Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2016

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
A4uOE13.jpg


Acabou por ser aviso vermelho. Ondas dignas de um furacão faltando apenas o vento (e a pressão baixa) para empurrar tudo pelas falésias acima.

A bóia da Graciosa continua a ter ondas bastante altas:

qlRrmjp.jpg


Quanto aos 18 metros no aviso... são as rogue (ou freak) waves. Um pesadelo para os mirones (30 centímetros de água são capazes de arrastar uma pessoa)...



... e para a malta propensa a enjoo marítimo:



O WRF aumenta ligeiramente as rajadas para o G. Oriental. A Madeira também terá ventania:

g9QYAoM.gif


No que concerne à eventual ocorrência de trombas na Madeira, o GFS 6z mostra um deslocamento da depressão mais lento. 2ª fica menos favorável mas em contrapartida na 5ª poderá mais estabilidade. Os 'problemas' que referi anteriormente mantêm-se na mesma (o ar seco em altitude é bastante nefasto). O lento deslocamento da depressão para oeste podem dar azo a vários tipos de condições atmosféricas mas ainda é muito cedo para abordar isso.
 
Última edição:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ou seja, esses 18 metros correspondem á amplitude total do Swell, neste caso, as ondas previstas por exemplo: 9 metros, por acção do vento, poderá originar ondas com 9 metros acima do nível médio (crista), -9 metros abaixo do nível médio (vale), daí resulta a tal amplitude de onda de 18 metros.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Quase a passar pela Madeira está a faixa nebulosa associada ao jetstream/jetstreak.

8k9knhc.png


O pós-frontal poderá trazer trovoada (como já trouxe). Os ventos mais fortes estão no flanco oeste da depressão (mancha nebulosa a este de S. Miguel). Deverão chegar à Madeira nesta próxima madrugada (com menos intensidade).

Há muita perturbação orográfica nos Açores. O pôr-do-sol enfatiza-a.

rXmIx5f.png


Em PDL o vento não é propriamente constante. De vez em quando uma rajada mais forte. Mas o local onde estou é relativamente protegido do vento de norte por isso a minha opinião não é muito representativa.
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Quase a passar pela Madeira está a faixa nebulosa associada ao jetstream/jetstreak.

O pós-frontal poderá trazer trovoada (como já trouxe). Os ventos mais fortes estão no flanco oeste da depressão (mancha nebulosa a este de S. Miguel). Deverão chegar à Madeira nesta próxima madrugada (com menos intensidade).

.

E no entanto não existe um único aviso de chuva ou vento para o Arquipélago da Madeira, só existem avisos de ondas.

Será uma falha da parte do IPMA?
Deveria ser emitido algum tipo de alerta de chuva e vento para a Madeira?
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
E no entanto não existe um único aviso de chuva ou vento para o Arquipélago da Madeira, só existem avisos de ondas.

Será uma falha da parte do IPMA?
Deveria ser emitido algum tipo de alerta de chuva e vento para a Madeira?

É-me difícil responder por vários motivos mas vou tentar...

- Da parte do IPMA os avisos foram atualizados à pouco (18h UTC). O AROME fica disponível ao público por volta das 21:30/22h UTC (+1 na Madeira). Nos Açores os avisos são às vezes emitidos por essa hora. No caso da Madeira já não sei mas não falta muito para se saber.

Avisos para o vento serão certamente emitidos especialmente devido às regiões montanhosas.

33zBlLJ.gif


- Da minha parte acho que haverá um aviso (provavelmente laranja nas montanhas) para vento e porventura um aviso amarelo generalizado para chuva e trovoada. A posição da depressão deverá evitar que a Madeira seja afetada por fluxos húmidos contínuos. A exceção é mesmo a passagem, mais logo, da referida mancha nebulosa associada ao núcleo. Os modelos indicam picos de chuva mais forte:

njs6OYx.gif


xCS7mNBl.jpg


Depois disso a atividade convectiva (e talvez elétrica) deverá ser mais ou menos dispersa. Não acho que vá ser por aí além (daí que ache que o aviso amarelo será o mais indicado devido à trovoada).
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Obrigado Orion

Fico então a aguardar os ditos avisos.
Não havendo aqui um radar meteorológico... sinto-me um pouco às cegas.
No continente tinha uma noção mais concreta das coisas, porque confesso que as imagens de satélite e as cartas de previsões são um pouco confusas para mim. E o radar é tão mais simples e concreto.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores


E...? :lmao:

Brincadeira à parte, há mais informação aqui:



De acordo com os dados disponibilizados, em tempo real, pelas bóias ondográficas, através da página da internet www.climaat.angra.uac.pt, a onda mais alta registada neste sábado, às 17h40 (mais uma hora em Lisboa), atingiu 9,91 metros de altura e localizava-se junto às ilhas do Faial e do Pico.

Eduardo Brito de Azevedo adiantou que, das seis bóias existentes na região, há uma, localizada junto a Vila do Porto, ilha de Santa Maria, que não está a funcionar, prevendo-se que só no início de 2017 volte a ficar activa, uma vez que "a reparação terá de ser feita na Holanda".

A Graciosa registou há pouco uma onda monstruosa:

oTydbjF.jpg
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Bom, a chuva e o vento foram ligeiramente reduzidos.

TjLFRDS.gif


Sem alteração nos avisos oficiais.

No que concerne aos Açores, a preia-mar está a fazer com que a água inunde as piscinas da Ribeira Grande:

HdPYgJa.jpg


Agora mesmo choveu de forma moderada a forte em PDL. Rajadas de vento significativas.
 
  • Gosto
Reactions: TekClub

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Bóias...

49SimZA.jpg


A do Faial é suspeita. Aquela interrupção não é boa notícia.

2pNEZ4o.jpg


A da Graciosa pifou. Pena. Espero que não fique avariada que o arranjo vai ser demorado.

sAV75eK.jpg


A Terceira (quase) igualou a Graciosa. No G. Oriental é que dava jeito :rolleyes:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: TekClub