Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2017

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
592
Local
Funchal, Madeira
Entretanto, tempo muito quente na Madeira.

Porto Moniz e São Vicente, na Costa Norte, perto dos 31°C. Já ultrapassou os critérios de emissão de aviso vermelho.

26 de Outubro...

No entanto no Funchal ainda não passou dos 27ºC, registados às 13h nas estação do IPMA.

Na Quinta Grande atingiu-se valores de humidade na ordem dos 18% apenas.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Entretanto, tempo muito quente na Madeira.

Porto Moniz e São Vicente, na Costa Norte, perto dos 31°C. Já ultrapassou os critérios de emissão de aviso vermelho.

26 de Outubro...

Diria que foi um efeito Foehn. Infelizmente não há grandes dados relativamente ao vento nas estações da costa norte mas em Porto Moniz a temperatura disparou com um ligeiro aumento do vento. A HR também caiu a pique.

Boas, acabei de ver uma nuvem-funil junto ao aeroporto de Ponta Delgada, com o funil desenvolvido até metade ou mais da altura base da nuvem... Não sei portanto se foi uma tromba de água na verdade, mas o certo é que as fotos que tirei (a 15km de distância) não revelam aquilo que vi. Foi do género esparguete, parecido com aquele de 17 de abril de 2016. Durou entre 5 a 10 minutos, e estava juntamente a uma área de precipitação forte.

:thumbsup:

Se tivesse tocado no chão teria sido vista. É das zonas com maior densidade populacional.

Deve ter passado despercebida a muitos porque geralmente as pessoas não olham para o céu.

Em teoria não há instabilidade suficiente para que haja funis completos.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Querem evitar surpresas -> https://drive.google.com/file/d/0B6XaVQDYMgtPVEMxek91MnhQbk9Ed2VQeTZJcThMRFRHUVFr/view

Como escrevi no tópico das previsões, a Terceira é o local mais relevante:

g1OKl55.png
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Os sinais parecem tornar clara a probabilidade de ocorrência de trovoada nos grupos central e oriental nas próximas horas. A probabilidade é muita.
E quanto a eventos excecionais, já tenho máquina preparada...
Espero cá em São Miguel por uma linha de instabilidade quase estacionária com muita instabilidade e gradiente de humidade em altitude muito elevado...
Tenho boas esperanças para as próximas horas até sábado.:rain::bombar:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
No que concerne às ilhas do triângulo, o GFS operacional foi um fail. O ensemble bem avisava.

No que concerne à Terceira, esta ilha foi afetada por uma zona convectiva mais ativa daí o acumulado excessivo. De resto, parece-me chuva estratiforme e/ou células demasiado pequenas (o tamanho não exclui atividade elétrica) para serem facilmente distinguíveis da restante nebulosidade.
Em PDL chove moderado a forte. Uma célula de pequenas dimensões e alguns :trovao: Passa bem por uma shelf cloud:

F8yPrCq.jpg


Ub6VhfX.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
No que concerne às ilhas do triângulo, o GFS operacional foi um fail. O ensemble bem avisava.

No que concerne à Terceira, esta ilha foi afetada por uma zona convectiva mais ativa daí o acumulado excessivo. De resto, parece-me chuva estratiforme e/ou células demasiado pequenas (o tamanho não exclui atividade elétrica) para serem facilmente distinguíveis da restante nebulosidade. Novamente, o GFS exagerou.

Em PDL chove moderado a forte. Uma célula de pequenas dimensões e alguns :trovao: Passa bem por uma shelf cloud:

F8yPrCq.jpg

Célula de PDL 8 a10 km de altura... ou melhor, está assim um pouco por toda a região.
d409938ef815147ab56c8df51f927cc1.jpg

7be23ed86348296ab1b072d12f466a78.jpg



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e Wessel1985