Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2012

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Está em vigor um Alerta Vermelho para o Grupo Oriental:

- Chuva/Aguaceiros - PRECIPITAÇÃO FORTE
- Trovoadas frequentes e dispersas
- Vento FORTE

Só digo uma coisa: os terrenos já estão saturados de água... :(

Nos Grupos Ocidental e Central está em vigor um Alerta Amarelo.

Bom sábado.
 


Wessel27

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
57
Local
Angra do Heroismo
Boa noite ...

Dizer que aqui pela Terceira tem soprado um vento bastante forte ...

Neste momento consigo sentir a intensidade do vento e não é brincadeira ...

A intensidade tem sido intermitente mas quando começa é bastante constante e neste momento começou a ficar pior e mais forte ...

Saudações e esperemos que esteja tudo bem pelo Grupo Oriental que parece que as coisas estão complicadas por lá ...

Esperemos também que o mar esteja controlado e que as ribeiras não saturem devido à precipitação ...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa noite ...

Dizer que aqui pela Terceira tem soprado um vento bastante forte ...

Neste momento consigo sentir a intensidade do vento e não é brincadeira ...

A intensidade tem sido intermitente mas quando começa é bastante constante e neste momento começou a ficar pior e mais forte ...

Saudações e esperemos que esteja tudo bem pelo Grupo Oriental que parece que as coisas estão complicadas por lá ...

Esperemos também que o mar esteja controlado e que as ribeiras não saturem devido à precipitação ...

Por aqui estão bem complicadas a nível de vento...o vento levantou-se há mais de 1 hora e sopra bem forte.

E eu que estou agora da manhã à espera do vôo dos meus pais com esse tempo para S. Miguel. N percebo porque é que esses gajos não cancelam os vôos.

Eles por vezes parece-me que subestimam os ventos nos Açores...ainda se estivesse mais calmo na Terceira ainda dava para o avião aterrar... mas se na Terceira e em Santa Martia está identico não sei como é que a SATA internacional vai aterrar com estes ventos.
Só mesmo de gente doida!

Começo a ficar preocupado :(

Edit: Caraças agora é que vi o alerta vermelho :eek:
 

B84

Cirrus
Registo
23 Out 2011
Mensagens
32
Local
Lisboa
Caro Azor,

Não se preocupe porque as regras do jogo estão bem definidas.
Na pior das hipóteses acabam em Lisboa, nada mais.

Cumprimentos!!
 

mcpa

Cumulus
Registo
6 Ago 2009
Mensagens
141
Local
Ponta Delgada, S. Miguel, Açores
Bons dias!!! Pela costa norte de S. Miguel o vento e a chuva têm sido uma constante estes últimos dias! Neste momento o vento sopra forte, mas não chove agora!!! Deixo aqui o alerta a todas as pessoas que tenham de circular por zonas onde existam taludes instáveis para o fazerem com o maior dos cuidados pois os solos estão completamente saturados, muitas pastagens praticamente se transformaram em autenticas lagoas... Nestas situações todo o cuidado é pouco!
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Bom dia! :D

Neste momento, na Lagoa:

- Céu nublado
- Vento muito fresco-forte com rajadas
- Mar grosso-alteroso

Aproveito para dizer que o ALERTA VERMELHO do Grupo Oriental foi retirado assim como o ALERTA AMARELO dos restantes Grupos :)


Bom sábado :D
 

faroeste

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
79
Local
Alt:111m 5-Ribeiras,AGH,Terceira,Açores
Boa Tarde.

Segundo dados do IM sobre observação de superfície às 11 h UTC , dados de pressão atmosférica 988.1 hPa na Ilha das Flores, 996.2 hPa na Ilha Terceira, 999.2 hPa na Ilha de São Miguel ( valores muito Baixos) nem com a passagem da Nadine II.
Não sei bem o que vai acontecer , mas não deve ser boa coisa, pois este é um dos principais indicadores de mau tempo.
Vamos a ver…
Também estou a trabalhar neste momento, encontro-me na serra da Ribeirinha o vento está forte, aguaceiros fracos, e muito nevoeiro , pois isto é uma zona alta e mais para o interior da Ilha.
Aguardo alterações das condições meteorológicas.

Um abraço …
 

faroeste

Cirrus
Registo
18 Set 2012
Mensagens
79
Local
Alt:111m 5-Ribeiras,AGH,Terceira,Açores
Ainda desce a pressão
Segundo dados do IM sobre observação de superfície às 12 h UTC , dados de pressão atmosférica 987.7 hPa na Ilha das Flores, 996.2 hPa na Ilha Terceira, 999.3 hPa na Ilha de São Miguel ( valores muito Baixos) nem com a passagem da Nadine II.
Não sei bem o que vai acontecer , mas não deve ser boa coisa, pois este é um dos principais indicadores de mau tempo.
Vamos a ver…
Também estou a trabalhar neste momento, encontro-me na serra da Ribeirinha o vento está forte, aguaceiros fracos, e muito nevoeiro , pois isto é uma zona alta e mais para o interior da Ilha.
Aguardo alterações das condições meteorológicas.

Um abraço …
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
ilXab.gif


Atenção a está carta. E boa sorte, já que vocês insistem em ficar com a água toda...

Tomem as preocupações necessárias.
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Caro Azor,

Não se preocupe porque as regras do jogo estão bem definidas.
Na pior das hipóteses acabam em Lisboa, nada mais.

Cumprimentos!!

Obrigado pelas suas palavras, mas eles não iam para Lisboa, mas sim vinham de Lisboa. A viagem até que foi boa saindo daí, só que mais para o fim quando entrando no espaço aéreo dos Açores o avião começou a levar forte pancadaria e a aterragem então foi um horror segundo alguns passageiros inclusivé meus pais, mas como SATA graças a Deus tem uns dos melhores pilotos do mundo (:D) que fizeram com que o que poderia ser pior tivesse acabado por ser uma coisa mais segura! Foi um vôo de 2 h e 20 penso eu...

houve 1 caso de um vôo que vinha para cá de Lisboa à noite, mas foi impossivel aterrar devido ao temporal de Maio passado que por aqui passou, e teve de voltar outra vez para Lisboa... pobres pessoas...mas felizmente os passageiros foram reembolsados... eu acho que não conseguia fazer de novo mais horas de vôo nessa situação...


Por aqui e como já disseram acima, há muita água a verter pelas pastagens em direcção a estradas e grotas, e muito lameiro e ramada espalhada pelo vento em algumas zonas.

Já choveu forte e o vento soprou com mta intensidade... agora não chove mas a instabilidade continua com vento a soprar.

Circular em zonas altas como isto está agora, não me parece boa ideia da maneira que as terras estão...as condições para quebradas estão mto altas devido à saturação dos terrenos...

Vamos ver se isto por hoje não chove mais e fica mesmo por aqui. Meus pais até já sentiam saudades do mau tempo dos Açores porque apanharam sol a dar com pau em Lisboa e Barcelona, e já estavam fartos e refartos de tanto sol :lol::lol:

Saudações a todos!
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Boa tarde

Vejo que o Faial também esteve como São Miguel. :rain:

Por aqui e depois da chuva dessa tarde houve uma pequena acalmia, mas foi breve porque agora o vento voltou de novo a acender e neste momento já volta a soprar de novo com rajadas fortes.

O mar também está muito picado e revolto.

Saudações