Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

LMCG

Cumulus
Registo
28 Dez 2009
Mensagens
479
Local
Ponta Delgada
Boas,

Acabo de consultar os valores de vento nos PE... interessante que por volta das 10h-11h o PE da Serra do Cume na Terceira registou rajadas próximas dos 150km/h.

Aqui pela Graciosa depois de termos passado abruptamente de 140km/h às 7h para um minimo de 40km/h a meio da manhã, agora temos de novo o vento aumentar... já ronda os 100km/h.

Cumprimentos.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga


Ena pá, no continente não temos avisos assim de aproximação de células em tempo real :)


Qktkr.gif


Célula enorme que se formou na frente e foi direitinha ao grupo oriental. Tem já mais a ver com a frente do que propriamente com a Nadine, embora claro, as coisas não se possam dissociar pois há para ali muita humidade tropical. Também serve de alerta para situações pontuais deste género nos próximos dias visto que a instabilidade associada à depressão do Atlântico que absorve a Nadine e provavelmente depois o Oscar se vai manter por aí.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Konnichiwa,

Duas questões rápidas:

1º - A NADINE foi desviada pela acção da frente fria?

2º - O maior perigo, a partir de agora, provém da mesma frente fria?

Cumprimentos.

Sayonara,

É uma grande confusão, a Nadine tem o centro indistinguível no satélite, nesta altura é uma baixa/vórtice remanescente na superfície que se move no bordo leste de um cavado/ depressão atlântica provavelmente já com a circulação pouco definida, nesta zona calhou coincidir com uma frente gerada pelo cavado, e o que resta dela já está a norte do grupo central.
A própria frente também já passou.

É mais fácil de entender visualizando cartas:
http://www.metoffice.gov.uk/weather/uk/surface_pressure.html

E um modelo:
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa


No modelo vê-se que que este sistema atlântico bastante grande absorverá os restos da Nadine (posteriormente parece que o próprio Oscar) vai aproximar-se lentamente dos Açores, pelo que nos próximos dias poderá haver instabilidade associado a este sistema depressionário
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu logo vi que esperavam até ao aviso das 15utc

...BYE BYE NADINE... ...WHAT A LONG STRANGE TRIP ITS BEEN...
http://www.nhc.noaa.gov/

:D


REMNANTS OF NADINE DISCUSSION NUMBER 88
NWS NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL AL142012
1100 AM AST THU OCT 04 2012

BYE BYE NADINE. AFTER TRAVELING FOR OVER THREE WEEKS ACROSS THE
EASTERN ATLANTIC...AFFECTING THE AZORES TWICE...AND AFTER 88 NHC
ADVISORIES...NADINE HAS FINALLY DISSIPATED. SATELLITE IMAGES AND
ASCAT DATA INDICATE THAT BY 1200 UTC THIS MORNING...NADINE NO
LONGER HAD A CLOSED CIRCULATION AND HAD BECOME ASSOCIATED WITH A
COLD FRONT. PENDING A POST-STORM ANALYSIS...NADINE WILL TIE GINGER
OF 1971 AS THE SECOND-LONGEST-LASTING ATLANTIC TROPICAL STORM ON
RECORD AT 21.25 DAYS. AS A TROPICAL CYCLONE...WHICH INCLUDES THE
TROPICAL DEPRESSION STAGE...IT IS THE FIFTH-LONGEST-LASTING
TROPICAL CYCLONE ON RECORD IN THE BASIN...AT 21.75 DAYS.

GLOBAL MODELS KEEP A VORTICITY MAXIMUM...ASSOCIATED WITH THE
REMNANTS OF NADINE...EMBEDDED WITHIN A LARGE EXTRATROPICAL CYCLONE.
THIS FEATURE IS EXPECTED TO MOVE RAPIDLY NORTHWARD AND DISSIPATE IN
A DAY OR TWO.
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Konnichiwa,

Só para acrescentar alguns dados sobre o tempo presente.

O vento e chuva acalmaram muito. O mar continua tempestuoso.

Há 3 horas atrás, no centro de Angra do Heroísmo, o tempo estava muito melhor (de longe!) do que na costa Sul/Sueste.

Espero que não tenha sucedido nada demais na Maia, em São Miguel. Ao menos, que seja só chapa...

