Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2013

• Thread starter Thread starter Gilmet
  • Data de início Data de início
Estava a referir-me aos últimos tempos... Claro que sei que nós apanhamos às vezes mais do que as restantes ilhas. Mas também é verdade que, desde o início do Verão, o que choveu por cá não significou praticamente nada.

Estou farto deste anticiclone... É só cristas anticiclónicas ou o próprio anticiclone por cima dos Açores. :lol:

Sim, realmente já enjoa!

Mas,tranquilo my friend...

O anticiclone aqui nos Açores já tem os seus dias contados. GFS e ECM estão os dois unânimes em relação a isso.

Olhos a postos nos céus para as próximas horas ;)

Fui tomar conta do tempo "lá fora" e os únicos pingos de água são de ressalga marítima (ou salmoura consoante a zona do país). O vento continua de Sul moderado e o mar continua bastante alteroso com ondulação também de Sul.

Olhando para o céu e para o horizonte, até agora, nada de "flash's".

Se acontecer algo, aqui reportarei.

Cumps,

Bom dia,

A noite só por volta das 5 da matina "aqueceu". Acordei com uma valente chuvada (apesar de não ser torrencial). A mesma tem continuado on/off até agora, com períodos mais intensos. Por exemplo, neste momento chove abundantemente, mas, pelas imagens do eumetsat e do imapweather, parece que vem aí um arraial de pancadaria...

Mais uma vez, cuidem-se e protejam-se. A si, aos vossos familiares e aos vossos animais. A protecção civil começa na casa de cada um.

gy0AA1w9WxHAD

Cumps,

Boa tarde,

Por Angra agora não chove, estive de manhã na praia e chovia abundantemente, estando as estradas com alguma sujidade, pois esta é a primeira chuvada a sério desde que o verão terminou...

Parece segundo as imagens de satélite, que vamos ter muita animação durante a tarde, principalmente nas ilhas terceira e são miguel...

http://oiswww.eumetsat.org/IPPS/html/MSG/PRODUCTS/MPE/WESTATLANTIC/index.htm

Boa tarde!

Sigo com céu encoberto e vento moderado de SE. Já caíram uns pingos...

Vigora um Aviso Laranja para o Grupo Central e um Aviso Amarelo para os Grupos Ocidental e Oriental ambos devido a precipitação pontualmente forte e um outro Aviso Amarelo para todo o arquipélago devido a trovoada.

AVISO METEOROLÓGICO 106/2013

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu o seguinte aviso: Na sequência do comunicado anterior e, tendo em conta o agravamento das condições meteorológicas, emite-se:

*** PARA O GRUPO ORIENTAL ***
--- Aviso AMARELO referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013
TROVOADA No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013

*** PARA O GRUPO CENTRAL ***
--- Aviso LARANJA referente a:
PRECIPITAÇÃO No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 18UTC de 09-10-2013
TROVOADA No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 18UTC de 09-10-2013

*** PARA O GRUPO OCIDENTAL ***
PRECIPITAÇÃO No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013
TROVOADA No período entre as 12UTC de 2013-10-09 e as 03UTC de 10-10-2013

7OTHRFu.png

0OEWYtq.png

OptjkBQ.png

3g0PJzG.png

Continuação de uma boa quarta-feira.

Até por volta das 15H30, choveu durante largos períodos de forma torrencial. De facto, estou curioso para ver os números.

Como diz o Azor, estou à espera é de ver a "banda filarmónica união e progresso ribombardense" e o seu espectáculo pirotécnico. :D
A ver se durante a noite tenho mais sorte...

Cumps,