Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2010

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Câmara do Funchal convoca gabinete de emergência devido aos temporais
O presidente da Câmara do Funchal decidiu convocar o gabinete de emergência por causa da intensa chuva que está a cair na Madeira e já provocou várias inundações, quedas de árvores e obrigou ao encerramento de algumas estradas.

A decisão foi confirmada à agência Lusa pelo vice presidente da autarquia funchalense, Bruno Peireira, garantindo tratar-se de uma medida de prevenção.

Adiantou que a chuva provocou inundações na via pública em diversas artérias da capital madeirense, informando também que a circulação está encerrada na marginal da cidade, avenida do Mar e em todas as transversais da rua do Carmo.

"O que é mais preocupante são os cortes de trânsito e estamos atentos à subida de caudais das ribeiras", disse.

Apelou a que as pessoas permaneçam em casa, "mais para não dificultar o trânsito, evitem a circulação nas zonas altas e expostas e estejam atentas às tradicionais quedas de árvores".

Com as imagens do temporal de 20 de fevereiro ainda bem gravadas, diversas corporações de bombeiros da Madeira estão ocupadas face aos pedidos de ajuda por causa de muitas inundações, quedas de árvores, estradas alagadas e adufas entupidas.

A intensa chuva que começou a cair ao fim da manhã no arquipélago, que levou o Instituto de Meteorologia a colocar as ilhas da Madeira e do Porto Santo sob alerta laranja, está a afetar sobretudo os concelhos do Funchal, Câmara de Lobos e Ribeira Brava.

Fonte dos Bombeiros Voluntários Madeirenses (BVM) disse que já estão "a reforçar os meios para alguma eventualidade".

Esta manhã esta corporação foi chamada por causa da queda de uma árvore de grande porte no pátio da escola secundária Jaime Moniz, no Funchal, que atingiu quatro viaturas.

Inundações em instalações da secretaria regional da Educação, de um infantário nas Capuchinhas e em lojas, além de uma derrocada na zona do Caminho dos Pretos, foram outros dos problemas que os BVM tiveram em mãos.

As ribeiras que atravessam a cidade começam a subir e as águas estão revoltas, caso da de S.João, um dos pontos críticos no temporal de fevereiro.

Também os Bombeiros de Câmara de Lobos disseram não ter "mãos a medir" por causa das muitas chamadas devido a inundações em diferentes locais no concelho.

No concelho da Ribeira Brava, os bombeiros receberam muitos pedidos de ajuda devido a inundações em casas e estabelecimentos, a estrada de acesso à vila está intransitável e ocorreu uma derrocada na zona dos Terreiros, por causa de um ribeiro que tinha o caudal entupido.

(Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico)

Com Lusa
 


AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Chove severamente na minha zona!

Machico
webcamxh.jpg


No Funchal, situação bem mais calma agora.

fullsize15.jpg
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Muita atenção a tarde pois o centro depressionário esta a descer para a Madeira e existe actividade de cavamento a sul da Madeira!!!
Wd4NY.gif

jXcYj.gif

xus47.gif

MeF2b.gif

pDe5V.gif

Analises desde as ás 0h até as 12h pela USAF
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Impressão minha ou neste caso particular a realidade está a ser completamente diferente dos modelos?
Os que estive a ver pouco ou nada davam de manhã/início de tarde, e à noite dão muito mais chuva.
Parece que a linha mais instável passou muitas horas antes do modelado.
Meio esquisito.. :huh:
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Madalena do Mar ( Estrada Fechada Entre o Arco da Calheta e Ponta do Sol, a Ribeira da Madalena galgou a ponte)
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=pNnqQWxqL-Y"]YouTube - Broadcast Yourself.[/ame]
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Impressão minha ou neste caso particular a realidade está a ser completamente diferente dos modelos?
Os que estive a ver pouco ou nada davam de manhã/início de tarde, e à noite dão muito mais chuva.
Parece que a linha mais instável passou muitas horas antes do modelado.
Meio esquisito.. :huh:

Não é impressão tua! Tudos os modelos falharam, isso já eu verifiquei!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
O problema é que prevêem um pico de chuva à noite, e agora fico na dúvida entre as seguintes possibilidades:

1) Errou simplesmente o timing (por muitas horas) e já passou o pior

2) O timing está certo, e são 2 vagas de chuva, e subestimou muito a quantidade de precipitação na primeira vaga

Espero que seja a primeira, porque na 2ª hipótese, depois de tanta chuva, que os modelos estimaram tão por baixo, haver previsão de algo maior, era mau. Mas pelo aspecto do satélite, parece-me à partida mais a primeira.

Mas olho no satélite..
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
kF5MJ.jpg

Formações a pelas 14h a vermelho e a preto parece-me ser a localização do centro depressionário. (made by me)
UcloF.gif

Existe formações a oeste da ilha não sabemos se ira intensificar ou não...