Os dados fornecidos pelo LMGC são arrepiantes, mas factuais e consistentes... Muito bom.:thumbsup:

Cumprimentos.

Sayonara,
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
Ena pá, no continente não temos avisos assim de aproximação de células em tempo real :) QUOTE]

Sinceramente esta pode e deverá ser uma forma de comunicação que todos os serviços regionais de protecção civil deveriam adotar, pois com uma simples mensagem no facebook ficaram milhares de pessoas alertadas para essa eventualidade.

Konnichiwa,

Duas questões rápidas:

1º - A NADINE foi desviada pela acção da frente fria?


EDIT: Afinal o Vince já tinha dado a resposta melhor do que a minha ehehe

2º - O maior perigo, a partir de agora, provém da mesma frente fria?

Cumprimentos.

Sayonara,

na minha opinião

1 -A Nadine não foi desviada, mas sim absorvida pela frente interagindo com a mesma.

2 - a partir de agora o "perigo" não provém da frente, mas sim da depressão que ficará situada perto dos Açores, dando origem a linhas de instabilidade e "os perigos" que daí advém...
mais uma vez digo que isto é a minha opinião...

EDIT: O vince já te tinha respondido, sempre é uma opinião mais segura (profissional) do que a minha....eheh
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
É uma grande confusão, a Nadine tem o centro indistinguível no satélite, nesta altura é uma baixa/vórtice remanescente na superfície que se move no bordo leste de um cavado/ depressão atlântica provavelmente já com a circulação pouco definida, nesta zona calhou coincidir com uma frente gerada pelo cavado, e o que resta dela já está a norte do grupo central.
A própria frente também já passou.

É mais fácil de entender visualizando cartas:
http://www.metoffice.gov.uk/weather/uk/surface_pressure.html

E um modelo:
http://www.meteopt.com/previsao/modelos/gfs/europa


No modelo vê-se que que este sistema atlântico bastante grande absorverá os restos da Nadine (posteriormente parece que o próprio Oscar) vai aproximar-se lentamente dos Açores, pelo que nos próximos dias poderá haver instabilidade associado a este sistema depressionário

Perguntei para tentar perceber a banda convectiva que subsiste a Sudoeste do arquipélago. Quanto à NADINE, só confirma a regra. Quem vem aos Açores volta sempre...

A confusão nas imagens de satélite também afectou-me durante a madrugada, mas é sempre bom ver uma opinião melhor fundamentada. Obrigado. :thumbsup:

Sayonara,
 

Kamikaze

Cumulus
Registo
14 Mai 2012
Mensagens
317
Local
Angra do Heroísmo - Terceira - Açores
Ena pá, no continente não temos avisos assim de aproximação de células em tempo real :) QUOTE]

Sinceramente esta pode e deverá ser uma forma de comunicação que todos os serviços regionais de protecção civil deveriam adotar, pois com uma simples mensagem no facebook ficaram milhares de pessoas alertadas para essa eventualidade.



na minha opinião

1 -A Nadine não foi desviada, mas sim absorvida pela frente interagindo com a mesma.

2 - a partir de agora o "perigo" não provém da frente, mas sim da depressão que ficará situada perto dos Açores, dando origem a linhas de instabilidade e "os perigos" que daí advém...
mais uma vez digo que isto é a minha opinião...

Ainda não estou totalmente convencido quanto à primeira, mas compartilho completamente da segunda resposta.
A verdade é, que, tenho que salientar o perigo localizado a Sudoeste. É que aquilo tem o aspecto de um barril de pólvora que pode explodir a qualquer momento.

nwWrSZ1ExLJOl


Sayonara,
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
A sudoeste é uma pluma de ar tropical húmido arrastada para leste pela depressão do Atlântico norte e que segundo os modelos traz já amanhã instabilidade às ilhas, se no seio dela se formarem células, o que deve ser provável pois o CAPE é moderado/forte.

