Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2021

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Fica aqui o registo de uma tromba de água, avista por volta das 19H50 do dia 10/10/2021, fora do Aeroporto da Horta.

As imagens foram obtidas de noite com uma batata :p daí a fraca qualidade, no entanto, penso que é percetível.

Estás de parabéns pela captura do momento.

Tendo em conta a hora, e mesmo que tenha sido só por motivos circunstanciais, se calhar outras pessoas estavam perto mas não viram.
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Foto mandada por uma colega do Aeroporto.

dcafd125f5fd06fa2fece23a1eb216a0.jpg

@Geni Jorge
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Vi um tornado em Ponta Delgada, na zona da Fajã de Baixo pelas 15:10, ia de Oeste para Este.. um colega meu tentou filmar mas desapareceu entre a chuva. Era muito pequeno e teve uma curta duração..mas notou-se bem por uns instantes..

Ocorreu uns 5minutos após esta nuvem entrar pela cidade
VGAcurrent.jpg
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Ainda a chover em Ponta Delgada, zona de Santa Clara.
É sinal para retirar a roupa que estava secando lá fora, quer dizer, já está ensopada.

Cumps.
As boas vindas ao fórum e que seja a primeira de muitas mensagens e acompanhamentos :thumbsup:
:thumbsup:

Por aqui a coisa está mais calma desde o início da tarde embora o tempo continue escuro e ameaçador.

Parabéns também aos restantes utilizadores pelas belas fotos aqui partilhadas ...

Dá bem para ver como a natureza quando está zangada é ainda mais poderosa ...

Edit (17.43) - E voltou a chuva acompanhada agora a vento aqui por Angra.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
9hxV6ft.png


Atmosfera completamente saturada entre os ~1500-3000 metros de altitude. Claro que é uma observação numa região e altura específica mas dá para perceber as condições.

Como a frente não tem grande intensidade, mais precipitação é evitada. Com 46 milímetros de água precipitável não se brinca :D

Por PDL, precipitação estratiforme com convecção ocasional.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Vi um tornado em Ponta Delgada, na zona da Fajã de Baixo pelas 15:10, ia de Oeste para Este.. um colega meu tentou filmar mas desapareceu entre a chuva. Era muito pequeno e teve uma curta duração..mas notou-se bem por uns instantes..

Ocorreu uns 5minutos após esta nuvem entrar pela cidade
VGAcurrent.jpg
Eu vi esta nuvem.
Estava circulando na via rápida, e apesar de não ter sido possível tirar fotos, deu para ver que era totalmente diferente das outras. Ainda consegui ver uma tromba....
Quando chegou a terra trouxe o dilúvio consigo!
Uma carga de água imensa ️️️:rain::rain::rain:
 

Wessel1985

Nimbostratus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
1,975
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Eu vi esta nuvem.
Estava circulando na via rápida, e apesar de não ter sido possível tirar fotos, deu para ver que era totalmente diferente das outras. Ainda consegui ver uma tromba....
Quando chegou a terra trouxe o dilúvio consigo!
Uma carga de água imensa ️️️:rain::rain::rain:

É de facto uma nuvem que carrega em si toda uma negridão assustadora ... Impressionante registo ...
 

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,419
Local
Ponta Delgada - Açores
Eu vi esta nuvem.
Estava circulando na via rápida, e apesar de não ter sido possível tirar fotos, deu para ver que era totalmente diferente das outras. Ainda consegui ver uma tromba....
Quando chegou a terra trouxe o dilúvio consigo!
Uma carga de água imensa ️️️:rain::rain::rain:


Vi a nuvem primeiro no spotazores e por também achar diferente coloquei me à janela onde tenho vista para a Fajã de Baixo, começou a chover, escureceu e estranhei uma parte da nuvem estar a mover se em direção inversa, pouco depois numa pequena zona a chuva começou a ficar perturbada, vejo no meio da chuva algo a desenvolver se na vertical esbranquiçado, instantes depois ficou uma "linha" escura do chão ao tecto..avançou uns 100/200mts e deu a sensação de dissipar se. Isto tudo no espaço de 5mnts.

Sem vídeo ou foto é o melhor que consigo descrever..pesquisando "thin tornado" no Google, dá para ter uma ideia do que vi.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
aPJ772L.gif


Bom...

O que virá não é muito comum. Dois núcleos depressionários secundários consecutivos a passar pelas ilhas.

oEzWDR0.gif


Relativamente às primeira...

Pelos díspares acumulados nos modelos, a HR não deverá ter grande consistência.

Por alto, a água precipitável (valores tendencialmente elevados) vai variando com o tempo e a convecção deverá ser o principal risco. 'Aqui' poderá ter acumulados elevados mas 'ali' nem por isso.

Parece haver a possibilidade de convecção moderada a intensa. Um aviso laranja se calhar vai ser adequado.

A segunda depressão tem muitas semelhanças mas como ainda falta algum tempo, acabo aqui. Lá vem a primeira (onde está a ocorrer a convecção mais intensa - canto inferior esquerdo:

jAe66ai.gif


Novamente, para os amantes das imagens de satélite, os próximos dias vão ser interessantes:

IzmIIfT.gif


Difícil para vir o frio...

jAe66ai.gif