Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Hummm muito bom. Vou tentar a minha sorte nisso lol. Tenho acompanhado o fórum há algum tempo mas sinceramente não percebo assim muito de cartas e de valores. Vou é seguindo as previsões dos mais aficcionados na matéria, mas obrigada na mesma snowy :thumbsup:
Parece que as restantes ilhas também vão levar com trovoada. Estranho é não parar de chover e a frente ainda nem passou a meio canal das ocidentais. :huh:
Abrç

Eu também sou básica nisto :D

Vou seguindo o que os veteranos dizem e vou comparando com os mapas e imagens satélite ao mesmo tempo. Aos poucos se vai aprendendo alguma coisa :)

Aqui continua chovendo e, segundo as imagens satélite, a trovoada aproxima-se cada vez mais do grupo Central.
 


Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Eu também sou básica nisto :D

Vou seguindo o que os veteranos dizem e vou comparando com os mapas e imagens satélite ao mesmo tempo. Aos poucos se vai aprendendo alguma coisa :)

Aqui continua chovendo e, segundo as imagens satélite, a trovoada aproxima-se cada vez mais do grupo Central.

Lol vá lá "intances" :p N sou o unico hehe.

Ela quando chegar ao grupo central depois é rapido que ela chega ao oriental. Leva mais tempo passar do grupo ocidental para as outras restantes ilhas porque a distancia daquelas 2 ilhas em relaçao às outras é maior.
Beijinhos :cheers:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
boas,

pela costa sul da ilha terceira, o nevoeiro é quem reina.
Durante o dia não choveu nem fez vento.

pelo que se pode observar pelas imagens de satélite a frente está "em cima do grupo central", contudo não se faz sentir efeito nenhum na minha zona.

Parce que as trovoadas estão é perto do nordeste (são miguel) segundo as descargas registadas no imap, tal como podem ver aqui: http://imapweather.com/
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde.
Reporto ainda algum nevoeiro nas serras, e nas zonas mais baixas um tímido sol ( como se diz por aqui sol zabelão).
Alguem por favor sabe confirmar se na proxima 3 feira e 4 feira o tempo está sempre previsto ser mau a nível de vento para os Açores? Infelizmente parece que as coisas vão estar feias a nível de vento. Vou ter pelos vistos de cancelar a minha investigação aos Graminhais.
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boa tarde,

No site da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar
(http://servicos.sram.azores.gov.pt/morhi/#) tem-se acesso online e com histórico aos valores da temperatura/humidade na Lagoa do Fogo (~600m) e Tronqueira (~500m).

Alguém tem acesso a dados de outras estações metereológicas que se encontrem instaladas na Barrosa, Pico da Vara, Planalto dos Graminhais...?

Seria óptimo dispor desta informação pois no inverno poderia decidir mais eficazmente se vale a pena subir à Barrosa/Graminhais ou não, para ver neve é claro.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Snowy

Cumulus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
272
Local
Ponta Delgada
Boa noite

Hoje em PDL esteve o que para mim é o pior dia em termos meteorológicos, ou seja, uma humidade desgraçada ao ponto de tudo quanto é papel em casa estar "mole" :(

Neste momento tempo calmo, temp. 20º e....humidade 100%!!! :mad:
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,713
Local
AGH,terceira,açores
Boa noite,

pela minha zona céu praticamente limpo quase todo o dia, mas a humidade é elevada.
para a próxima semana é esperado um aumento da intensidade do vento e uma descida da temperatura...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde,

No site da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar
(http://servicos.sram.azores.gov.pt/morhi/#) tem-se acesso online e com histórico aos valores da temperatura/humidade na Lagoa do Fogo (~600m) e Tronqueira (~500m).

Alguém tem acesso a dados de outras estações metereológicas que se encontrem instaladas na Barrosa, Pico da Vara, Planalto dos Graminhais...?

Seria óptimo dispor desta informação pois no inverno poderia decidir mais eficazmente se vale a pena subir à Barrosa/Graminhais ou não, para ver neve é claro.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.


Estou a desenvolver um trabalho de Pós Graduação em que uma das cadeiras se insere na vertente de dados de algumas estações meteorológicas nos açores e nomeadamente na ilha de S Miguel e para a semana vou ter mesmo que me deslocar ao planalto dos Graminhais para investigar isso só que o tempo parece que vai agravar bastante para esse dia. De qualquer das formas se souber de algo informo. Na Barrosa não sei mas sei que nos graminhais e Pico da Vara é frequente nevar lá em cima em dias de temperaturas mais baixas. O problema é que os montes ficam no interior da ilha e o acesso até ao Pico da Vara faz-se por trilhos onde só passam os romeiros e alguns cabreiros, ou seja os carros nao entram. Até porque é inacreditavel nao haver vias de acesso ao topo do pico da vara como sendo a segunda maior elevaçao do arquipélago:(
 

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Na Barrosa não sei mas sei que nos graminhais e Pico da Vara é frequente nevar lá em cima em dias de temperaturas mais baixas.

Boa noite,

Este ano nevou na Barrosa no dia 13 de Março. Felizmente cheguei lá cerca de 10 minutos antes de começar a nevar. Gravei toda a euforia do pessoal quando deixou de cair granizo e passaram a cair flocos de neve. Teria sido interessante ir aos Graminhais nesse dia pois um conhecido meu que é escuteiro esteve lá e falou-me de bem mais de 1 palmo de neve. Se eu tive-se mais informação tinha ido aos Graminhais nesse dia...
Seja como for em breve a EDA vai inaugurar o PE dos Graminhais o qual está a uma cota de 900m, pelo que vou dispor de mais dados.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite,

Este ano nevou na Barrosa no dia 13 de Março. Felizmente cheguei lá cerca de 10 minutos antes de começar a nevar. Gravei toda a euforia do pessoal quando deixou de cair granizo e passaram a cair flocos de neve. Teria sido interessante ir aos Graminhais nesse dia pois um conhecido meu que é escuteiro esteve lá e falou-me de bem mais de 1 palmo de neve. Se eu tive-se mais informação tinha ido aos Graminhais nesse dia...
Seja como for em breve a EDA vai inaugurar o PE dos Graminhais o qual está a uma cota de 900m, pelo que vou dispor de mais dados.

Cumprimentos,
Luís Guilherme.

Boa noite.
Pois é bem provável que tenha nevado mas só vi fotos na net dos graminhais desse inverno passado e havia muita neve. Podemos imaginar no Pico da vara que deve de ter nevado muito mais, mas como a montanha se situa no interior de outras montanhas é dificil ver a neve das freguesias limitrofes. Também fui escoteiro e sei que os Graminhais apesar de se situarem numa cota ligeiramente mais baixa que a Barrosa vêem neve com muito mais frequencia que a Barrosa porque têm um micro clima especial ali daquela zona que pertence à cordilheira do Pico da Vara que é a mais montanhosa da ilha e que vai desde o monte escuro passando pelo salto do cavalo, graminhais, tronqueira, pico bartolomeu, pico verde, gafanhoto, e culminando depois a 1105 m no Pico da vARA que como deve de calcular é uma zona que mesmo de Verão no seu cume atinge valores bem baixos devido à sua grande altitude. Mas é uma zona selvagem muito recôndita e cheia de floresta laurissilva entre abruptos vales de garganta. Por isso acho que não existem estações meteorologicas lá. Mas nos graminhais penso haver uma e é isto que vou saber já na próxima terça feira.

Abraços e boa noite