Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2014

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
O record máximo de temperatura no mês de Outubro para o Funchal é de +34,1 ºC.

Se essa leitura de 34,3 ºC estiver correcta é um novo record para o mês de Outubro.
Quanto ao valor para a Ponta do Sol e restante zona oeste não sei se há dados sobre os máximos absolutos.

Isto são valores instantâneos, para ser considerado máxima oficial terá de ser revisto por um meteorologista, em todo o caso fica a informação que no Telejornal Madeira desta noite o director do Observatório fez referência, que este seria um recorde para o mês de Outubro desde 1949, se não estou em erro.

Boa noite , Rog

Segundo este ultimo grafico, suponho entao que se corre o risco da nuvem de poeiras chegarem tambem aos acores, ou estarei enganada??

Cumprimentos

Em princípio não, ali no limite da linha amarela que delimita a poeira, digamos que é a "fronteira" entre duas correntes: entre a depressão a sul dos Açores que vai mantendo um fluxo de sul/sueste onde não há poeira em suspensão, e uma região com poeira que afecta a Madeira por uma região anticiclonica sobre a Península Ibérica, associada também uma depressão na costa de Marrocos.
 


Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Isto são valores instantâneos, para ser considerado máxima oficial terá de ser revisto por um meteorologista, em todo o caso fica a informação que no Telejornal Madeira desta noite o director do Observatório fez referência, que este seria um recorde para o mês de Outubro desde 1949, se não estou em erro.



Em princípio não, ali no limite da linha amarela que delimita a poeira, digamos que é a "fronteira" entre duas correntes: entre a depressão a sul dos Açores que vai mantendo um fluxo de sul/sueste onde não há poeira em suspensão, e uma região com poeira que afecta a Madeira por uma região anticiclonica sobre a Península Ibérica, associada também uma depressão na costa de Marrocos.
 
Registo
8 Set 2014
Mensagens
33
Local
ponta delgada
Ok, obrigada pelo esclarecimento.assim fico mais descansada. Lembro.me na minha infancia, no dia do meu aniversario dos 10 anos, em abril de 1985, que tivemos em sao miguel uma tempestade de areias vindas do sahara, o que causou bastante transtorno, pois mesmo com janelas e estores completamente fechados, chegou a entrar imensa poeira dentro de casa, era uma poeira muito fina e dourada. Fenomenos destes nos acores sao raros de acontecer, mas ja aconteceram, por isso e sempre bom estar informado, nao va o diabo tece las e a pessoa nao estar preparada para a surpresa...
Boa noite e obrigada
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ok, obrigada pelo esclarecimento.assim fico mais descansada. Lembro.me na minha infancia, no dia do meu aniversario dos 10 anos, em abril de 1985, que tivemos em sao miguel uma tempestade de areias vindas do sahara, o que causou bastante transtorno, pois mesmo com janelas e estores completamente fechados, chegou a entrar imensa poeira dentro de casa, era uma poeira muito fina e dourada. Fenomenos destes nos acores sao raros de acontecer, mas ja aconteceram, por isso e sempre bom estar informado, nao va o diabo tece las e a pessoa nao estar preparada para a surpresa...
Boa noite e obrigada

Nas previsões deste serviço da universidade de Atenas também se vê que a nuvem de poeira chegará muito perto de S.Miguel mas para já não atingirá qualquer ilha. Só para dia 26 dá uns restos insignificantes a atingir o grupo central mas não tem qualquer importância.
http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en (clicar no botão +1 para ver a primeira e avançar imagem a imagem).
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
As poeiras chegarão aos Açores. Já no dia 24. E 'retornarão' no dia 26 ficando por cá até ao dia 27 (fim da previsão).

Carregar no play (topo da página) para animação completa

http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=dconc&lan=en

Atenção que mal chega no dia 24 ( e com concentrações até 10 microgramas por metro cúbico é insignificante, o limite da média anual de concentração que é considerado nocivo para a saúde é de 40 ) e o que chega no dia 26 é insignificante também: não excederá os 25 microgramas).
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Bem me parecia que isto ia ser digno de alerta laranja e bem me parecia que Ponta do Sol tinha passado os 25.


ps: Então Art, já não te via a algum tempo no forum, não tens aparecido/respondido.
 

Hazores

Nimbostratus
Registo
11 Out 2008
Mensagens
1,690
Local
AGH,terceira,açores
:surprise:Esta foto é fabulosa! Podes dar informações precisas sobre a hora e local?

Boa noite,

Esta foto foi tirada da freguesia de S. Mateus, foi tirada por volta das 8 da manhã, a foto não é da minha autoria, mas sim do António Araújo (um fotógrafo terceirense que adora tirar fotos a nuvens, podem acompanhar por aqui www.antonioaraujo.pt
www.facebook.com/antonioaraujophotography)
Eu estive algum tempo a observar esta nuvem só que vista de outro prisma, debaixo dela.... quando cheguei ao trabalho vejo que ele tinha capturado este magnifico exemplar de nuvem...penso que tão cedo não serei comtemplado por uma nuvem como esta...
 
  • Gosto
Reactions: vamm e StormRic

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,189
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Máximas ontem no Arquipélago da Madeira:

8oEie4q.png


F84ERSF.png
 

hfernandes

Cirrus
Registo
27 Ago 2012
Mensagens
75
Local
Funchal
O dia de ontem, 22/10/2014 estabeleceu novos recordes para a estação meteorológica amadora do Sítio do Salão, Funchal, em serviço desde Outubro de 2012.
- maior temperatura mínima diária registada desde o início da mediação desta, 24,8ºC registados às 8h20 coincidindo com um período de aguaceiros.
- temperatura mais elevada do ano 2014, 32,9ºC pelas 12h35.
- temperatura mais elevada no mês de Outubro, 32,9ºC.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e racevw

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Parece que desta vez as particulas de pó também chegarão por sua vez ao grupo Ocidental.
Pelos Açores são situações raras de acontecer, mas pelo que se perspectiva para dia 25 e 26 serão valores bastante insignificantes no arquipélago.
Incomoda-me também o facto da Madeira estar com temperaturas elevadas para esta época do ano.
No continente já nem digo nada, mas na Madeira?
Essas temperaturas elevadas também chegarão aos Açores?
Já nem sei o que é viver um Outono e um Inverno descansado, sem termos sempre ao lado a sombra anticiclónica... daqui a anos as actuais normais climatológicas pelos vistos terão de ser alteradas...


photo hosting



upload gif
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985