Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2011

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Às 03h da manhã choveu generalizadamente na zona oeste tendo a bica da cana registado 9.8
 


Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Acabada de actualizar a previsão do Hirlam a Frente deverá manter-se a Oeste e acabará por constituir depressão ao Largo Oeste de Arquipélago.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Hoje ao passar pelo meu gabinete, tive alguns colegas a comentar as trovoadas /relampagos de ontem...eu não ouvi...deve ter sido mais para norte visto que 2 deles são de Santana.
 

ijv

Cumulus
Registo
28 Nov 2010
Mensagens
482
Local
Funchal-Santo António (Altitude-808m)
Boa tarde,

Por aqui estou neste momento com 19.2ºC 96% humidade e ja acumulei 20.7 mm de chuva desde a meia noite. Neste momento nao chove, a pouco deu uma chuva que de 1.5mm durante uns 10 minutos, Esta um tempo abafado, neste momento o nevoeiro esta a 'fuigir'. ainda nao avisto o funchal ::lmao:
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde,

Agora existem algumas abertas a meia hora que não chove, já acumulei desde 00h 8,2mm, a HR esta nos 94% e temperatura actual com 23,8ºC. O vento é SSW com rajadas que chegou até 38,9km/h.

Não ouvi nenhuma trovoada...

Esta chegar nuvens vinda do Oeste...

Reparei que as maiores acumulações aconteceram na zona oeste da ilha e zonas altas.
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Boa tarde,

Agora existem algumas abertas a meia hora que não chove, já acumulei desde 00h 8,2mm, a HR esta nos 94% e temperatura actual com 23,8ºC. O vento é SSW com rajadas que chegou até 38,9km/h.

Não ouvi nenhuma trovoada...

Esta chegar nuvens vinda do Oeste...

Reparei que as maiores acumulações aconteceram na zona oeste da ilha e zonas altas.

Boa tarde,

Melhorias já para a meio da tarde? ou só amanha?

ainda vamos ser atingidos por alguma frente /celula?ou o pior ja passou?
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Parece que vai ver um desagravamento do tempo nas próximas horas, o maior foco de instabilidade já esta a NNW da ilha, se houver é só aguaceiros tipico de um pos-frontal o vento talvez se intensifique mais um pouco e vai arrefecer ligeiramente, está agora em fase de formação uma depressão em sua fase de enchimento, entre os açores e continente, vamos lá ver até que ponto nos afectará nas próximas 24h ou 48h.
 

jonhfx

Cumulus
Registo
26 Set 2008
Mensagens
409
Local
Madeira-Calheta
Boa tarde.
O nevoeiro parece que armou "tenda" por cá :mad:
O acumulado de precipitação nas ultimas 12 horas é de 14,1 mm.
Temperatura em 20,2ºC e 99% de humidade.
Pressão 1010.8 hPa.
ps:. Não vi nem ouvi nenhum trovão :trovao: =0
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Parece que vai ver um desagravamento do tempo nas próximas horas, o maior foco de instabilidade já esta a NNW da ilha, se houver é só aguaceiros tipico de um pos-frontal o vento talvez se intensifique mais um pouco e vai arrefecer ligeiramente, está agora em fase de formação uma depressão em sua fase de enchimento, entre os açores e continente, vamos lá ver até que ponto nos afectará nas próximas 24h ou 48h.

Ma essa depressão esta mais a norte, penso que não chegará a nós...a nõa ser com aguaceiros e mais nas vertentes norte...penso eu por aquilo que vejo nos modelos e no satelite.

o IM continua com o alerta laranja.
 

alex vieria

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
730
Local
Câmara de Lobos 108mts altitude sitio do "carmo" l
Boa tarde,

Melhorias já para a meio da tarde? ou só amanha?

ainda vamos ser atingidos por alguma frente /celula?ou o pior ja passou?

Só aguaceiros a partir de aqui, de maneira dispersas pela ilha, com intensidade moderada em situações pontuais. Parece que 2ºf haverá novidades é só fazer seguimento a depressão que se esta formar mas ao norte, entre açores e continente, a mesma pode criar nas próxima horas passagens frontais com cristas que se formem da própria depressão... enquanto está tudo em aberto... temos que ver a reposicionamento e a intensidade da Alta pressão que se deslocou um pouco para oeste no centro de europa e vai posicionar-se no golfo de viscaya...
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Só aguaceiros a partir de aqui, de maneira dispersas pela ilha, com intensidade moderada em situações pontuais. Parece que 2ºf haverá novidades é só fazer seguimento a depressão que se esta formar mas ao norte, entre açores e continente, a mesma pode criar nas próxima horas passagens frontais com cristas que se formem da própria depressão... enquanto está tudo em aberto... temos que ver a reposicionamento e a intensidade da Alta pressão que se deslocou um pouco para oeste no centro de europa e vai posicionar-se no golfo de viscaya...

Obrigada Alex, obviamente tens muito mais experiência do que eu na analise destas situações..estou aprendendo ctg;) mas para 2º feira pelo menos nos modelos (Hirlam/Gfs/ukmo) nao vejo nada de especial..
 

icewoman

Nimbostratus
Registo
15 Dez 2009
Mensagens
720
Local
funchal
Eu estou sempre atento ao que o alex, icewoman e o Knyght dizem, como pouco percebo disto e poucos estudos vou vendo o que dizer para ir tentanto perceber :D:lmao:



oh ijv só mesmo tu para me fazer rir:p..mas tambem acho que já vais sabendo mais umas coisitas...tinhamos era que um dia combinar um encontro entre todos nós ( da Madeira) isso sim seria agradavel e util...