Podem visualizar melhor essa pluma nesta animação MIMIC/TPW:
http://tropic.ssec.wisc.edu/real-time/mimic-tpw/natl/main.html

Na mesma animação conseguem perceber que até às 11:00 (o último frame neste momento da animação) ainda se conseguia distinguir a Nadine ligeiramente a norte do grupo central, e que o centro passou um pouco mais a leste do que os modelos previam.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Há pouco na cidade da Lagoa aqui em S. Miguel





Freguesia da Maia também parece me que está com problemas devido a algma derrocada





Aqui na Povoação já se vê a ribeira a querer dar das suas








Praia pequena do Pópulo São Roque




NADINE já provocou alguns estragos em São Miguel:

NADINE já provocou alguns estragos em São Miguel
4 Outubro, 2012

A chuva e o vento provocados pela passagem da tempestade tropical Nadine nos Açores, começam a ter consequências na ilha de São Miguel, nomeadamente na Maia, no concelho da Ribeira Grande.
(C) Direitos de autor

Segundo o presidente da junta daquela freguesia esta manhã houve uma derrocada no caminho que liga o Ramal à Lombinha da Maia, provocando condicionamento do trânsito assim como a obstrução dos esgotos e valetas na estrada.

Jaime Rita adiantou que também algumas ruas da freguesia da Maia estão congestionadas, havendo mesmo a necessidade de elaborar percursos alternativos para não prejudicar o trânsito e os trabalhos que estão a ser feitos, no sentido de resolver o problema.

O presidente da junta a freguesia da Maia, no concelho da Ribeira Grande, falava em entrevista à Atlântida sobre as consequências que o estado de tempo, influenciado pela passagem da tempestade tropical Nadine, está a provocar naquela localidade da ilha de São Miguel.

http://www.facebook.com/radioatlantida

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=484585758242301&set=p.484585758242301&type=1&theater

Vídeohá pouco na Avenida do Mar em S. Roque ilha de São Miguel





Continuo por aqui com chuva. Os terrenos estão muito alagados de muita água e o vento ainda sopra. :rain::rain:

Os próximos dias vão ditar ainda muita coisa!

Cumprimentos ;)
 
Editado por um moderador:

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite aqui algumas fotos da tarde de hoje pelas Eiras e pela zona do Outeiro e Covoada concelho de P. Delgada.
A chuva foi tanta que muitas grotas e ribeiras excederam o seu nivel e começaram a correr desenfreadamente para as ruas e para os cerrados.
Peço desculpa pela qualidade de algumas imagens mas foram tiradas por mim em andamento de carro e alguns retratos ficaram tremidos porque estava a cair muita água e foi me dificil tirar fotos como deve de ser.
Algumas ruas foram mesmo impossiveis de atravessar seja a pé seja de carro devido à força da água que inundou tudo.

Saudações açorianas!




























































































































E aqui mais um vídeo mas essa na Povoação, Ribeira do Purgar em S. Miguel


http://www.facebook.com/photo.php?v=10151194843214508
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Muita chuva aí pelos Açores Azor , não façam é o que fiz, passando todas rapidamente que ia ficando enjoado pois acabei de jantar :lol::lol::lol:
Já tenho saudades de ver tanta água ... por aqui !
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite ;)

Neste momento,na Lagoa, o tempo está mais calmo com:

- Céu nublado
- Vento moderado
- Agitação marítima significativa

Relativamente ao dia de hoje:

- Chuva em geral forte e contínua passando a aguaceiros à tarde
- Vento forte com rajadas fortes
- Agitação marítima significativa (mar tempestuoso)

Em termos de precipitação foram acumulados 20 mm na Ilha de São Miguel entre as 12h de ontem e as 12h de hoje.

Continuação de uma boa noite :)
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Muita chuva aí pelos Açores Azor , não façam é o que fiz, passando todas rapidamente que ia ficando enjoado pois acabei de jantar :lol::lol::lol:
Já tenho saudades de ver tanta água ... por aqui !

Olá Aurélio. hahahahaha :lol: :lol: felizmente não tenho esse problema. O telefone que tinha à mão na altura é q não era grande coisa :p mas sempre deu para registar alguma coisa.

Olha tens bom remédio. Fazes uma viagem de 2 horas até aos Açores para veres água :lol: Aqui temos água para dar e vender a quem quiser. Até em demasia porque pelas previsões de novo no boletim, amanhã e sábado são esperados para as ilhas açorianas aguaceiros ou periodos de chuva pontualmente fortes e com trovoadas, portanto ainda estás a tempo ;) :D