente sul, devido ao fluxo de S/SW.
:thumbsup:
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
pcQB7.jpg

Vários modelos indicam mais precipitação a tarde visto a pressão diminuir para a tarde, contudo a manta de nublosidade principal já tenha passado.
Manter toda a atenção possível e evitar circular na estrada e acautelar bens e cursos de água!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
"Não sei se vai dar para ver, mas está aqui um vídeo da Ribeira de São João (acima da Universidade da Madeira)"postado" no facebook "

Posso estar enganado, mas parece-me que o vídeo é exactamente igual a um de 28 de Fevereiro:rolleyes:

O vídeo de Fevereiro, cuja autora é a mesma.
Bem mais assustador e com o caudal completamente fora do controle.