Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2021

Fica aqui o registo de uma tromba de água, avista por volta das 19H50 do dia 10/10/2021, fora do Aeroporto da Horta.

As imagens foram obtidas de noite com uma batata :p daí a fraca qualidade, no entanto, penso que é percetível.

Estás de parabéns pela captura do momento.

Tendo em conta a hora, e mesmo que tenha sido só por motivos circunstanciais, se calhar outras pessoas estavam perto mas não viram.

Foto mandada por uma colega do Aeroporto.

dcafd125f5fd06fa2fece23a1eb216a0.jpg

@Geni Jorge

Vi um tornado em Ponta Delgada, na zona da Fajã de Baixo pelas 15:10, ia de Oeste para Este.. um colega meu tentou filmar mas desapareceu entre a chuva. Era muito pequeno e teve uma curta duração..mas notou-se bem por uns instantes..

Ocorreu uns 5minutos após esta nuvem entrar pela cidade
VGAcurrent.jpg

Ainda a chover em Ponta Delgada, zona de Santa Clara.
É sinal para retirar a roupa que estava secando lá fora, quer dizer, já está ensopada.

Cumps.
As boas vindas ao fórum e que seja a primeira de muitas mensagens e acompanhamentos :thumbsup:
:thumbsup:

Por aqui a coisa está mais calma desde o início da tarde embora o tempo continue escuro e ameaçador.

Parabéns também aos restantes utilizadores pelas belas fotos aqui partilhadas ...

Dá bem para ver como a natureza quando está zangada é ainda mais poderosa ...

Edit (17.43) - E voltou a chuva acompanhada agora a vento aqui por Angra.

Última edição:
9hxV6ft.png

Atmosfera completamente saturada entre os ~1500-3000 metros de altitude. Claro que é uma observação numa região e altura específica mas dá para perceber as condições.

Como a frente não tem grande intensidade, mais precipitação é evitada. Com 46 milímetros de água precipitável não se brinca :D

Por PDL, precipitação estratiforme com convecção ocasional.

Vi um tornado em Ponta Delgada, na zona da Fajã de Baixo pelas 15:10, ia de Oeste para Este.. um colega meu tentou filmar mas desapareceu entre a chuva. Era muito pequeno e teve uma curta duração..mas notou-se bem por uns instantes..

Ocorreu uns 5minutos após esta nuvem entrar pela cidade
VGAcurrent.jpg
Eu vi esta nuvem.
Estava circulando na via rápida, e apesar de não ter sido possível tirar fotos, deu para ver que era totalmente diferente das outras. Ainda consegui ver uma tromba....
Quando chegou a terra trouxe o dilúvio consigo!
Uma carga de água imensa ️️️:rain::rain::rain:

Eu vi esta nuvem.
Estava circulando na via rápida, e apesar de não ter sido possível tirar fotos, deu para ver que era totalmente diferente das outras. Ainda consegui ver uma tromba....

É de facto uma nuvem que carrega em si toda uma negridão assustadora ... Impressionante registo ...

Eu vi esta nuvem.

Vi a nuvem primeiro no spotazores e por também achar diferente coloquei me à janela onde tenho vista para a Fajã de Baixo, começou a chover, escureceu e estranhei uma parte da nuvem estar a mover se em direção inversa, pouco depois numa pequena zona a chuva começou a ficar perturbada, vejo no meio da chuva algo a desenvolver se na vertical esbranquiçado, instantes depois ficou uma "linha" escura do chão ao tecto..avançou uns 100/200mts e deu a sensação de dissipar se. Isto tudo no espaço de 5mnts.

Sem vídeo ou foto é o melhor que consigo descrever..pesquisando "thin tornado" no Google, dá para ter uma ideia do que vi.

aPJ772L.gif

Bom...

O que virá não é muito comum. Dois núcleos depressionários secundários consecutivos a passar pelas ilhas.

oEzWDR0.gif

Relativamente às primeira...

Pelos díspares acumulados nos modelos, a HR não deverá ter grande consistência.

Por alto, a água precipitável (valores tendencialmente elevados) vai variando com o tempo e a convecção deverá ser o principal risco. 'Aqui' poderá ter acumulados elevados mas 'ali' nem por isso.

Parece haver a possibilidade de convecção moderada a intensa. Um aviso laranja se calhar vai ser adequado.

A segunda depressão tem muitas semelhanças mas como ainda falta algum tempo, acabo aqui. Lá vem a primeira (onde está a ocorrer a convecção mais intensa - canto inferior esquerdo:

jAe66ai.gif

Novamente, para os amantes das imagens de satélite, os próximos dias vão ser interessantes:

IzmIIfT.gif

Difícil para vir o frio...

jAe66ai.gif