Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2015

Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Boa tarde!
Ontem fez uma trovoada valente... Quando conseguir, meto os 3 pequenos videos que fiz de 3 raios.:D
Bom, indo ao que mais interessa, penso que o grupo central vai estar sob condições significativas de aguaceiros moderados, pontualmente fortes, e algumas trovoadas por mais umas horas... enquanto o núcleo da depressão se mantiver o suficientemente ativo.
No entanto, parece-me que a depressão está começando a esgotar um pouco a humidade em torno do núcleo, promovendo concentrações de humidade em linhas de instabilidade. Ora, uma dessas linhas poderá vir a desenvolver-se junto ao grupo oriental e Terceira nas próximas horas, havendo probabilidade de ocorrência de trovoada bastante elevada, talvez mais elevada nestas ilhas, especialmente na próxima noite e madrugada (mais ou menos das 21h às 03h de amanhã).:trovao:
Mesmo que esta linha de instabilidade seja uma decepção (o que acho que não acontecerá), a probabilidade de trovoada por células ocasionais também é elevada; a diferença é que a trovoada deverá, na pior das hipóteses, ser ocasional e de rápida passagem.
A verdade é que temos Lifted Index e CAPE muito interessantes, com valores de humidade aos 700 hpa suficientes e os movimentos ascendentes locais serão apenas uma questão de esperar: a orografia poderá fazer o resto se a linha de instabilidade ficar praticamente estacionária sobre São Miguel.
Nota para um aumento do Jet Stream durante a madrugada no grupo oriental... não sei se isto ajudará nalgum possível evento, mas o @Orion saberá melhor do que eu.
Bons acompanhamentos! :):)
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Pessoalmente receio que as trovoadas violentíssimas que estão ocorrendo entre os Açores e a Madeira possam mostram alguma da sua "potência" ocasionalmente na região das ilhas mais orientais. Devido aos meus conhecimentos mais empíricos que científicos sobre a matéria, não sei explicar porque razão, em condições mais ou menos semelhantes às previstas nos Açores para a próxima noite, para CAPE, LI, humidade aos 700 hpa e movimentos verticais, estão a ocorrer fortes trovoadas entre os dois arquipélagos... Não quero dar tiros no escuro, mas certo é que me questiono do seguinte: se as condições vão ser semelhantes, o que esperar? Que outros ingredientes estarão a explicar essas fortes trovoadas para além dos aqui descritos? Serão os fortes diferenciais de humidade associados às linhas de instabilidade?
Mas as trovoadas fortes existem também em lugares vastos de pouco diferencial de humidade...
De qualquer maneira, não nos podemos esquecer que algo está a provocar uma evolução enorme a registar-se nas próximas horas naquela região, muito mais agressiva do que para cá...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Resumo do mês nos Açores:

L1cNTF8.gif


Acumulados diários das 12h às 12h; de ontem e hoje das 0h às 0h. Só três estações IPMA sobreviveram à falha de registos entre as 16h de ontem e as 9 h de hoje (Corvo, PDL e Santa Maria)

Y9LpqVF.gif
 

Shimmy

Cirrus
Registo
27 Mai 2010
Mensagens
42
Local
Lisboa
Essa célula na imagem nem sequer está sobre terra, está até longe no mar.
Um exagero, quanto muito, peixes... (já aconteceu) :rolleyes:

Os acumulados horários na ilha de S.Miguel nada mostram de especial:

JgkI2OI.gif
Bem, não sei se o StormRic estava lá in loco, mas a minha família vive lá e descreveu muita chuva granizo e relâmpagos na zona da Fajã de Baixo, que nem é especialmente perto do mar.. Foi um fenómeno bastante localizado, pode não acusar nas estações.. Em todo o caso, na primeira imagem vê-se bem que está sobre terra e não sobre o mar.. Possivelmente deslocou-se para o mar durante o evento..
 
  • Gosto
Reactions: TiagoLC

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bem, não sei se o StormRic estava lá in loco, mas a minha família vive lá e descreveu muita chuva granizo e relâmpagos na zona da Fajã de Baixo, que nem é especialmente perto do mar.. Foi um fenómeno bastante localizado, pode não acusar nas estações.. Em todo o caso, na primeira imagem vê-se bem que está sobre terra e não sobre o mar.. Possivelmente deslocou-se para o mar durante o evento..

Refiro-me à imagem concretamente. Tem havido intensidades pontuais muito elevadas, mas a célula que aparece nessa imagem com esse aspecto não está no momento da captura sobre terra, apenas disse isto.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Células, são células, mas este cluster é um senhor... Ouviu-se dois ou três trovões, passou mesmo ao lado...
d80602411693c201a9d291af9e3f5fd1.jpg

8654402da9dd5df9734a496e7ddeb771.jpg

9e1479c3d27a74a3f656d96b4bd2d3d1.jpg

0716bc750b4e9aedbe62cc146b6d5bda.jpg

Foi chuva muito forte, não tenho a certeza se s.jorge levou com isso...
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Intensidades pontualmente muito elevadas registadas nas últimas horas:

Maia, na ilha de Santa Maria, às 6:50, 14,6 mm em 10 minutos! Equivale a 87,6 mm em uma hora. Valor excepcional.

Caldeira Velha, S.Miguel, na encosta noroeste do maciço das Furnas, às 6:40, 9,5 mm em 10 minutos, equivalente a 57 mm por hora.

Salto do Cabrito, encosta norte das Furnas, 6:30, 7,2 mm em 10 minutos, equivalente a 43,2 mm/h.

Algarivia, costa norte de S.Miguel, ontem às 21:40, 6,1 mm em 10 minutos.

Salga, costa norte de S.Miguel, ontem às 17:50, 5,8 mm em 10 minutos.


Sublinhe-se que estas intensidades são em períodos muito curtos e os acumulados horários pouco passam dos 10 mm e nem sequer chegam aos 20mm, como se pode ver no quadro de uma mensagem anterior.

Aguaceiros rápidos e intensos:

yeiuNIE.gif
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,031
Local
Horta, Matriz, (90m)
Imagem do satélite Terra às 13:00 utc de hoje:

wSFtgEg.jpg




Satélite Aqua às 14:40 utc:

sZY7une.jpg




Grupos Central e Oriental:

v8ygFMx.jpg
Corresponde à hora que eu relatei a trovoada :)
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Essa célula na imagem nem sequer está sobre terra, está até longe no mar.
Um exagero, quanto muito, peixes... (já aconteceu) :rolleyes:

:nono:

A célula passou pela ponta ocidental da cidade de Ponta Delgada e por cima da minha casa. Atesto o que foi escrito, por mim e por outrém (exceto os termos exagerados). A essa hora, 19:40, a célula estava a começar a passar pela cidade. Na altura escrevi que a célula deve ter passado por cima do aeroporto (eu sei porque vivo ao pé dele).

Células, são células, mas este cluster é um senhor... Ouviu-se dois ou três trovões, passou mesmo ao lado...
emoji17.png

Tenho inveja do aviso laranja para trovoada para o G. Central :D
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e lserpa

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A célula passou pela ponta ocidental da cidade de Ponta Delgada e por cima da minha casa. Atesto o que foi escrito, por mim e por outrém (exceto os termos exagerados). A essa hora, 19:40, a célula estava a começar a passar pela cidade. Na altura escrevi que a célula deve ter passado por cima do aeroporto (eu sei porque vivo ao pé dele).

Parece que não estão a perceber o que eu disse, não neguei isso, eu só disse que naquela imagem das 19:40 aquela cortina de chuva ainda não estava sobre Ponta Delgada. Olha para as fotos de ontem na tua mensagem e para as horas que lá estão. Na imagem da webcam da Lagoa das 19:40, não está ainda sobre a cidade, foi só isso que eu disse. Estava a começar mas não é aquele o pico da chuva sobre a cidade.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
Boa tarde!
Ontem fez uma trovoada valente... Quando conseguir, meto os 3 pequenos videos que fiz de 3 raios.:D
Bom, indo ao que mais interessa, penso que o grupo central vai estar sob condições significativas de aguaceiros moderados, pontualmente fortes, e algumas trovoadas por mais umas horas... enquanto o núcleo da depressão se mantiver o suficientemente ativo.
No entanto, parece-me que a depressão está começando a esgotar um pouco a humidade em torno do núcleo, promovendo concentrações de humidade em linhas de instabilidade. Ora, uma dessas linhas poderá vir a desenvolver-se junto ao grupo oriental e Terceira nas próximas horas, havendo probabilidade de ocorrência de trovoada bastante elevada, talvez mais elevada nestas ilhas, especialmente na próxima noite e madrugada (mais ou menos das 21h às 03h de amanhã).
Mesmo que esta linha de instabilidade seja uma decepção (o que acho que não acontecerá), a probabilidade de trovoada por células ocasionais também é elevada; a diferença é que a trovoada deverá, na pior das hipóteses, ser ocasional e de rápida passagem.
A verdade é que temos Lifted Index e CAPE muito interessantes, com valores de humidade aos 700 hpa suficientes e os movimentos ascendentes locais serão apenas uma questão de esperar: a orografia poderá fazer o resto se a linha de instabilidade ficar praticamente estacionária sobre São Miguel.
Nota para um aumento do Jet Stream durante a madrugada no grupo oriental... não sei se isto ajudará nalgum possível evento, mas o @Orion saberá melhor do que eu.
Bons acompanhamentos!

O aumento da humidade a 700 hPa aumentará (repetição) a probabilidade de aguaceiros fortes no G. Oriental. Ao longo do dia as torres estiveram omnipresentes, mas dispersas, no céu. De vez em quando houve um aguaceiro mais forte um pouco por toda a ilha.

O CAPE aumentará significativamente nas próximas horas, especialmente no G. Central, daí o aviso laranja. Não concordo contigo na parte do estacionário. Penso que no G. Oriental, por estar mais afastado do núcleo, as células irão passar mais ou menos depressa. No G. Central a questão é outra. As células tenderão a não se mexer muito/desenvolverem-se mais ou menos no mesmo local (o núcleo está centrado mais ou menos sobre o G. Ocidental). O G. Oriental poderá beneficiar de um aumento da água precipitável total para o final do dia/madrugada de amanhã:

IhVkytD.gif


O jet dá sempre uma ajuda. Mas os ventos em altitude não são muito intensos (o cisalhamento - wind shear - não é muito intenso). As células tipicamente são fortes mas de curta duração (falta divergência para impedir que se 'sufoquem'). Penso que no grupo central acontecerá mesmo isso. A formação contínua de células localizadas que vão perdendo força à medida que se afastam do núcleo. Prontamente outras surgirão no mesmo local.

Este evento não foi/é mais grave porque faltou uma corrente húmida e quente de sul (aumentando a água precipitável). Tendo em conta o CAPE, a trovoada de hoje no G. Central poderá ser semelhante àquela de 2012 (salvo erro) pelas festas do Santo Cristo no G. Oriental. Já escrevi que tenho inveja? :D

Parece que não estão a preceber o que eu disse, não neguei isso, eu só disse que naquela imagem das 19:40 aquela cortina de chuva ainda não estava sobre Ponta Delgada. Olha para as fotos de ontem na tua mensagem e para as horas que lá estão. Na imagem da webcam da Lagoa das 19:40, não está ainda sobre a cidade, foi só isso que eu disse. Estava a começar mas não é aquele o pico da chuva sobre a cidade.

Percebido :D Mas garanto que foi um dilúvio tremendo.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
22,858
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
foi um dilúvio tremendo

Penso que os 11,5 mm que o IPMA tem para PDL (aeroporto), naquele período em que não mostra os registos horários (apresentou o total diário hoje e subtraí-lhe os acumulados das horas com registo), terão caído todos em menos de uma hora, à volta das 20:00. Não tem o total para o observatório, provavelmente foi mais elevado até.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985